CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Fechar

Conheça o maior tesouro espiritual da Igreja

O curso História da Missa apresenta o desenvolvimento orgânico da liturgia da Igreja ao longo dos séculos. Uma jornada que começa com os Apóstolos, passando pela formação do rito latino e a Idade Média, até o Concílio de Trento. O objetivo é fornecer uma compreensão profunda dos principais elementos da Missa, bem como o seu significado para a preservação da fé católica e o cultivo da vida de oração.

Por muito tempo o Padre Paulo Ricardo hesitou em fazer um curso sobre liturgia. Havia riscos de incompreensão vários e, além do mais, não era possível falar dos santos ritos de nossa religião sem antes tratar de sua alma, que é a oração

Por isso, depois de anos ensinando as pessoas a rezar, finalmente estamos trazendo um conteúdo sobre a lex orandi da Igreja.

No primeiro módulo de “A Batalha dos Missais”, percorremos juntos o caminho seguro da fé católica sobre a Missa, explicando sobretudo o seu caráter sacrificial, definido dogmaticamente. 

Agora, vamos entrar na história da Missa, examinando sua estrutura original, deixada pelo próprio Senhor e os Apóstolos; explorando a formação do rito latino e seu enriquecimento, ao longo de toda a Idade Média, até chegar ao Concílio de Trento e às reformas que aí se deram. Tudo isso para chegar a uma conclusão surpreendente: não existe Missa Tridentina, nem Missa de Pio V.

Não entendeu? Então venha mergulhar conosco na história da Igreja e do culto divino! Para além das controvérsias entre um e outro missal do rito romano, este é um curso para você se apaixonar de vez pelo santo sacrifício do altar!

Referências bibliográficas
Classificação do curso
Descubra o que nossos alunos dizem! Veja as avaliações feitas por quem já participou.

Nota atual do curso: 5,0 (852 avaliações)
99,1%
0,7%
0,1%
0,1%
0,0%
0,0%
FS
Flávia Santos

Fantástico, amei demais.

RS
Rosimar Silva

Louvo ao Senhor por nos dar, neste tempo, o Padre Paulo Ricardo que se dedica em fazer de seu sacerdócio uma oferenda agradável ao Senhor, exercendo a base principal de sua missão, ser catequista, se preocupar com a instrução de seus filhos espirituais. Louvo ao Senhor pela Internet que me possibilita ter acesso aos cursos riquíssimos feitos por ele e sua equipe com amor a nós, leigos ou não. Deus os abençoe eternamente.

PM
Pollyanna Melo

Experiência única de aprofundamento da fé cristã.

TG
Thiago Gois

Muito gratificante saber e entender a origem dos ritos presentes na Santa missa, bem como os motivos de manter desta forma.

SE
Silvana Effting

Muito bom!

ER
Emerson Rosário

Conhecer nossa fé, um ato de amar o próximo.

RO
Renato Oliveira

Tirei um monte de dúvida sobre o desenvolvimento litúrgico.

JD
Juliana Daher

Extraordinária!

MZ
Matheus Zelanti

Muito importante para entender a riqueza da missa.

AC
Ana Carolina

Perfeito!

CN
Carlos Neves

Ser aluno do Padre Paulo iluminou minha inteligência e confirmou, antes frágil, a minha Fé.

AO
Ana Oliveira

Gostei muitíssimo!

VB
Valdinei Barreto

Através desse é o da Batalha dos Missais aprendi a amar e entender melhor a Santa Missa.

TA
Teresa Azevedo

Esse curso me proporcionou um imenso aprendizado.

VA
Vivaldo Andrade

Excelente e esclarecedor. Como leigos temos uma visão muito simplista de um grande tesouro que é a história da doutrina católica.

JR
Juliana Rosa

Excelente curso. Obrigada, Padre Paulo. A paz de Cristo esteja com o senhor e a sua equipe sempre.

SS
Sônia Silva

A verdade é perene e precisa sempre ser mostrada. Mesmo que muitos poderosos não gostem. Estou feliz em poder assistir essas aulas preciosas. Obrigada!

PB
Pe. Bombazar

Sou padre Lucas Bombazar de Santa Catarina. Só quero deixar registrado que as aulas do padre Paulo Ricardo mudaram minha vida! Uma verdadeira experiência de conversão pessoal. Hoje estudo mais leio mais deixei de ser um padre mediano como eu era! Só gratidão a Deus por esse espaço santo! Obrigado padre Paulo Ricardo 🙏

AM
Andreia Medina

Falta recursos como opção de ver com celular bloqueado, tipo youtube premium. Mas quanto ao conteúdo nossa bom demais. Tem me feito aprender demais e amar cada aula mais nossa Igreja e Jesus Cristo sempre mais.

RG
Rosimari Giacoma

Estou muito grata por todo conhecimento que o Pe. Paulo nos passa. Alto nível, embora ele simplifique para nossa maior compreensão.

IP
Ives Pereira

Depois que conheci a verdadeira doutrina, tive a sensação de estar vivendo todos esses anos em uma seita, mas na verdade era apenas a Santa Igreja em sua via crucis, desfigurada em suas dores, e agora percebo que nossa vocação atual é a de ser "Cirineus" para ela nestas dores de parto. Gratidão ao seu apostolado e a toda sua equipe!

LF
Lúcio Fuzette

EXCELENTE CURSO, CADA VEZ MAIS APAIXONADO PELA SANTA IGREJA CATÓLICA

CM
Carmem Moreira

Como sempre, mais um curso fantástico do Padre Paulo Ricardo!

CN
Cássia Nascimento

Maravilhada!

Aulas do curso
Referências bibliográficas
Classificação do curso