Estudada já a parte mais desconhecida da vida de Santo Antônio, queremos apresentar agora, antes de continuar com a narrativa biográfica, as principais fontes sobre o grande Doutor da Igreja, a fim de que os nossos alunos possam aprofundar-se na matéria segundo os próprios interesses ou necessidades.
Sobre os protomártires franciscanos, a principal fonte é a Passio, ou narrativa da paixão dos cinco frades martirizados em Marrocos, à qual, infelizmente, não temos acesso em português, mas que está disponível em latim e italiano.
Quanto às informações biográficas, nossa principal fonte é a Vida primeira de Santo Antônio, também conhecida como Legenda Assídua (alusão à palavra com que se inicia a obra em latim), escrita por um frade anônimo e publicada em 1232, um ano após a morte do santo. Por ser a biografia mais antiga do santo, baseia-se em relatos contemporâneos, como os do bispo de Lisboa, Dom Soeiro II Viegas (morto em 1232), que forneceu as informações sobre o tempo em que o frade vivera em Portugal.
Em língua portuguesa, a obra foi publicada pela editora Franciscana [1], de Braga — em comemoração pelo aniversário de 800 anos do nascimento...