CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
759

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 19, 16-22)

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

 O Evangelho de hoje nos conta o episódio do jovem rico, narrado por São Mateus. É interessante notarmos que apenas o Evangelho deste Apóstolo deixa claro que se trata de um jovem. Podemos, então, nos perguntar: em que sentido ele é jovem? Há o sentido literal, de que realmente um rapaz foi pedir conselhos para Jesus; e outro sentido mais profundo, de que essa pessoa era um inexperiente na vida espiritual. 

Um iniciante espiritual como esse jovem, que iniciou o seu caminho em busca da santidade e já superou os pecados mortais. Isso é mostrado no Evangelho de hoje, quando ele diz que observa os Dez Mandamentos, algo essencial para obtermos a vida eterna. Entretanto, o jovem rico ainda não compreende o que Deus espera dele e de cada um de nós 

Nosso Senhor não deseja que apenas paremos de pecar, o que já é algo maravilhoso. Ora, o Evangelho de São Marcos nos diz que Jesus olhou para o jovem “com amor” após este dizer que observava os Mandamentos, indicando, assim, que o rapaz já estava em estado de graça. Contudo, apesar de possuir um certo grau de amor por Deus, ele estava estagnado no seu próprio amor. Ou seja, o jovem precisava ser mais generoso, e é isso que Jesus provocou neste Evangelho: a generosidade do jovem rico.

Uma das maiores graças que nós podemos receber é quando Deus nos pede algo. Se Cristo não pedisse nada de nós, isso seria o maior sinal de que Ele não se importa conosco. Mas, quando Deus olha para nós e diz para renunciarmos aos nossos caprichos e oferecermos nossa vida, Ele está nos convidando a entrarmos, verdadeiramente, no caminho da santidade. 

Jesus não quer que sejamos como “jovenzinhos” a vida inteira, e sim que sejamos “anciãos”, cheios de sabedoria, que sabem amar e entregar a vida. Para isso, é necessário abandonarmos nossa vida de preguiçosos e egoístas que só se importam em serem salvos. Se não respondermos com generosidade a Deus, pode até acontecer de nos salvarmos, mas não alcançaremos o grau de glória que Deus sonhou para nós no Céu; não teremos amado a Deus com um amor generoso e elevado. 

Portanto, o Evangelho do jovem rico quer nos instigar a seguirmos o sonho de santidade que Deus tem para nós. Devemos certamente, primeiro, seguir os Mandamentos, mas, uma vez que alcançarmos a graça de deixar para trás os pecados mortais, não pensemos que terminamos nossa missão, pois somos chamados a muito mais; para participarmos da vida eterna com Deus.

O que achou desse conteúdo?

7
59
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos