CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Homilia Dominical
3 Out 2013 - 26:28

Servir a Deus é reinar

00:00 / 00:00
Homilia Dominical - 3 Out 2013 - 26:28

Servir a Deus é reinar

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

No Evangelho do 27º Domingo do Tempo Comum, Jesus narra a parábola do "servo inútil". Na sociedade moderna, o conceito de escravidão é quase incompreensível, mas, na época de Jesus, ela não possuía o caráter negativo que possui hoje. Deve, portanto, ser lida no contexto da época em que foi proferida. Nesse sentido, sabendo que Deus é o Senhor, o dono, por assim dizer, de toda a humanidade, é preciso entender que nada muda para Ele quando homem realiza qualquer ação em seu favor. Deus não se torna mais ou menos. Não sai ganhando. Portanto, por mais que o homem faça, nada acrescentará a Ele e é por isso pode ser chamado de "servo inútil".

Ao mesmo tempo, servir a Deus se reverte para o homem num bem imenso, posto que é isso que o realiza enquanto criatura. É o que de melhor pode acontecer a uma pessoa: servir a Deus. É nesse sentido que o Evangelho chama a atenção para a virtude da fé, que é algo devido a Deus, mas que não pode ser tida como um fardo. É justamente o contrário. O cristão precisa crer para tornar-se pleno. "Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé".

Material para Download

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.