CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 9,18-26)

Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

No Evangelho de hoje, Jesus ressuscita a filha de Jairo. Santo Agostinho, ao comentar a ressurreição dos vários mortos que Jesus ressuscitou durante o seu ministério, nota que existe uma progressão. A filha de Jairo é ressuscitada ainda em casa e tinha acabado de morrer, já o filho da viúva de Naim é ressuscitado a caminho do cemitério, enquanto Lázaro é ressuscitado já sepultado.

Ora, como Jesus não ressuscita os mortos simplesmente pela ressurreição física, mas para significar a ressurreição mais importante, que é a espiritual, Santo Agostinho interpreta que aqui há vários estágios de pecado dos quais Jesus pode nos retirar. Ou seja, existem aquelas pessoas que pecam mas pecam intimamente, de forma secreta e escondida, ainda “dentro do quarto”, como a filha de Jairo. Existem aquelas pessoas que pecam mas pecam publicamente, como o filho da viúva de Naim, que está a caminho do cemitério com uma multidão (todos o estão acompanhando). E existem aquelas pessoas que pecam mas estão totalmente sepultadas e amarradas no pecado, que é o caso de Lázaro.

O que podemos aprender dessa verdade? Nós precisamos compreender que, seja qual for o estágio do nosso pecado, Jesus é quem irá nos tirar dele. No entanto, é importante que nós saibamos onde está o nosso pecado. Embora seja mais difícil aquela pessoa que está sepultada, aquela pessoa que já fez do pecado um projeto de vida e não tem mais nenhuma vergonha de pecar, isto é, embora a ressurreição do filho da viúva de Naim e de Lázaro pareça mais difícil, existe uma característica importante na ressurreição da filha de Jairo. É o fato de que os pecados íntimos, os pecados escondidos, às vezes são os mais difíceis de converter, porque a pessoa não se dá conta, ainda não caiu em si. Ou seja, a pessoa mente para si mesma e esconde o pecado de si mesma. Isso é uma realidade sobre a qual precisamos refletir muito.

Você começa a entender que um exame de consciência feito com muita sinceridade é algo fundamental para a nossa vida espiritual. Os grandes pecadores, os pecadores públicos, os pecadores notórios, às vezes não precisam de exame de consciência, pois eles conhecem o próprio pecado: “O meu pecado está sempre à minha frente”, diria o salmo (51 [50],3). Mas aquelas pessoas que têm pecados secretos, pecados que só elas poderiam ver, são essas as que talvez estejam no caminho da morte eterna sem saber nem suspeitar.

Jesus quer entrar também nas câmaras secretas do nosso coração e ressuscitar-nos desses pecados secretos. Para isso, aproximemo-nos dele com fé, como aquela mulher que sofria de hemorragia. Aproximemo-nos dele, e Ele nos ressuscitará; mas, para isso, tenhamos fé na sua intervenção, na sua capacidade de ressuscitar os mortos. Como Jairo se prostra diante de Cristo para adorá-lo, prostremo-nos nós também e peçamos humildemente: “Senhor, ressuscitai a minha filha, que secretamente jaz no quarto morta”, ou seja: “Ressuscita-me, Senhor, dos meus pecados secretos”.

Se você quer alcançar essa ressurreição, faça um exame de consciência e procure o sacramento da Confissão. É ali que se dá o poder de Jesus ressuscitar os mortos. Ele irá tocar em você como a hemorroíssa que tocou a orla de sua veste.

* * *

Circunstâncias.a) De tempo. A narração da cura da hemorroíssa e da ressurreição da filha de Jairo, Mateus a situa em seu evangelho logo após a discussão entre Cristo e os fariseus sobre o jejum (cf. Mt 9,11-18): Falava ele ainda, quando se apresentou um chefe da sinagoga (Mc: εἷς τῶν ἀρχισυναγώγων, um dos principais da sinagoga). Marcos e Lucas, no entanto, narram que esse episódio aconteceu depois de Jesus ter atravessado novamente o mar de Tiberíades, desde a região dos gerasenos, enquanto do outro lado o aguardava a multidão. A cronologia de Mateus, em todo o caso, parece preferível, já que ele é o único a indicar com precisão o momento em que aconteceram esses fatos: Falava ele ainda… [1]. — b) De lugar. O lugar em que se deram, porém, não é indicado de forma explícita por nenhum evangelista; mas como o Evangelho se refere a um dos chefes da sinagoga (cf. Lc 8,41; Mc 5,22), não é improvável que o episódio tenha acontecido em alguma cidade célebre à margem ocidental do mar, talvez em Cafarnaum. A narração de Mateus é a mais breve, enquanto a de Lucas e sobretudo a de Marcos, secretário de Pedro, que foi testemunha ocular de tudo, é mais extensa e rica em detalhes.

Introdução (cf. Mt 9,19s; Mc 5,22ss; Lc 8,41s).Assim que Jesus desceu da barca, aproximou-se dele um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo (gr. Ἰάϊρος, hebr. Ja’ir = “Iluminará”; cf. Nm 32,41; Dt 3,14; Jos 13,30 etc.), que, lançando-se-lhe aos pés, rogava insistentemente por sua filha, dizendo: Senhor, minha filha acaba de morrer (Mt); minha filhinha está nas últimas (Mc); porque tinha uma filha única, de uns doze anos, que estava para morrer (Lc). Por isso pedia com insistência que viesse à sua casa, impusesse as mãos sobre a menina e a trouxesse de volta à vida. Apesar do que diz o texto de Mateus, que não foi testemunha direta do acontecimento, não há dúvida de que Jairo rogou pela filha, não já morta, mas prestes a morrer, como dizem Marcos e Lucas; Mateus diz que a menina já estava morta para, como de costume, antecipar por brevidade o anúncio da morte da menina, que o pai receberia dali a pouco a caminho de casa (cf. Lc 8,49; Mc 5,35).

A hemorroíssa (cf. Mt 9,20ss; Mc 5,25-34; Lc 8,43-48). — Entrementes, uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue e, por causa disso, dispendera todos os bens com tratamentos médicos, tão-logo ouviu falar de Jesus, foi-lhe ao encontro às pressas, pensando consigo: Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada (gr. σωθήσομαι.), isto é, serei salva. E de fato, aproximando-se dele por trás, seja por vergonha, seja pela impureza legal que contraíra devido à doença (cf. Lv 15,25ss.) [2], a mulher conseguiu tocar-lhe a fímbria do manto (cf. Nm 15,38), e no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, ou seja, cessou o fluxo, e ela teve a sensação de estar curada. Ora, Jesus percebeu imediatamente, sem que ninguém lho precisasse indicar, que saíra dele uma força (δύναμιν), isto é, uma virtude, e, “voltando-se para o povo, perguntou: Quem tocou minhas vestes? Perguntou-o, não porque ignorasse, mas para manifestar aos circunstantes o milagre que acabara de acontecer e a sua causa, a saber: a fé da mulher. Os discípulos, porém, não compreenderam as palavras do Senhor, como se depreende da observação que fizeram: Vês que a multidão te comprime e perguntas: Quem me tocou? A mulher, atemorizada e trêmula, pensando talvez que não agira corretamente ou irritara o Senhor, veio lançar-se aos pés dele e contou-lhe toda a verdade, isto é, confessou abertamente a doença de que padecia, a fé que a levara até Cristo, a vergonha que a fizera tocar ocultamente as vestes do Redentor e a cura que ali mesmo recebeu. Jesus, porém, não só não a repreende como lhe elogia a fé, a tranquiliza e a manda embora em paz: Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada do teu mal [3]. Mateus se limita a narrar a substância do ocorrido, sem esses detalhes.

A filha de Jairo (cf. Mt 9,23-26; Mc 5,35-43; Lc 8,49-56). — Morta a menina, Jesus chega por fim à casa do arquissinagogo e, depois de dispensar as turbas, entra no quarto onde estava o cadáver, levando consigo apenas cinco testemunhas: os pais da menina e três discípulos, Pedro, João e Tiago de Zebedeu, que foram também testemunhas da transfiguração no monte Sinai e da agonia no Getsêmani. A menina não morreu, diz, mas está dormindo “para mim, que posso trazer um morto à vida com a mesma facilidade com que um homem pode acordar outro do sono” [4]; e Jesus, tendo nas suas as mãos da menina, disse-lhe: Talitha cumi (aram. Telitha qumi), quer dizer, Menina, levanta-te. Assim excitada pelo contato e a voz de Cristo, a menina se levantou e se pôs a caminhar, pois já tinha doze anos (ou seja, não era ainda tão pequena que não pudesse andar, porque [gr. γάρ] tinha doze anos). — O Senhor então lhes ordenou seve­ramente que ninguém o soubesse, isto é, quis que o milagre permanecesse oculto por algum tempo a) devido ao ódio dos judeus, que poderiam ver nele uma nova ocasião para persegui-lo antes do tempo estabelecido; b) para mostrar que, humilde e prudente, não estava à procura de fama; c) e a fim de evitar o tumulto das multidões que o seguiam. Por fim, com grande solicitude pelo bem da menina, mandou que lhe dessem de comer, para que todos tivessem certeza de que ela estava viva.

Sentido espiritual. — 1) A hemorroíssa, imagem da alma que se aproxima da Eucaristia: a) o fluxo de sangue é figura de todos os pecados e imperfeições que impedem e atordoam a alma; b) a reverência e o temor da mulher é exemplo da modéstia e da humildade com que devemos acercar-nos da Eucaristia; c) o toque do manto de Cristo é sinal de que, para comungar o Corpo do Senhor, precisamos primeiro nos purificar pelo sacramento da Penitência; d) esse toque, porém, não exerce o seu poder senão por meio de uma fé sincera e um arrependimento profundo das próprias culpas; e) a cura da doença significa a força sobrenatural e a saúde da alma que, em graça, pode receber a Cristo sacramentado com as devidas disposições; f) as palavras finais do Senhor demonstram sua inefável e doce caridade para com as almas fiéis. — 2) A história de Jairo nos recorda que, ainda que a nossa alma esteja morta pelo pecado, podemos sempre nos lançar ao pés misericordiosos de Nosso Senhor e implorar com fé, que mesmo privada do influxo vital da caridade é verdadeiro dom de Deus, que restitua a vida da graça à nossas almas e a incremente em nós cada vez mais: A menina se levantou, renovada interiormente, e Jesus mandou que lhe dessem de comer, para que saísse da infância espiritual e chegasse pouco a pouco à plena maturidade em Cristo.

Sentido eclesiológico. — “Na filha de Jairo e na mulher que sofre de hemorragia vê-se com frequência uma alusão à sinagoga, de um lado, e à gentilidade, de outro (por exemplo, Santos Hilário, Jerônimo, Ambrósio, Crisóstomo, Beda, Pascácio etc.). Morre a menina com doze anos, por tantos anos sofre a mulher. Logo, com o nascimento daquela teve início a doença desta, pois quando Deus escolheu para si um povo, os gentios serviam cada vez mais à idolatria e aos vícios. ‘Com efeito, os povos gentios buscaram em vão ser curados por muitos médicos. Entregues aos dogmas de muitos filósofos e aos ritos dos deuses falsos, consumindo neles seus dotes de natureza e inteligência, agravaram a própria enfermidade, que ninguém além de Cristo poderia curar’ [5]. Ora, como Cristo viesse desposar a Igreja, encontrou morta a sinagoga, que deveria ser sua esposa, assim como morreu a menina ainda nos anos da puberdade. Antes dos Judeus, creem os gentios; mas a fé dos pagãos têm ainda o poder de finalmente trazer os judeus à fé. É por isso que, depois da cura da mulher, é ressuscitada a menina, porque, quando chegar à plenitude o tempos dos gentios, também Israel será salvo (cf. Rm 11,25s). ‘Enquanto o Verbo de Deus se apressa para ver a filha do chefe, a fim de salvar os filhos de Israel, a santa Igreja, reunida dentre as gentes que haviam perecido pela queda nos crimes mais baixos, aproveitou-se primeiro, pela fé, da saúde preparada para outros’ (Santo Ambrósio, In Luc. VI 54)” [6].

Referências

  • A segunda parte do texto (a partir dos três asteriscos) é uma tradução levemente adaptada, com alguns acréscimos e omissões de nossa equipe, de H. Simón, Prælectiones Biblicæ. Novum Testamentum. 4.ª ed., iterum recognita a J. Prado. Marietti, 1930, vol. 1, p. 361ss, n. 250.

Notas

  1. Os autores, porém, divergem. Cf. J. Knabenbauer, Commentarius in Evangelium secundum Matthæum. 3.ª ed., Paris: P. Lethielleux, 1922, p. 412: “Como Mateus escreve no v. 18: Enquanto Jesus estava falando, deve-se concordar com Agostinho, quando afirma que esta transição indica que o episódio é narrado em seguida porque também aconteceu em seguida, a não ser que se queira negar todo sentido próprio às palavras e à frase. Assim sendo, uma vez que a narrativa sobre o chefe Jairo, em Marcos e Lucas, não pode de modo algum ser atrelada à pergunta sobre o jejum referida pelos dois [cf. Mc 2,18-22; Lc 5,33-39], pode-se duvidar com razão se é a mesma disputa de que falara Mateus nos v. 14-17”.
  2. Cf. São João Crisóstomo, Serm. 35: “Nos trabalhos árduos, a força da dor é muitas vezes a conselheira; nas causas desesperadas, quase sempre é mestra a necessidade; e a própria doença acaba encontrando seu remédio. Daí que a mulher tenha achado meio de remediar sua vergonhosa ferida, insinuando pelo silêncio da fé o que não podia insinuar com clamor público, a fim de chegar pelo caminho secreto do espírito ao Médico celeste, de quem não podia acercar-se manifestamente pelo caminho da carne. Dava-lhe muita coragem a piedade do que cura, mas tirava-lhe confiança a necessidade da desonrosa enfermidade. Obrigava-a a ir até Cristo a intensidade da dor; mas aproximar-se dele, não lho permitia a feiura da chaga”.
  3. Cf. J. Knabenbauer, op. cit., p. 413s: “Tocou a veste e ficou curada. Por isso desta cura e do louvor de Cristo retamente se infere, como de um duplo argumento, que, se existem relíquias atribuídas a Cristo, devem ser honradas com certa veneração por causa de Cristo. O mesmo haverá que dizer das relíquias dos santos, em razão de alguma semelhança. É portanto mais claro do que a luz quão falso é o dito por Calvino, a saber: que [Cristo] repreendeu a mulher por seu zelo indiscreto e alguma superstição. Ora, a uma superstição Cristo não poderia conceder nem a cura nem louvor e elogio públicos. O que teme Calvino é que daqui se comprove o uso das relíquias; por isso lhe parece suficiente transferir a falta para Cristo!”
  4. Caetano, In Matth. IX 13 (ed. Lyon, 1639, vol. 4, p. 48). — Cf. J. Knabenbauer, op. cit., p. 414s: “A menina não morrera do modo como pensava a turba: ainda não chegara ao término e fim de sua vida na terra, por providência de Deus; por isso, aquele que o sabia e lhe havia de restituir a vida em breve podia dizer: Não morreu, mas está dormindo, pois a própria morte, para Ele, é como um sono, quando a quisesse ressuscitar. Donde, não deve ser chorada como morta, mas considerada como quem há de acordar do sono. Fala de Lázaro de modo semelhante: Nosso amigo Lázaro dorme; mas vou despertá-lo (Jo 11,11)”. — Maldonado tem outra interpretação, pouco fundada e um tanto arbitrária: “É evidente que Cristo quis enganar (fallere) as turbas e persuadi-las de que [a menina] não estava morta. […]. Aqui, Ele diz e quer que se creia que a menina ainda não morreu; mas não explica que não o entendem (antes, o ridicularizam) como ela está dormindo, a fim de que a turba pense que [a menina] acordou, não que ressuscitou, e assim não divulgue milagre, porque não o consideraria como milagre” (In Matth. IX 24, ed. Paris, 1668, col. 214).
  5. Jansênio de Gantes, Commentarii in Concordiam (ed. Lyon, 1577), p. 218. 
  6.  J. Knabenbauer, op. cit., p. 415s.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos