CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Escravidão Digital

Para além do cérebro

Se usarmos um método físico para analisar fisicamente o cérebro, os resultados, obviamente, se limitarão à ordem física. Mas, se certos fenômenos humanos participam, também, da ordem espiritual, talvez o método adequado não seja o físico, mas o metafísico. 

A neurociência nos ajudou até aqui, mas, cientes de que temos algo que os métodos científicos não alcançam, precisamos dar um passo adiante, para uma nova trilha.

612

O que é adicção?

A palavra “adicção”, que temos usado ao longo deste curso, é a versão dos portugueses para “adição”. Tenho preferido a primeira forma, europeia, por ser mais próxima do inglês e também porque algum desinformado pode se perguntar: “Mas o que está sendo adicionado?” 

Como seja, vale esclarecer que a adicção não é somente um vício. Vícios são maus hábitos. Há quem tenha o vício de falar palavrões, contar mentiras, roubar etc. Quando falamos de adicção, temos em vista um outro fenômeno, estudado nos últimos anos, que consiste em certas modificações no cérebro, neuronais, provocadas pelo uso de certas substâncias — como o álcool, a maconha, a cocaína, o crack e outras do gênero. A novidade é que, conforme descobertas recentes, essas mesmas modificações ocorrem, em grau menor, nas pessoas que consomem muita internet. Modificações estas que têm ocasionado sintomas disfuncionais, como desânimo, falta de foco e energia para a realização de tarefas etc. —, deixando-as como aqueles ratinhos apáticos da aula anterior. 

Um problema metodológico, ou: A filologia dos neurônios

Acontece, porém, que esses estudos neurocientíficos, embora...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos