CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Chesterton

O homem eterno (I)

Escrito depois de sua conversão ao catolicismo romano, O homem eterno é, dos livros que compõem a trilogia apologética de Chesterton, talvez o mais eficaz para trazer as pessoas à fé. 

Nele, Chesterton põe a nu o absurdo de muitas ideias contemporâneas que, difundidas sob a roupagem de ciência, ocultam graves, para não dizer ridículas, contradições.

20

Escrito depois de sua conversão ao catolicismo, O homem eterno é, dos livros que compõem a trilogia apologética de Chesterton, talvez o mais eficaz para trazer as pessoas à fé. Nele, Chesterton põe a nu o absurdo de muitas ideias contemporâneas que, difundidas sob a roupagem de ciência, ocultam graves, quando não ridículas, contradições. Como as obras anteriores, tampouco esta veio à luz por acaso. O que a motivou foi a publicação, em 1919, de The Outline of History, de George Wells, uma espécie de história universal escrita de uma perspectiva materialista sobre a vida e a humanidade.

Chesterton é rápido em diagnosticar o erro fundamental do projeto: a pretensão de reduzir o homem à condição de mero animal, e Cristo à de um simples homem. Em razão deste duplo sofisma, Chesterton divide O homem eterno em dois capítulos correspondentes: no primeiro, expõe a unicidade desta criatura chamada homem; no segundo, apresenta e defende a divindade deste homem chamado Cristo. Na presente aula, centrar-nos-emos na primeira parte do livro, reservando para a próxima um exame mais detido da segunda.

Em Da criatura chamada homem, Chesterton desenvolve uma crítica fulminante,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos