Nota atual do curso: 5,0 (434 avaliações)
Nota atual do curso: 5,0 (434 avaliações)
Cultura e Sociedade
Descubra quais eram as reais intenções de Tolkien ao criar “O Senhor dos Anéis” e o mundo secundário da Terra Média.
Descubra quais eram as reais intenções de Tolkien ao criar “O Senhor dos Anéis” e o mundo secundário da Terra Média.
A obra de J. R. R. Tolkien, como todos os grandes feitos da criatividade humana, não poderia deixar de dividir opiniões.
De um lado, há os que se apaixonam de cara pelo mundo fantástico da Terra Média apenas lêem as primeiras páginas da trilogia. De outro, há quem guarde certas reservas, achando que, por baixo de tanta mitologia e esforço imaginativo, o que se esconde é ou a superficialidade própria de uma literatura mais juvenil, ou mesmo graves erros doutrinais de fundo. De fato, não faltam, ao menos em certos círculos, os que acusam o universo de O Senhor dos Anéis de ser estruturalmente “gnóstico”, inspirado em uma visão de mundo incompatível com a fé católica e baseado em uma teoria literária cujos princípios já estariam proscritos pelo Magistério eclesiástico.
O que pensar de tudo isso? Será mesmo que a obra de Tolkien, cuja fé católica é de todos conhecida, está entrecortada de cima a baixo de heresias e perigos ocultos à ortodoxia dos leitores cristãos?
Neste curso “Tolkien e a Imortalidade”, você irá descobrir em primeira mão quais eram as reais intenções de Tolkien ao criar o mundo secundário da Terra Média. A partir do que o próprio autor deixou registrado em sua correspondência pessoal e do que sabemos de sua biografia, mergulharemos a fundo no que realmente motivou a criação da saga O Senhor dos Anéis.
Receba novos artigos, vídeos e lançamentos de cursos diretamente em seu e-mail.
Um curso excelente para melhor conhecer este grande católico: J. R. R. Tolkien.