CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

Os mártires de São Francisco de Assis

O que o martírio de cinco franciscanos no Marrocos tem a ver com a história de Santo Antônio? É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta aula, ao expor um pouco da vida de São Francisco de Assis e dos primeiros mártires de sua recém-fundada Ordem: os santos Berardo, Pedro, Otão, Acúrsio e Adjuto.

11

Para entendermos como o jovem Pe. Fernando de Bulhões decidiu entrar para a Ordem Franciscana, tornando-se assim frei Antônio, precisamos antes ter um panorama sobre a vida de um de seus contemporâneos: Francisco de Assis. 

S. Francisco nasceu na cidade italiana de Assis e, diferentemente de S. Antônio, nunca foi sacerdote. Depois de uma conversão radical, Francisco, com seu testemunho, atraiu multidões de homens e mulheres que desejavam imitá-lo. Assim, numa florescência espiritual milagrosa, surgiram seguidores de Francisco em toda a Europa, embora sua Ordem não tivesse ainda reconhecimento pontifício. Desse modo, foi-se formando um grupo de religiosos que desejavam viver o Evangelho com radicalidade e que se demonstrou um prodígio sobrenatural na história da Igreja.

O êxito vocacional de Francisco se devia à sua busca por viver o Evangelho “sine glosa”, ou seja, sem as notas explicativas que muitas vezes diluíam e relativizavam o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. Ele queria viver a radicalidade dos Apóstolos de Cristo, sobretudo em dois aspectos: o abandono de tudo, para viver com Jesus na pobreza, e o envio em missão, para converter todos os...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos