CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora

Dois mistérios para meditar no Sábado Santo

“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que Ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: ‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’.”

Texto do episódio
342

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Lc 24, 1-12)

No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do túmulo removida. Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo.
Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: "Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia'". Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.
Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram. Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

Hoje, Sábado Santo, a Igreja não celebra Missas, pois trata-se de um dia alitúrgico. Portanto, a celebração que ocorre à noite é a Vigília Pascal, que já pertence ao Domingo da Ressurreição. 

Contudo, neste dia de grande silêncio — já que o Sábado Santo remete ao dia em que Jesus foi sepultado — temos a ocasião de meditar sobre o Tríduo Pascal, durante o qual acontece a nossa salvação. O primeiro dia é a Sexta-feira Santa, que se inicia na Quinta-feira à noite, na Ceia do Senhor — porque para os judeus o dia seguinte começa com o aparecimento da primeira estrela. O segundo dia é o Sábado Santo, onde ocorre o sepultamento de Cristo, e segue-se um período silencioso que só acaba à noite, onde finalmente se celebra a Ressurreição de Jesus, no domingo.

Mas o que fazer neste Sábado Santo, em que sabemos que Jesus está morto, mas ainda não ressuscitou? Podemos contemplar dois grandes mistérios extraordinários: a descida de Jesus à mansão dos mortos e a fé da Virgem Maria.  

No primeiro, Cristo, triunfante sobre a morte, liberta os nossos justos antepassados do Antigo Testamento, que haviam morrido em estado de graça, e leva-os para a visão beatífica, uma vez que a alma de Jesus já estava glorificada quando Ele morreu na Cruz. Nosso Senhor experimentou aquilo que todos nós viveremos após morrermos: a existência entre a morte e a ressurreição final no último dia. Esse período, que para Ele durou apenas um dia, para nós durará o tempo que for necessário, até o retorno de Cristo em sua vinda gloriosa. Esse é o primeiro mistério que pode ser fonte de meditação e devoção para nos unirmos à alma bendita de Jesus, que nos salva, pois nela estão presentes a capacidade de amar plenamente, o conhecimento de Deus e tudo aquilo de que nós mais precisamos.       

No segundo mistério que podemos contemplar, observamos que, no Sábado Santo, a Igreja ficou reduzida à Maria, porque todos os discípulos foram abandonando, traindo, negando e fugindo de Jesus por medo, até que, aos pés da Cruz, ficou somente a Virgem Maria, São João e as outras mulheres que ali estavam. Mas este ainda não é o ponto mais baixo: no momento em que Jesus morreu, São João e as santas mulheres perderam a fé, porque ainda não haviam compreendido o que Jesus previra da sua Ressurreição. Maria, porém, permaneceu firme, cheia de fé nas promessas do seu Filho.

Então, no domingo de manhã, todos correram ao sepulcro quando souberam que Jesus ressuscitou, pois não tinham acreditado na sua Ressurreição. Todos, com a exceção da Virgem Maria, uma vez que ela tivera fé desde o começo. Por isso, peçamos hoje para que Nossa Senhora fortaleça a nossa fé na Ressurreição do nosso Salvador e Redentor, a fim de que o amemos cada vez mais e percebamos o quanto Ele, com seu Amor infinito, amou-nos até o fim.

O que achou desse conteúdo?

3
42
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
20 Abr 2025

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós! 

Responder
ÁL
Álerson Lima
19 Abr 2025

Amém!

Responder
GF
Geraldo Filho
19 Abr 2025

"Não Me deixareis entregue à morte, nem Vosso amigo conhecer a corrupção"

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos