CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

Referências

Antes de mergulhar a fundo na vida de Santo Antônio, vamos apresentar nesta aula as principais fontes de estudo sobre esse grande Doutor da Igreja, a fim de que os nossos alunos possam aprofundar-se nessa matéria segundo os próprios interesses ou necessidades.

10

Estudada já a parte mais desconhecida da vida de Santo Antônio, queremos apresentar agora, antes de continuar com a narrativa biográfica, as principais fontes sobre o grande Doutor da Igreja, a fim de que os nossos alunos possam aprofundar-se na matéria segundo os próprios interesses ou necessidades.

Sobre os protomártires franciscanos, a principal fonte é a Passio, ou narrativa da paixão dos cinco frades martirizados em Marrocos, à qual, infelizmente, não temos acesso em português, mas que está disponível em latim e italiano.

Quanto às informações biográficas, nossa principal fonte é a Vida primeira de Santo Antônio, também conhecida como Legenda Assídua (alusão à palavra com que se inicia a obra em latim), escrita por um frade anônimo e publicada em 1232, um ano após a morte do santo. Por ser a biografia mais antiga do santo, baseia-se em relatos contemporâneos, como os do bispo de Lisboa, Dom Soeiro II Viegas (morto em 1232), que forneceu as informações sobre o tempo em que o frade vivera em Portugal.

Em língua portuguesa, a obra foi publicada pela editora Franciscana, de Braga — em comemoração pelo aniversário de 800 anos do nascimento de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos