CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 7, 31-37)

Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Celebramos hoje a memória de São Cirilo e Metódio, dois santos que foram grandes missionários dos povos eslavos. Embora tenham nascido em território de língua grega, os dois saíram em missão a fim de evangelizar os povos que ainda não conheciam o Evangelho, estando sempre muito unidos aos Papas, em Roma. Com suas vidas, ambos testemunharam a realidade da Igreja plenamente católica, unida entre Oriente e Ocidente e profundamente missionária. Nos dias atuais, as pessoas têm dificuldade de compreender a catolicidade e a missionariedade da Igreja, já presentes no mandato de Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e fazei discípulos” (Mt 28, 19). Isso se deve ao fato de que, nos últimos séculos, impregnou-se na cultura ocidental o indiferentismo religioso, segundo o qual “o importante é crer em alguma coisa”. Tal mentalidade espalhou-se por todos os lugares, dentro e fora da Igreja, de tal forma que a missionariedade desapareceu. Hoje, missionários como Cirilo e Metódio, que buscaram converter inúmeras pessoas ao catolicismo, seriam repreendidos e reprovados como “intolerantes” e “imperialistas”. No entanto, aqueles que são verdadeiramente católicos e amam a Cristo sabem que só existe um caminho de salvação, ao qual todos os povos devem ser conduzidos. São Cirilo, antes de morrer em Roma, rezou fervorosamente pedindo a Deus pelo rebanho que lhe havia sido confiado e pela obra de evangelização que ele tinha iniciado. Nós também precisamos ter esse espírito missionário, cumprindo fielmente o mandato de Nosso Senhor de fazer discípulos todos os povos. Que São Cirilo e São Metódio nos inspirem um ardor missionário verdadeiramente católico.

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.