CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Chesterton

Ortodoxia (II)

A raiz do paradoxo do cristianismo é o seu próprio Fundador, não pela “incoerência” ou os “desvarios” de sua doutrina, mas pelo mistério de sua Pessoa. 

Só nEle tem resposta aquilo a que nem o paganismo, com seu otimismo desmesurado, nem o estoicismo, com seu pessimismo antinatural, podiam responder. Só em Cristo, Deus verdadeiro e homem verdadeiro, há separação com união, comunhão sem confusão, num equilíbrio tão fino, que a linguagem humana dificilmente o poderia expressar em termos adequados sem um esforço sobre-humano.

31

Como vimos na aula passada, Ortodoxia é um livro eminentemente autobiográfico, no qual Chesterton repisa o itinerário intelectual que o levou desde a percepção da loucura do pensamento moderno à compreensão da sensatez paradoxal do cristianismo. A partir de Descartes, o mundo precipitou-se numa heresia fundamental, que é o não reconhecer outra fonte de conhecimento além da razão, entendida como razão geometrizante, dedutiva, sedenta de uma certeza matemática. Trata-se, noutras palavras, de uma razão parcial, mutilada e, poderíamos dizer, caolha, incapaz de enxergar o valor do “mágico”, não no sentido de superstição, mas de surpreendente, de indedutível, do que só se pode conhecer por visão direta e simples, como a de uma criança.

Ao perceber os absurdos a que levava o projeto da modernidade, Chesterton dedicou-se à tarefa de elaborar uma visão de mundo que escapasse a esses parcialismos de que vimos falando, mas a filosofia que ele pensava ser descoberta sua era, na verdade, um mistério descoberto à humanidade. Era o cristianismo. Essa descoberta, porém, Chesterton não a descreve como resultado de uma dedução lógico-matemática, como se um pouco de paciência, somada a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos