Com a morte de São Francisco de Assis, em 3 de outubro de 1226 [1], é convocado para o Pentecostes do ano seguinte um Capítulo geral da Ordem, realizado em 6 de junho de 1227. Na ocasião, frei Antônio é eleito Ministro Provincial da Romagna-Emília e Lombardia, ou seja, torna-se o Superior da região norte do atual território italiano.
Como Superior, exercia sua autoridade não pelo poder, mas pela virtude, sobretudo a humildade. A Legenda Rigaldina (cap. V, n. 10) destaca que “o Santo guardou as marcas da sua humildade de quatro modos, a saber: escondendo a sua ciência, ocupando-se assiduamente nos ofícios humildes, em viagem mostrando-se inferior ao companheiro, nos cargos humilhando-se em tudo” [2]. Assim, frei Antônio vivia o espírito franciscano de fazer-se pobre, obediente e humilde por amor a Cristo e para se configurar a Ele.
Nesse período como provincial, em 1227, redigiu a versão definitiva dos seus sermões dominicais, então compilados sob o título Opus Evangeliorum ou Sermones Dominicales.
Também é provável que tenha sido nessa época, mais precisamente na Páscoa de 1228, que ele tenha pregado ao Papa na Cúria Romana, embora, como vimos...