CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

De Pádua ao Céu

Santo Antônio, que “soube, com muita antecedência, o dia da sua morte”, quis que fosse a cidade italiana de Pádua o lugar de seu glorioso trânsito para a vida eterna. É aí que acontecem, inclusive, suas últimas pregações e milagres, dos quais ficou célebre o episódio em que ele, em êxtase, foi visto conversando com o Menino Jesus.

12

Por ter contraído malária quando esteve no Marrocos, frei Antônio experimentou por cerca de dez anos, até sua morte, as sequelas físicas da doença. Um dos sintomas que mais lhe causava sofrimento era a hidropisia, isto é, a acumulação de líquidos corporais, o que gerava inchaços e deformações.

É nesta condição, já bastante debilitado pela malária, que em 1230 Santo Antônio decide renunciar ao cargo de Ministro Provincial para ir morar em Pádua, num pequeno convento junto da igreja de Santa Maria. Nessa cidade, além de fazer grandes pregações, ele escreveu seus sermões festivos, que ficaram incompletos por causa de sua morte prematura.

Em Pádua, Santo Antônio pregou de forma contundente contra o pecado da avareza, que crescia de modo expressivo com o aumento do poderio econômico da burguesia e gerava inúmeras injustiças contra os mais pobres. Com suas pregações, ele chegou a influenciar o munícipio de Pádua a decretar, em 15 de março de 1231, a libertação dos presos por dívidas.

Na Quaresma de 1231, frei Antônio pregou e atendeu confissões diariamente, de tal modo que levou inúmeras pessoas à conversão. Mas isso também lhe provocou muito cansaço e agravou...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos