CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Escravidão Digital

Você tem hora de comer e de dormir?

Para vencer o tédio, precisamos organizar aspectos mais básicos da nossa vida, aspectos que podem parecer triviais e óbvios, mas que têm sido assombrosamente ignorados pela imensa maioria das pessoas.

Por exemplo: faz parte da identidade humana o dormir e o comer. É preciso ter um horário para isso. Mas muitas pessoas só se lembram dessas atividades básicas depois de se entediar com os vídeos do Instagram, com as partidas do videogame e com os sites pornográficos…

378

Como vencer o tédio?

Na última aula falamos da oração como sendo o primeiro passo no caminho para a liberdade. Depois dele, temos os passos da confissão geral e da comunhão, sem os quais não podemos nos manter em estado de graça, indispensável a quem queria se ver livre da escravidão digital. Ocorre que — e aqui entramos no tema da presente aula — nada disso vai impedir que se abata sobre nós o mal que tem feito toda a sociedade moderna se prostrar: o tédio.

Recapitulando: nós temos um cérebro feito para a escassez, para a caça, para a vida na savana, na mata atlântica. Nosso cérebro foi feito de modo a nos estimular à busca de alimento, sem o qual não vive o indivíduo, e à busca de sexo, sem o qual não sobrevive a espécie. Acontece que o mundo moderno nos dá tudo o que precisamos em abundância, de bandeja. A comida e o sexo estão, para usar a expressão americana, one click away, a um clique de distância. Se a necessidade é comida, basta ir ao aplicativo e escolher, dentre as milhares de opções, o prato predileto. Se a necessidade é sexo, também basta ir ao aplicativo de paquera e escolher, dentre as milhares de opções, o parceiro mais atraente.

Então, na...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos