CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Descontos regressivos:
quanto antes você assinar, maior o desconto. A partir de 45% na assinatura anual.

  • Descontos diminuem com o tempo;
  • Quanto antes você assinar, maior o desconto;
  • 50 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora
  • 40
  • 41
  • 42
  • 43
  • 44
  • 45
Texto do episódio
1166

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 11, 5-13)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

No Evangelho de hoje, Jesus continua nos ensinando a rezar e a termos perseverança e confiança em Deus.

Já iniciamos a nossa vida de oração com um atestado de confiança ao podermos chamar Deus de Pai: “Abba, Pai”. Entretanto, não podemos fazer isso a partir de nós mesmos, mas apenas se estivermos unidos a Jesus, pois, quando Deus nos vê, Ele precisa enxergar o Cristo que suplica por meio de nós. Por isso, temos de pedir insistentemente e humildemente para que Nosso Senhor, fonte de toda graça, una-se a nós. Sim, Deus quer nos dar as suas graças por ser um Pai infinitamente bondoso e deseja atender os nossos pedidos, mas somos nós quem precisamos mudar o nosso coração.

Nosso desejo de nos unirmos a Cristo muitas vezes é laxo, como se Deus quisesse nos dar uma joia valiosíssima e fôssemos pedi-la sem ânimo e vontade, agindo com descaso. Dessa forma, obviamente Deus não nos entregará a pedra preciosa. Portanto, primeiro precisamos preparar o nosso coração para receber a realidade valiosa de Nosso Senhor. 

Jesus contou a parábola do amigo insistente que bate à porta para explicar que o nosso coração deve estar totalmente aberto para receber as graças de Deus. Por isso, Ele nos ensina a rezarmos perseverantemente. Não devemos, contudo, achar que precisamos rezar de maneira insistente porque Deus é mau e temos de convencê-lo, mas, sim, porque o nosso coração é que precisa mudar nesse processo. Para atestar isso, Nosso Senhor até conclui dizendo: “Ora, se vós que sois maus quereis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu não dará o Espírito Santo aos que o pedirem” (Lc 11, 13), mas precisamos pedir de forma humilde, confiante e perseverante.

Sabendo disso, é nosso dever reservar tempo para Deus, rezando com humildade, confiança e perseverança, pois Ele quer preparar nosso coração para receber os dons que deseja nos dar desde toda a eternidade.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos