CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 14, 1. 7-11)

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: "Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado."

No Evangelho de hoje, convidado para tomar a refeição na casa de um dos chefes dos fariseus, o Senhor nota o quanto os convivas procuravam ocupar os lugares de honra e distinção. Assim, depois de contar uma parábola que os incitavam a procurar os últimos lugares, conclui: quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado. A lição, portanto, que Jesus deseja ensinar-nos a todos é da humildade, virtude fundamental e imprescindível para a nossa salvação e nossa vida espiritual, pois, sem a humildade, nenhuma virtude é virtude; e mesmo que alguém praticasse todas as obras de piedade e caridade, se lhe faltasse a humildade, tudo isso de nada adiantaria para a sua salvação. Miremos o exemplo excelso da Santíssima Virgem Maria, a qual, em seu Magnificat, cantou a virtude que atraiu o Coração de Deus ao seu Imaculado Coração: porque Ele viu a humildade da sua escrava (Lc 1, 48). Ela não disse que o Senhor olhou para a sua castidade e virgindade, ou para uma outra virtude. Não! O Senhor olhou para a sua humildade, e que Fruto Bendito foi o que dela nasceu: Jesus, o Filho de Deus, aquele que, sendo de condição divina, aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo, e humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte de cruz (Fl 2, 6-8). Foi pela humildade de Maria que o Senhor se encarnou, foi por ela que o amor do Redentor se manifestou. Não nos aquece o coração ver que o Senhor se humilhou, sofreu e morreu pensando em cada um de nós? Se o Filho de Deus feito carne me amou e se entregou de tal maneira por mim (Gl 2, 20), humilhando-Se até o extremo, não devemos também nós nos humilharmos e rebaixarmos por amor a Ele e com Ele? Por isso, peçamos hoje ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, a graça desta humildade de amor que é salvífica, pois quem se humilha, será elevado!

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos