CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Santo Antônio

Superior no ofício e na virtude

Eleito, após a morte de São Francisco de Assis, superior da Ordem no norte da Itália, nem por isso o frei Antônio deixou de guardar “as marcas de sua humildade”. Nesta aula, Pe. Paulo conta como foi a passagem dele pela Cidade Eterna, após a qual nosso querido santo decidiu levar uma vida mais pobre e abnegada, a fim de configurar-se ainda mais a Nosso Senhor.

11

Com a morte de São Francisco de Assis, em 3 de outubro de 1226 [1], é convocado para o Pentecostes do ano seguinte um Capítulo geral da Ordem, realizado em 6 de junho de 1227. Na ocasião, frei Antônio é eleito Ministro Provincial da Romagna-Emília e Lombardia, ou seja, torna-se o Superior da região norte do atual território italiano.

Como Superior, exercia sua autoridade não pelo poder, mas pela virtude, sobretudo a humildade. A Legenda Rigaldina (cap. V, n. 10) destaca que “o Santo guardou as marcas da sua humildade de quatro modos, a saber: escondendo a sua ciência, ocupando-se assiduamente nos ofícios humildes, em viagem mostrando-se inferior ao companheiro, nos cargos humilhando-se em tudo” [2]. Assim, frei Antônio vivia o espírito franciscano de fazer-se pobre, obediente e humilde por amor a Cristo e para se configurar a Ele.

Nesse período como provincial, em 1227, redigiu a versão definitiva dos seus sermões dominicais, então compilados sob o título Opus Evangeliorum ou Sermones Dominicales.

Também é provável que tenha sido nessa época, mais precisamente na Páscoa de 1228, que ele tenha pregado ao Papa na Cúria Romana, embora, como vimos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos