CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

Santo Antônio, Doutor da Igreja

Além de tudo o que já foi apresentado sobre Santo Antônio, resta ainda um último título por considerar: o de Doutor da Igreja. Embora desde sempre as autoridades eclesiásticas tenham reconhecido a grandeza de sua vida e doutrina, foi só com o Papa Pio XII que ele seria efetivamente proclamado Doutor, e “Doutor Evangélico”. Qual, então, a origem de sua ciência? De que tradição intelectual foi herdeiro Santo Antônio, antes de ele imortalizar em seus Sermões o fruto dos colóquios que teve com Deus?

11

A fama de Santo Antônio como taumaturgo é inversamente proporcional ao conhecimento que se tem da sua doutrina, tão relevante que o Papa Pio XII, por meio da Carta Apostólica Exulta Lusitania Felix, de 16 de janeiro de 1946, o proclamou Doutor da Igreja.

Embora o título oficial só lhe tenha sido atribuído há menos de um século, desde a sua canonização em 1232 já se tinha certeza implícita da singularidade do seu magistério. Isso porque, ao cabo da cerimônia de canonização, o Papa Gregório IX, que poucos anos antes, ao ouvir o santo pregar, lhe atribuíra o epíteto de “Arca do Testamento”, entoou em honra do recém-canonizado a antífona própria dos Doutores da Igreja: O doctor optime, Ecclesiae Sanctae lumen, beate Antoni, divinae legis amator, deprecare pro nobis Filium Dei — “Ó grande doutor, luz da Santa Igreja, Santo Antônio, amante da lei divina, rogai por nós ao Filho de Deus”.

E como explica o Papa Pio XII: “Foi este precisamente o motivo por que desde o primeiro momento se começou a tributar na sagrada Liturgia a Santo Antônio o culto próprio dos Doutores da Igreja” [1], culto este que foi oficialmente reconhecido pelo referido Pontífice, justamente porque,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos