113. Afinal, os padres são ou não obrigados a usar um hábito eclesiástico?

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Após o advento do Concílio Vaticano II criou-se a impressão errônea de que o hábito eclesiástico não era mais necessário. Não há nada nos diversos documentos conciliares que corrobore ou justifique tal impressão, mas é certo que ela se alastrou e muitos sacerdotes passaram a não mais usar o hábito sob alegação de que a lei universal fora revogada. Existe, porém, vasta documentação sobre o tema, sempre no sentido da obrigatoriedade do uso. O Código de Direito Canônico de 1983, assinado pelo Bem-aventurado Papa João Paulo II, no cânon 284, por exemplo, diz:


"Cân. 284 Os clérigos usem hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais."

A Igreja entende como ‘clérigos’, os padres, bispos e cardeais e como ‘hábito eclesiástico’ o clergyman, a batina ou os hábitos religiosos. Com respeito à tradução, existe uma pequena observação a ser feita. O original do mesmo cânon diz:

"Can. 284. – Clerici decentem habitum ecclesiasticum, iuxta normas ab Episcoporum conferentia editas atque legitimas locorum consuetudines, deferant."

A palavra decentem, ao pé da letra quer dizer decente, contudo, o sentido mais exato seria o da palavra decoroso. A palavra ‘conveniente’ traduz a ideia de que ‘pode não convir’ e não é esse o sentido adequado. A melhor tradução seria, talvez, decoroso, pois tem a ver com dignidade.

Outra observação diz respeito à expressão ‘hábito eclesiástico’. Por hábito é preciso compreender roupa e por eclesiástico, ‘que pertence à Igreja’ ou ‘homem dedicado ao serviço da Igreja’; assim, hábito eclesiástico é uma roupa distintiva do homem comum, especial para aquele que pertence à Igreja. Devido às diferenças climáticas, culturais e outras, o Papa deixa a cargo das Conferências Episcopais a definição dos detalhes; porém, a norma geral está dada: é obrigatório.

Ainda sobre o texto do cânon 284, tem-se a expressão ‘legítimos costumes locais’, ou seja, não se trata de qualquer costume, mas tão somente os legítimos, de acordo com a lei. E a lei diz que deve haver o hábito eclesiástico.

Em 1987, foi publicada uma norma especial para o Brasil, redigida pelo então secretário da Congregação para os Bispos, Dom Lucas Moreira Neves. A norma é bem intencionada, mas é confusa em sua linguagem. Veja:

"Usem os clérigos um traje eclesiástico digno e simples, de preferência, o clergyman ou batina."

O problema está na expressão ‘de preferência’, pois dá margem à pergunta "o que preferir?". Em 1994, a Congregação para o Clero resolveu o problema com a publicação do documento "Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros", cujo número 66 dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do hábito eclesiástico.


"Numa sociedade secularizada e de tendência materialista, onde também os sinais externos das realidades sagradas e sobrenaturais tendem a desaparecer, sente-se particularmente a necessidade de que o presbítero — homem de Deus, dispensador dos seus mistérios — seja reconhecível pela comunidade, também pelo hábito que traz, como sinal inequívoco da sua dedicação e da sua identidade de detentor dum ministério público. O presbítero deve ser reconhecido antes de tudo pelo seu comportamento, mas também pelo vestir de maneira a ser imediatamente perceptível por cada fiel, melhor ainda por cada homem, a sua identidade e pertença a Deus e à Igreja.

Por este motivo, o clérigo deve trazer um hábito eclesiástico decoroso, segundo as normas emanadas pela Conferência Episcopal e segundo os legítimos costumes locais. Isto significa que tal hábito, quando não é o talar, deve ser diverso da maneira de vestir dos leigos e conforme à dignidade e à sacralidade do ministério. O feitio e a cor devem ser estabelecidos pela Conferência dos Bispos, sempre de harmonia com as disposições do direito universal.

Pela sua incoerência com o espírito de tal disciplina, as praxes contrárias não se podem considerar legítimas e devem ser removidas pela autoridade eclesiástica competente. Salvas exceções completamente excepcionais, o não uso do hábito eclesiástico por parte do clérigo pode manifestar uma consciência débil da sua identidade de pastor inteiramente dedicado ao serviço da Igreja."

De acordo com esse texto, portanto, o não uso do hábito eclesiástico só pode ocorrer em condições excepcionais e ainda pressupõe uma débil consciência da identidade de sacerdote.

Tão logo essa norma foi publicada, iniciou-se um movimento de rejeição a ela, sob alegação de que o que valia para o Brasil era a norma redigida em 1987, até que o então Bispo de Nova Friburgo escreveu para a Santa Sé tentando esclarecer a questão. No dia 22 de outubro de 1994, a Santa Sé expediu uma Nota Explicativa acerca do assunto. Ela diz:


"I. Esclarecimento sobre o valor vinculante do artigo 66 do Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros (Cf. Communicationes, 27 [1995] 192-194)

1. O "Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros", publicado pela Congregação para o Clero, por encargo e com a aprovação do Santo Padre João Paulo II, está permeado, em sua totalidade, de um profundo espírito pastoral. No entanto, isto não retira o valor de obrigatoriedade de muitas de suas normas que não têm um caráter apenas exortativo, mas são juridicamente vinculantes.

2. Esta obrigatoriedade jurídica e disciplinar aplica-se tanto às normas do Diretório que simplesmente recordam as normas disciplinares semelhantes do Código de Direito Canônico (por exemplo, art. 16, § 6), quanto às outras normas que, determinando a forma de execução das leis universais da Igreja, explicitam suas razões doutrinárias e inculcam ou solicitam a sua fiel observância (como, por exemplo, os artigos 62-64).

3. As normas deste último tipo, que pertencem à categoria dos Decretos gerais e executórios e "obrigam os que estão sujeitos às próprias leis" (cân. 32), são frequentemente emitidas pela Santa Sé em Diretórios, conforme é previsto pelo próprio Código de Direito Canônico (cân. 33, § 1).

4. No que se refere concretamente ao art. 66, do Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros, ele contém uma disposição geral complementar ao cânon 284, com as características dos Decretos gerais executórios (cf. cân. 31). É, portanto, uma norma à qual se desejou atribuir exigibilidade jurídica, como também se deduz da redação do próprio texto e do lugar em que foi incluído: sob o título "A obediência".

5. De fato, o artigo 66:

a) recorda, até mesmo com notas de referência, os recentes ensinamentos do Magistério pontifício a este respeito, seu fundamento doutrinário e as razões pastorais do uso do hábito eclesiástico por parte dos ministros sagrados, como prescrito pelo cân. 284;

b) determina de forma mais concreta o modo de execução de tal lei universal sobre o uso do hábito eclesiástico, ou seja, que "quando não é o talar, deve ser diverso da maneira de vestir dos leigos e conforme à dignidade e à sacralidade do ministério. O feitio e a cor devem ser estabelecidos pela Conferência dos Bispos, sempre em harmonia com as disposições do direito universal";

c) solicita, com uma afirmação categórica, a observância e reta aplicação da disciplina sobre o hábito eclesiástico: "Pela sua incoerência com o espírito de tal disciplina, as praxes contrárias não se podem considerar legítimas e devem ser removidas pela autoridade eclesiástica competente".

6. É evidente que, à luz destes esclarecimentos aprovados pela própria Suprema Autoridade que promulgou o Código de Direito Canônico, devem ser interpretados, em qualquer caso de dúvida, até mesmo os Decretos Gerais emanados pelas Conferências Episcopais, como legislação complementar da lei universal sancionada no cân. 284.

7. Em conformidade com os requisitos do cân. 32, estas disposições do artigo 66 do Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros obrigam todos aqueles que são vinculados à norma universal do cân. 284, ou seja, os Bispos e os presbíteros, mas não os diáconos permanentes (cf. cân. 288). Os Bispos diocesanos constituem, além disto, a autoridade competente para solicitar a obediência à referida disciplina e remover as eventuais praxes contrárias ao uso do hábito clerical (cf. cân. 392, § 2). Às Conferências episcopais cabe auxiliar a cada um dos Bispos diocesanos no cumprimento desse seu dever."

Portanto, é o documento "Diretório...", de 1994, a referência para a interpretação dos decretos gerais das Conferências locais e tudo que for nebuloso ou ambíguo deve ser esclarecido por ele.

Os Bispos diocesanos são as autoridades competentes para solicitar a obediência no cumprimeiro das leis da Igreja e as Conferências Episcopais devem auxiliá-los. As leis da Igreja, em pleno vigor, são estas explanadas e transcritas, ao alcance de todos.

É claro que existem pessoas que optam por não obedecer a estas leis, alegando que não estão convencidas da necessidade delas. Argumento inválido, pois a lei não precisa de convencimento, apenas de obediência. Estas pessoas são livres para desobedecer e um dia terão que apresentar suas justificativas. Contudo, as outras pessoas têm o direito de obedecer e não podem ser condenadas por fazerem o que é correto.

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63Posso usar anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual?06:37Janeiro 06, 2012
62Ainda se celebra missa pelos mortos?08:38Janeiro 03, 2012
61Por que o Deus do Antigo Testamento é tão sanguinário?08:11Dezembro 28, 2011
60Laqueadura07:38Dezembro 24, 2011
59Por que os profetas do Antigo Testamento não são canonizados?06:38Dezembro 14, 2011
58Como o cristão deve dar esmolas?08:09Dezembro 09, 2011
57Existe algum pecado que somente o Papa pode perdoar?14:15Dezembro 03, 2011
56Por que sofro tanto?12:34Dezembro 01, 2011
55O que é a Liturgia das Horas e qual a sua importância?08:16Novembro 21, 2011
54A Virgem Maria é onipresente? E os anjos? E os demônios? E os santos?10:46Novembro 17, 2011
53A Igreja proíbe a cremação dos corpos?05:03Outubro 09, 2011
52Se Deus quer a salvação de todos porque então alguns nascem pagãos ou ateus?08:12Outubro 07, 2011
51O que é necessário para voltar a Igreja Católica?04:36Outubro 31, 2011
50O que é a Lectio Divina?7:57Setembro 26, 2011
49Teologia da prosperidade12:38Outubro 24, 2011
48Fim dos tempos08:11Outubro 19, 2011
47Casamento em crise9:33Outubro 17, 2011
46Concilio Vaticano II e a liberdade religiosa15:14Setembro 30, 2011
45Como agir em um seminário herético, liberal ou marxista?7:42Setembro 19, 2011
44Como discernir a vocação sacerdotal?10:34Setembro 14, 2011
43As riquezas do Vaticano10:27Setembro 05, 2011
42A semente divina - Gaudium et Spes9:42Agosto 31, 2011
41Se Deus sabe o que quero por que pedir?8:37Agosto 26, 2011
40Vocação Religiosa11:00Agosto 24, 2011
39Comunhão sob duas espécies8:26Agosto 18, 2011
38Oração de joelhos9:56Agosto 15, 2011
37Comunhão e sexo20:04Agosto 09, 2011
36Estais nos Céus5:19Agosto 02, 2011
35Casamento em igreja protestante é válido?8:15Julho 26, 2011
34Indulgências14:38Julho 25, 2011
33Comunhão em pecado grave13:11Julho 19, 2011
32Qual o valor da oração?13:45Julho 18, 2011
31Missas Inculturadas10:54Julho 16, 2011
30Como se livrar do vício da masturbação?13:06Julho 13, 2011
29Pluralismo dentro da Igreja8:36Julho 07, 2011
28Pedro e Primado Papal8:27Julho 06, 2011
27Música e Liturgia19:43Junho 28, 2011
26Por que Deus permite o sofrimento de seus filhos?8:58Junho 21, 2011
25Confissão Comunitária8:51Junho 16, 2011
24No fim não serão todos salvos?12:00Junho 06, 2011
23Camisinha e Método Billings10:52Junho 06, 2011
22Como saber se um fato pertence à Tradição?8:02Junho 14, 2011
21Qualquer pessoa pode ler a Bíblia?6:20Junho 02, 2011
20Culto aos santos e suas imagens10:12Maio 24, 2011
19Como é a ação de Satanás no mundo?7:29Maio 23, 2011
18Intercessão dos Santos16:44Maio 20, 2011
17Fecundação In Vitro7:04Maio 18, 2011
16Qual a diferença entre corpo, alma e espírito?8:17Maio 14, 2011
15Orientação a um homossexual10:35Maio 12, 2011
14Por que os padres jovens entram em crise?15:35Maio 06, 2011
13Por que existem doenças genéticas?12:21Abril 30, 2011
12Os milagres de Jesus realmente aconteceram?16:59Abril 28, 2011
11Por que foi necessária a morte de Cristo?14:05Abril 26, 2011
10Estou condenado a viver sozinho?10:18Abril 21, 2011
9Aborto e Excomunhão11:44Abril 19, 2011
8Quem morre sem o batismo vai para o inferno?12:57Abril 16, 2011
7Todas as religiões são igualmente boas?12:56Abril 13, 2011
6Tatuagem e Piercing12:57Abril 12, 2011
5Por que a Igreja condena o Espiritismo?12:55Abril 11, 2011
4Por que preciso batizar o meu filho quando criança?14:22Abril 09, 2011
3Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte II 11:45Abril 07, 2011
2Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte I15:48Abril 06, 2011