CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

O Martelo dos hereges

“Perito em lavar a louça da cozinha”, frei Antônio era até então um desconhecido para os seus confrades. Até que seu superior o mandou pregar e, a partir de palavras simples e acanhadas, manifestaram-se aos poucos a eloquência e a intrepidez de um gigante. Descubra nesta aula por que Santo Antônio veio a ser chamado de “meu bispo”, por São Francisco de Assis, e de “Martelo dos hereges”, por todo o mundo.

42

Apesar de Antônio ser um exímio pregador e saber de memória as SS. Escrituras e os Santos Padres, narra a Legenda Assidua que, na comunidade de Monte Paolo, “o conheciam os frades mais por um perito em lavar a louça da cozinha do que na exposição dos mistérios da Escritura” [1]. Com essa atitude de profunda humildade, vivendo o preceito evangélico da renúncia de si para abandonar-se em Deus, frei Antônio era um desconhecido para os seus confrades, um tesouro que até então estava escondido.

Isso mudou quando os franciscanos de Monte Paolo foram a uma ordenação em Forli, onde também estavam presentes frades dominicanos. Durante a refeição, os franciscanos lhes pediram que um deles fizesse uma pregação ou um colóquio sobre as Escrituras. Recusando o convite, alegaram que não tinham se preparado para pregar e não o fariam de improviso.

O superior pediu a frei Antônio que pregasse aos irmãos ali reunidos, não porque o tivesse em conta, mas porque presumiu que, sendo sacerdote, possuía ao menos conhecimentos básicos de latim. Embora relutante no início, por obediência Antônio se pôs a pregar. A partir de palavras simples e acanhadas manifestaram-se aos poucos a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos