CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Comece agora mesmo nosso curso “O Segredo de Teresinha”!

Hoje, 30 de setembro de 2022, celebramos com grande devoção a entrada de Santa Teresinha do Menino Jesus para a verdadeira vida: são 125 anos de sua entrada no Céu, na vida junto de Deus. Cheios de comoção, nós nos voltamos para aquela enfermaria em Lisieux, em que ela, com grande sofrimento, entregou sua belíssima alma a Deus. Quando morreu, Teresinha contava 24 anos de idade — 24 anos que depois seriam agradecidos por milhões de pessoas, na Novena das Rosas: os 24 Glórias ao Pai que seus devotos rezam pelo tempo de vida que Santa Teresinha teve na terra.

É interessante como a vida de Santa Teresinha é um contraste com sua vida póstuma, isto é, sua vida depois de morta. De fato, ao longo de seus 24 anos nesta terra, ela foi uma mulher que viveu no escondimento. Como gratidão a Jesus que se escondia por ela no sacrário — le Jésus caché, ela o chamava —, também Teresinha quis se esconder por Ele. E a flor do Carmelo se escondeu tanto que sua santidade quase não foi notada. 

Por exemplo, quando analisamos o processo de beatificação de Santa Teresinha — que completará 100 anos em 2023 —, vemos que suas irmãs de comunidade, que conviveram com ela, ficaram divididas quanto à sua santidade: das 18 capitulares que votaram para dar início à sua causa de beatificação, somente nove tinham firme convicção de que ela tinha sido santa; algumas titubearam; e outras ainda, frontalmente contrárias à causa, chegaram a ser categóricas em sua oposição, chamando de marketing e propaganda toda a promoção que se fazia em torno de Teresinha.

Deus, no entanto, fez questão de a tomar e colocar como que num candelabro, a fim de que ela brilhasse — a mesma Teresinha que passou escondida sua existência neste mundo, ocultando sua santidade inclusive das irmãs que viviam ao seu redor. Grande contraste! A monja desconhecida, depois de morta, tornou-se um farol extraordinário a guiar milhões de pessoas para Deus, num caminho que ela chamou de pequena via.

Como Deus operou essa transformação, da Teresinha escondida para a Teresinha conhecida e amada por todos? 

Bom, em primeiro lugar, Deus usou a obra que ela mesma escreveu: a História de uma Alma — com seus manuscritos A, B e C —, que foi um sucesso editorial desde o princípio. No primeiro ano, venderam-se duas mil cópias; no segundo, quatro; no terceiro, seis… e esse número só se multiplicou; mais e mais pessoas foram se admirando com a vida interior de Santa Teresinha. A isso se seguiu, em segundo lugar, uma multidão de milagres operados por sua intercessão — fenômeno a que suas irmãs carmelitas chamaram “furacão de glória”.

Antes de mais nada, portanto, as pessoas encontraram em seu livro uma verdadeira preciosidade, a obra de uma verdadeira Doutora da Igreja. E as orações feitas a ela alcançaram numerosos milagres, milagres extraordinários, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial, a tal ponto que os Papas tiveram de “apressar” sua elevação à honra dos altares. A sublimidade de sua doutrina revela, pois, sua pujante vida interior; e os prodígios realizados por sua intercessão vêm para atestar a santidade de Teresinha — como ela mesma havia previsto que aconteceria: Je passerai mon Ciel à faire du bien sur la terre, “Passarei o meu Céu a fazer o bem sobre a terra”.

Por isso, aproveitando essa data jubilar especial, queremos convidar você a fazer o curso “O Segredo de Teresinha”. Para esta comemoração dos 125 anos de sua entrada para a vida, acrescentamos duas aulas inéditas a esse conteúdo, que agora conta com 20 aulas. O tema dessas aulas complementares é o processo de beatificação e o reconhecimento da santidade de Santa Teresinha do Menino Jesus. Com esse estudo, peçamos também a intercessão dessa grande santa por nossas famílias e por nosso país, às vésperas que estamos de uma eleição histórica para o Brasil. Que venham do Céu tantas bênçãos quantas são as de que necessitamos!

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

320episódios