CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

O jovem Fernando de Bulhões

Antes mesmo de ingressar na vida religiosa, Fernando de Bulhões, nome com que foi batizado nosso querido Santo Antônio de Lisboa, manifestou desde cedo um talento singular para os estudos, com uma capacidade de memorização única, além de uma sensibilidade espiritual promissora. É o que Pe. Paulo Ricardo apresenta nesta aula de introdução à vida de Santo Antônio.

20

No último dia 16 de janeiro, comemoramos os 800 anos do martírio dos primeiros mártires franciscanos, mortos no Marrocos em 1220, acontecimento decisivo na história da Igreja e ponto de inflexão na vida de um cônego de Santo Agostinho, então residente no Mosteiro coimbrense de Santa Cruz: o Pe. Fernando de Bulhões, mais conhecido como S. Antônio de Lisboa (em referência ao lugar onde nasceu) ou S. Antônio de Pádua (em referência ao lugar onde está sepultado).

Por isso, todo este ano de 2020 e, de modo particular, este mês de junho, em que celebramos a memória de S. Antônio, constituem uma ocasião propícia para iniciarmos uma série de vídeos sobre o santo frade franciscano, marcado pela curiosa contradição de ser muito venerado e, ao mesmo tempo, muito pouco conhecido.

A primeira novidade, para nós, brasileiros, é o fato de S. Antônio ser de origem portuguesa. Nascido em Lisboa em 1195, pouco tempo depois do surgimento do Reino de Portugal, e batizado como Fernando de Bulhões, S. Antônio recebeu desde a infância uma educação esmerada. Aprendeu as primeiras letras na Igreja de Santa Maria, onde foi instruído pelos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho no Trivium...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos