CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Chesterton

Quem foi Chesterton?

Quem foi Gilbert Keith Chesterton, este homem tão querido entre os católicos, respeitado até por inimigos confessos da Igreja, que continua a nos interpelar quase um século depois de sua morte? 

Qual é a história por trás deste gênio que, nascido num mundo à primeira vista tão diferente do nosso, diagnosticou já em sua época, com olhar quase profético, os problemas e dramas morais, espirituais e culturais que nos perturbam hoje?

22

Quem foi Gilbert Keith Chesterton, este homem tão querido entre os católicos, respeitado até por inimigos confessos da Igreja, que continua a nos interpelar quase um século depois de sua morte? Qual é a história por trás deste gênio que, nascido num mundo à primeira vista tão diferente do nosso, diagnosticou já em sua época, com olhar quase profético, os problemas e dramas morais, espirituais e culturais que nos perturbam hoje? É para responder a essas perguntas e oferecer aos nossos alunos uma introdução, ao mesmo tempo simples e completa, ao pensamento de Chesterton que este curso foi pensado.

Nascido em 29 de maio de 1874, Chesterton cresceu em um subúrbio de Londres, no seio de uma família que, apesar de cristã, não pertencia institucionalmente a nenhuma igreja, o que não a impediu, contudo, de batizá-lo logo cedo na Igreja Anglicana. Pacata e estruturada, a família teve ainda outros dois filhos: uma menina, morta muito criança — perda de que nunca se recuperaram de todo —, e um rapaz, Cecil, com quem Chesterton, desde os primeiros anos, afiou suas habilidades de conversador e polemista.

Embora fosse de uma acuidade singular, Chesterton nunca foi o que se...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos