CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

Um sermão do Doutor Evangélico

Santo Antônio de Pádua foi não apenas um santo de primeira grandeza, mas uma inteligência de dotes singulares, forjada no estudo das ciências da época e, sobretudo, na meditação frequente das SS. Escrituras. Nesta aula de encerramento, oferecemos um pequeno tira-gosto da brilhante pregação do Doutor Evangélico, na qual a erudição científica e escriturística se une a uma espiritualidade de riquezas inesgotáveis, devedora do franciscanismo não menos do que à tradição vitorina.

43

S. Antônio de Pádua, como vimos ao longo do curso, foi não apenas um santo de primeira grandeza, desde a sua estadia em Coimbra até sua “conversão” ao franciscanismo em meados de 1220, mas também uma inteligência de dotes singulares, forjada no estudo do que de mais avançado tinham a oferecer as ciências medievais e, sobretudo, na meditação frequente das SS. Escrituras e seus comentadores. Nesta aula de encerramento, queremos oferecer aos alunos um pequeno tira-gosto da brilhante pregação de S. Antônio, na qual a erudição científica e escriturística se une, em matrimônio perfeito, a uma espiritualidade de riquezas inesgotáveis.

Para isso, tomaremos como exemplo o Sermão do III Domingo depois da Páscoa, cujo Evangelho, extraído do relato da Paixão, apresenta o discurso de despedida de Nosso Senhor: “Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis” (Jo 16, 16). Nele, S. Antônio faz quatro coisas em único discurso: a) comenta o intróito ou cântico de entrada, tirado do Salmo 65; b) comenta a primeira leitura, tirada da Segunda Epístola de São Pedro; c) comenta o Evangelho do dia; d) e comenta a leitura própria do breviário, tirada do Apocalipse.

O sermão se divide em...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos