CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

Pregador e taumaturgo

Do período em que Santo Antônio esteve no sul da França, combatendo com sua eloquência as heresias, há inúmeros testemunhos de milagres operados por suas mãos, tendo em vista a conversão de muitos e a edificação de todos. Alguns desses episódios extraordinários são narrados nesta aula.

12

Depois de termos estudado as fontes hagiográficas antonianas, vamos retomar a narrativa da vida do santo. Incentivado por São Francisco a ensinar Teologia aos frades em Bolonha, frei Antônio por lá permaneceu durante o ano de 1223.

No ano seguinte, foi para Vercelli, onde se encontrou com o abade Tomás Gallo, um famoso teólogo ligado à escola de Hugo de São Vítor e autor de uma importante obra sobre Dionísio Areopagita. Por terem se edificado mutuamente na amizade e nos colóquios teológicos, assim o abade escreveu elogiosamente sobre o frade: “Frei Antônio, da Ordem dos Frades Menores, iluminado da divina graça, plenissimamente bebeu o sentido místico da Sagrada Teologia” [1]. Também em Vercelli, fez inúmeras pregações e durante uma delas, em um funeral na igreja de Santo Eusébio, ressuscitou um jovem que ali velavam.

Partiu de Vercelli no final de 1224 e se dirigiu para o sul da França, donde se originava de fato a heresia dos cátaros e onde também se concentrava o movimento dos valdenses. Para combatê-los, já pregavam naquela região os frades dominicanos. Com o mesmo intuito de converter os hereges, frei Antônio foi à região, dedicando-se não somente a pregar,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos