CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Por que os primeiros cristãos não adoeceram?

Após ter apresentado o problema do adoecimento de muitos católicos que buscam viver a fé de forma autêntica, Padre Paulo Ricardo inicia, com esta aula, uma série de reflexões a fim de mostrar onde está a solução para essa dificuldade atual.

Texto do episódio
53180

Depois de ter apresentado o problema do adoecimento de muitos católicos que buscam viver a fé de forma autêntica, Padre Paulo Ricardo iniciará uma série de reflexões a fim de mostrar onde está a solução para essa dificuldade atual.

A resposta está, sim, no passado; mais precisamente nos cristãos dos primeiros séculos. No entanto, em vez de partir de uma ideia vaga de como viviam os cristãos — a qual não teria muito efeito para os mais desesperançosos —, Padre Paulo analisará as Cartas de Plínio, governador do Ponto e da Bitínia, ao Imperador Trajano, no início do século II.

Nesses relatos de um pagão, é possível constatar certo estarrecimento com a determinação dos cristãos daquela região do Império, os quais, anos antes, tinham sido evangelizados por São Pedro através de sua Segunda Carta. Mas qual era o diferencial deles? De que modo eles podem iluminar a situação crítica em que vivemos?

Essas e outras dúvidas serão respondidas pelo Padre Paulo Ricardo na aula aberta desta terça-feira, 12 de novembro, às 21 horas..

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

53
180
Mais recentes
Mais antigos


SC
Selma Cruz
15 Jan 2025

Essa aula traduz parte dos meus sentimentos, que muitas vezes eram incompreendidos por mim mesma.

Responder
KY
Klency Yang
8 Jan 2025

Como não se emocionar com as palavras do Padre Paulo Ricardo vendo-o tão emocionado ao falar de Jesus?

Responder
PS
Paulo Silva
11 Dez 2024

Quem tem um porquê aguenta qualquer como.

Responder
MB
Maria Baia
28 Nov 2024

Muuuuito Bom! Oportuno! Esclarecedor! 

Porém, desejo enfatizar, que o tom do Padre Paulo, até mesmos as suas brincadeiras, tornam agradáveis, essas pesadas e fortes aulas. Obrigada! 

Responder
GW
Graziela Warmuth
25 Nov 2024

Amoooooooo! Padre Aulo Ricardo!!!!! Sonho conhecer pessoalmente 

Responder
NB
Norma Benedette
20 Nov 2024

Continue padre, não desista nunca. Sempre oro pela sua proteção. Gratidão.

Responder
LO
Leila Oliveira
18 Nov 2024

É maravilhoso compreender que ser católica é ser uma pessoa unida à Cristo e transformar o mundo por amor!!!

Responder
JM
Joyce Muzy
17 Nov 2024

Nossa, tô sem palavras com essa aula 🙏🏻♥️ maravilhosa 

Responder
IM
Isabel Miranda
17 Nov 2024

Muito bom! Curiosa para os proximos videos. Como a gente nao sabia nada disso!! 

Responder
GC
Gisely Campos
17 Nov 2024

Espetacular 

Responder
AS
Aldayr Souza
16 Nov 2024

 É  o de que precisávamos tomar consciência.

Responder
DA
Denise Andrade
16 Nov 2024

" No início, o Cristianismo não era uma doutrina, mas UMA PESSOA  - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!

Emocionante, amado Padre Paulo Ricardo!

Dá-me a graça, Senhor, de apanhar sorrindo e pronunciando Teu nome até o último momento de minha vida !!!

Responder
IA
Ilma Andrade
16 Nov 2024

 ndesejo sempre de beber mais e mais dessa fonte  de água viva  do nosso Senhor e, caridosamente partilhada pelo sr padre Ricardo!  Bênçãos renovadas!!!

Responder
DA
Denise Andrade
16 Nov 2024

" Quando você tem a fé em Jesus, você fica como um estrangeiro ". Meu Deus, quanto Amor por nós miseráveis pecadores!  Quanto amor ao nos presentear com esse ser humano iluminado e abençoado que é nosso Padre Paulo Ricardo! Obrigada, Pai !

Responder
MA
Maria Araujo
16 Nov 2024

Amém. Obrigada, pe. Paulo. Bela transmissão, mensagem edificante. Deus continue fazendo do seu ministério um grande instrumento de evangelização 🙏 

Responder
RN
Rian Neri
16 Nov 2024
(Editado)

alguém sabe que bíblia, aparentemente bílingue grego-português, o padre está lendo a partir de 45 minutos? 

Responder
SL
Sueleni Leite
15 Nov 2024

Querido Padre Paulo Ricardo, nessa aula o Sr. descreveu algo que tenho vivido e que já observei que não está certo. Não quero ser uma católica estranha. Quero viver a minha fé com amor e devoção,mas sem paranóia, sem adoecer, pois o amor não adoece, como foi dito.Obrigado por falar sobre tudo isso. Deus abençoe!

Responder
EM
Egiane Manoel
14 Nov 2024

Amém 🙏🏻 

Responder
CS
Cláudia Silva
14 Nov 2024

Boa noite! Muito bom saber os detalhes da vida dos cristãos na época de Plínio e Trajano, governadores de uma parte importante da Ásia Menor. Obrigada, querido sacerdote.

Responder
RL
Raiene Lemos
13 Nov 2024
(Editado)

Eu estava pensando sobre o que o padre fala de acessar a memória espiritual, e percebi que não faço idéia de como despertar isso em mim, mesmo usando o discurso sobre o ocorrido. A minha conversão foi uma conversão intelectual, nada muito emocionante, e vi o momento (me lembro muito bem) o instante que aquele vazio deixando pela fraqueza natural da razão (argumentos) foi preenchido e sustentado pelo meu ato de Fé. Eu não vi amor, eu vi uma verdade de outro tipo, não foi Fé no Amor de Deus exatamente, mas Fé no Mistério da Igreja.

Tem um livro chamado Fé no Amor de Deus - por Irmã da Providência (que é sem edição/não mais editado) que fala sobre a necessidade imperativa de Fé, não apenas no conteúdo da fé, no sentido de 'os mistérios', mas o que causou e está por trás de tudo isso. Mas mesmo tendo esse excelente e exclusivo (quase) material, não consigo realizar atoa de Fé (ato de fé exercida), me parece que eu me coloco a disposição, mas mesmo assim não acontece nada.

Foto da capa do livro para identificação: [ https://acdn.mitiendanube.com/stores/046/283/products/b0262c75ec015fe8a7cbb1a1e6841929-3b3dd31d43c5615f5217169997620870-1024-1024.webp ]

7
Responder
RC
Regina Costa
13 Nov 2024

Sem dúvidas essa é uma aula q precisarei REVER várias vezes pq por 8 anos convivi com um padre que busca e nos ensina a viver a santidade e por hora teremos um padre que não estuda não vive a verdadeira doutrina de Cristo e é da linha da teoria da libertação onde casais do mesmo sexo podem comungar :::enfim.:::pedindo a Deus a graça de não deixar de ir à igreja pq Jesus estará lá a me esperar 

Lembrar vou até colar na minha parede:

— Nao adaptar ao mundo moderno p ele parar de bater em mim — Nao ser um cristão neurótico / doente e preso a doutrina mas.::..— Chegou o momento da purificação de viver tudo o que nosso amado pároco nos ensinou por meios das leituras dos livros / vida dos Santos e direcionamentos: AMAR COMO CRISTO NOS AMOU POR PRIMEIRO MAS C A FIRMEZA DE CRISTO NA ALEGRIA E NO AMOR..mas não um amor morto mas ativo que desbancou toda aquela sujeira dos sacerdotes corrompidos que transformava a casa do nosso PAI em casa de comércio.::AMAR e LUTAR QUE A BONDADE E A VERDADE PREVALEÇA 
1
Responder
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos