110. A Igreja alguma vez já proibiu a leitura da bíblia?

Versão áudio

Uma das acusações mais comuns contra a Igreja Católica é a de que ela teria proibido aos leigos a leitura das Sagradas Escrituras. Acusação infundada, pois, o que sempre se deu foi uma orientação no sentido de que os textos bíblicos fossem lidos sob a assistência do Magistério. Portanto, são posturas bem diferentes.

Historicamente, durante o primeiro milênio consolidou-se na Igreja a salutar prática da lectio divina, ou seja, da leitura orante da Sagrada Escritura. Ela era praticada pelo clero, mas foi estendida também aos leigos. A lectio divina foi de tão grande importância que o Catecismo destaca:

"A Igreja exorta todos os fiéis cristãos, com veemência e de modo peculiar... a que pela frequente leitura das divinas Escrituras aprendam a eminente ciência de Jesus Cristo... Lembre-se, porém, de que a leitura da sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem; pois a Ele falamos quando rezamos. A Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos.

Os padres espirituais, (...) resumem assim as disposições do coração alimentado pela Palavra de Deus na oração: ‘Procurai pela leitura, e encontrareis meditando, batei orando, e vos será aberto pela contemplação." (CIC 2653-2654)

Essa disposição sofreu um duro golpe no início do século XII, na França, com o surgimento da heresia cátara. Tal heresia foi uma mistura de outros pensamentos heréticos, principalmente maniqueísta e gnóstico. Em sua obra "A Igreja das Catedrais e das Cruzadas", Daniel-Rops explica o cerne da heresia dizendo:

"O essencial continua sendo o dualismo. No mundo tal como vemos, debatem-se dois princípios: Perfeito e Imperfeito, Absoluto e Relativo, Eterno e Temporal, Bem e Mal, Espírito e Matéria. Por que esta oposição? Porque o mundo é o campo de batalha onde lutam dois deuses, o do Bem e do Mal, aqueles que os iranianos chamavam Hormuz e Ahriman. Sobre a natureza do primeiro, todos estão de acordo: é infinitamente puro, infinitamente perfeito, infinitamente bom, Espírito na sua plenitude. Quanto à do segundo, que eles chamam Satanás, Lucibel ou Lúcifer, as opiniões divergem: uns afirmam que é verdadeiramente outro deus, totalmente estranho ao deus bom, mas outros concebem-no como uma criatura que o orgulho lançou na revolta e no mal." (p. 589)

Os cátaros criam em dois deuses e, para eles, o mundo visível seria uma criação do deus mau, pois é onde existe a matéria (corruptível), portanto, também o pecado. O homem teria sido criado do nada e Lúcifer teria encerrado nos corpos de barro alguns "espíritos puros". Jesus teria ensinado a todos que é "preciso renunciar à terra, à carne, à vida, para se poder voltar a ser um espírito puro e reencontrar a pátria perdida ou céu". (p. 590). Daniel-Rops é enfático ao dizer que "não é necessário sublinhar até que ponto uma doutrina como esta se opõe ao cristianismo."

Por crerem que em cada criança nascida "o espírito mau encerra no seu corpo a alma de um anjo decaído", os catáros eram contrários à maternidade. Para eles, a mulher grávida estava "possuída" e, por gerar matéria, seria a fonte de todo mal. Por causa disso, matavam-nas e quando um crime dessa natureza era descoberto, a população, contrária a ele, acabava por linchar os assassinos.

Os heréticos, como se vê, não eram pessoas pacíficas, mas sim, bastante violentas, capazes de gerar uma verdadeira convulsão social - o que fizeram de fato -, causando um grande prejuízo, não só material, mas em vidas humanas. Eles invadiam propriedades, saqueavam, ateavam fogo e matavam quem se opunha à heresia por eles defendida.

Toda essa celeuma iniciou-se com a leitura e a interpretação das Sagradas Escrituras sem a assistência do Magistério. Por isso, houve a necessidade de se defender a leitura da Bíblia conforme ele. O Papa Inocêncio III, na carta denominada "Cum ex iniuncto" aos habitantes de Metz, datada de 12 de julho de 1199, enfatiza a necessidade do Magistério da Igreja para explicar a Sagrada Escritura:

"O nosso venerável irmão, o bispo de Metz, nos fez saber com suas cartas que, seja na diocese, seja na cidade de Metz, uma considerável multidão de leigos e de mulheres, de certo modo atraída pelo desejo das Escrituras, fez traduzir em língua francesa os Evangelhos, as cartas de Paulo, o Saltério, os "Moralia in Iob", de Gregório Magno e diversos outros livros; … assim, porém, aconteceu que em assembleias secretas os leigos e as mulheres presumem arrotar entre si tais coisas e pregar uns aos outros, e nem aceitam a companhia daqueles que não se associam a tais coisas... Alguns dentre eles desdenham até a simplicidade de seus sacerdotes; e, quando por meio destes lhes é oferecida a palavra salvação, às escondidas murmuram que eles têm coisa melhor nos seus escritos e que podem disso falar com maior sabedoria.

Também se o desejo de entender as divinas Escrituras e o zelo de exortar em conformidade com estas não mereça repreensão, mas antes, recomendação, tais porém parecem merecer censura, porque celebram pequenas reuniões próprias, usurpam para si o ofício da pregação, zombam da simplicidade dos sacerdotes e recusam a companhia daqueles que não se associam a tais coisas. Deus, de fato, odeia a tal ponto as obras das trevas que aos Apóstolos recomendou e disse: "Aquilo que eu vos digo nas trevas, dizei-o na luz, e aquilo que escutais ao pé do ouvido, pregai-o sobre os tetos" (Mt 10,27); dado com isso a conhecer de modo manifesto que a pregação evangélica deve ser proposta não em conventículos escondidos, como fazem os hereges, mas publicamente na Igreja, de acordo com o costume católico...

Os abscônditos mistérios da fé não devem, porém, ser colocados à disposição de todos sem distinção, dado que não podem ser compreendidos de modo indistinto por todos, mas somente por aqueles que podem acolhê-los com uma inteligência crente. Por isso, o Apóstolo diz aos simples: "Como recém-nascidos em Cristo vos dei leite de beber, não alimento sólido" (1 Cor 3,2)...

De fato, a profundidade da divina Escritura é tão grande que não só os iletrados, mas também os sábios e os doutores não estão plenamente à altura de perscrutar seu significado. Por isso a Escritura diz: "Muitos fracassaram no afã de prescrutar" (Sl 64,7). Por isso, naquele tempo foi corretamente estabelecido na lei divina que o animal que tivesse tocado o monte Sinai fosse apedrejado, para que evidentemente um simples qualquer ou alguém sem instrução não presuma penetrar na sublimidade da sagrada Escritura ou pregá-la a outros. Está escrito, de fato: "Não procures para ti o que te ultrapassa". Por isso diz o Apóstolo: "Não procureis saber mais do que convém saber, mas saber com sobriedade".

Como de fato são muitos os membros do corpo, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim são muitas as categorias na Igreja, mas nem todas têm o mesmo encargo, pois segundo o Apóstolo, "a alguns, o Senhor estabeleceu apóstolos, a outros, profetas, a outros ainda, doutores etc". Sendo pois na Igreja a categoria dos doutores de certo modo singular, não deve qualquer um de modo indistinto reivindicar para si o encargo da pregação." (DH 770-771)

Foi também o livre exame das Escrituras que culminou no protestantismo, o qual, de maneira muito clara, guarda resquícios da heresia cátara. No Concílio de Trento, em 1546, a Igreja restringiu a leitura das sagradas Escrituras, mas vejamos como o fez e por qual motivo:

"Além disso, para refrear certos talentos petulantes, estabelece que ninguém, confiando no próprio juízo, ouse interpretar a Sagrada Escritura, nas matérias de fé e de moral que pertencem ao edifício da doutrina cristã, distorcendo a Sagrada Escritura segundo o seu próprio modo de pensar contrário ao sentido que a santa mãe Igreja, à qual compete julgar do verdadeiro sentido e da interpretação das sagradas Escrituras, sustentou e sustenta; ou ainda, contra o consenso unânime dos Padres, mesmo que tais interpretações não devam vir a ser jamais publicadas." (DH 1507)

Nos dias atuais, esse decreto pode soar como intolerante ou como uma restrição aos direitos da pessoa. Contudo, analisando este posicionamento da Igreja de forma católica, ou seja, olhando o todo, é possível perceber a coerência utilizada, pois, como mãe e mestra, é ela quem deve apontar o caminho seguro que cada filho seu deve trilhar rumo ao céu. Ainda que para isso tenha de exercer a disciplina.

As Sagradas Escrituras são um dom de Deus para todos, contudo, em meio a correntes gnósticas, heresias ou interpretações erradas, a Igreja diz: "meus filhos, antes de lerem Bíblia, sejam católicos; antes de quererem interpretar as Sagradas Escrituras aprendam o que é a fé da Igreja." O Papa Bento XVI na exortação apostólica Verbum Domini, é bem claro ao dizer que:

"Outro grande tema surgido durante o Sínodo, sobre o qual quero debruçar-me agora, é a interpretação da Sagrada Escritura na Igreja. E precisamente a ligação intrínseca entre Palavra e fé põe em evidência que a autêntica hermenêutica da Bíblia só pode ser feita na fé eclesial, que tem o seu paradigma no sim de Maria. (...) E São Tomás de Aquino, mencionando Santo Agostinho, insiste vigorosamente: "A letra do Evangelho também mata, se faltar a graça interior da fé que cura".

Isto permite-nos assinalar um critério fundamental da hermenêutica bíblica: o lugar originário da interpretação da Escritura é a vida da Igreja. Esta afirmação não indica a referência eclesial como um critério extrínseco ao qual se devem submeter os exegetas, mas é uma exigência da própria realidade das Escrituras e do modo como se formaram ao longo do tempo. De fato, as tradições de fé formavam o ambiente vital onde se inseriu a atividade literária dos autores da Sagrada Escritura. Esta inserção englobava também a participação na vida litúrgica e na atividade externa das comunidades, no seu mundo espiritual, na sua cultura e nas vicissitudes do seu destino histórico. Por isso, de modo semelhante, a interpretação da Sagrada Escritura exige a participação dos exegetas em toda a vida e em toda a fé da comunidade crente do seu tempo. Por conseguinte, devendo a Sagrada Escritura ser lida e interpretada com o mesmo Espírito com que foi escrita, é preciso que os exegetas, os teólogos e todo o Povo de Deus se abeirem dela por aquilo que realmente é: como Palavra de Deus que Se nos comunica através de palavras humanas. Trata-se de um dado constante e implícito na própria Bíblia: ‘Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, porque jamais uma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que os homens santos falaram em nome de Deus’. Aliás, é precisamente a fé da Igreja que reconheceu na Bíblia a Palavra de Deus; como admiravelmente diz Santo Agostinho, ‘não acreditaria no Evangelho se não me movesse a isso a autoridade da Igreja Católica’. O Espírito Santo, que anima a vida da Igreja, é que torna capaz de interpretar autenticamente as Escrituras. A Bíblia é o livro da Igreja e, a partir da imanência dela na vida eclesial, brota também a sua verdadeira hermenêutica." (VD 29)

A chave de leitura das sagradas Escrituras é Jesus Cristo, na fé transmitida pelos apóstolos, ou seja, dentro da Igreja. É por isso que a Igreja, como uma mãe zelosa, orienta que as traduções da Bíblia sejam sempre ornadas com notas de rodapé, justamente orientando o fiel a ler os textos em consonância com a fé de sempre. O Concílio Vaticano II, em sua Constituição Dogmática Dei Verbum, também diz que:

"É necessário, por isso, que todos os clérigos e sobretudo os sacerdotes de Cristo e outros que, como os diáconos e os catequistas, se consagram legitimamente ao ministério da palavra, mantenham um contato íntimo com as Escrituras, mediante a leitura assídua e o estudo apurado, a fim de que nenhum deles se torne «pregador vão e superficial da palavra de Deus. Por não a ouvir de dentro», tendo, como têm, a obrigação de comunicar aos fiéis que lhes estão confiados as grandíssimas riquezas da palavra divina, sobretudo na sagrada Liturgia. Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam «a sublime ciência de Jesus Cristo» (Fil. 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo». Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja. Lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem; porque «a Ele falamos, quando rezamos, a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos» (6).

Compete aos sagrados pastores «depositários da doutrina apostólica», ensinar oportunamente os fiéis que lhes foram confiados no uso reto dos livros divinos, de modo particular do Novo Testamento, e sobretudo dos Evangelhos. E isto por meio de traduções dos textos sagrados, que devem ser acompanhadas das explicações necessárias e verdadeiramente suficientes, para que os filhos da Igreja se familiarizem dum modo seguro e útil com a Sagrada Escritura, e se penetrem do seu espírito.

Além disso, façam-se edições da Sagrada Escritura, munidas das convenientes anotações, para uso também dos não cristãos, e adaptadas às suas condições; e tanto os pastores de almas como os cristãos de qualquer estado procuram difundi-las com zelo e prudência." (DV 25)

A Dei Verbum, ainda cumprindo o seu papel de corroborar o ensinamento da Igreja reafirma que a "Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; (...)". E ainda que:

"o encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Este magistério não está acima da palavra de Deus, mas sim ao seu serviço, ensinando apenas o que foi transmitido, enquanto, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, a ouve piamente, a guarda religiosamente e a expõe fielmente, haurindo deste depósito único da fé tudo quanto propõe à fé como divinamente revelado." (DV 10)

Está, portanto, claro que a Igreja nunca proibiu a leitura dos livros sagrados. O que ela teve sempre foi o cuidado, o zelo em garantir que a interpretação das Sagradas Escrituras fosse feita dentro do espirito com que seu autor a inspirou. Por isso é que o Papa Emérito Bento XVI frisava sempre que a Igreja Católica Apostólica Romana não é a religião de um livro, mas de uma pessoa: JESUS CRISTO, o qual continua vivo na sua Igreja, nos seus santos ao longo dos séculos e é esta Igreja que tem a missão de interpretar a Bíblia.

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do site padrepauloricardo.org. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do site.

EpisódioTítuloDuraçãoData
233Por que devemos comungar ao menos uma vez por ano? 09:01Fevereiro 10, 2015
232Como me relacionar com o meu anjo da guarda?08:19Janeiro 26, 2015
231Qual a missão dos anjos da guarda?09:51Janeiro 20, 2015
230Qual a origem da coroa do Advento?06:15Dezembro 11, 2014
229Quais são as carícias permitidas no namoro?07:52Dezembro 04, 2014
228Por que o sexo antes do casamento é pecado?07:18Novembro 26, 2014
227É verdade que a dor de Cristo na cruz foi a maior que existiu?08:04Novembro 11, 2014
226Por que a Igreja permite a veneração das relíquias? 08:57Outubro 13, 2014
225É pecado apostar na loteria?08:35Setembro 29, 2014
224Mentir é sempre pecado? 10:23Setembro 23, 2014
223O purgatório é uma invenção medieval?09:06Setembro 16, 2014
222 Como o Matrimônio é um sacramento, se ele já existia antes de Cristo?10:12Setembro 12, 2014
221Como provar que Jesus é Deus?14:35Agosto 11, 2014
220Por que a Igreja permite o juramento se Jesus o proíbe?08:43Julho 31, 2014
219De onde vieram os quatro símbolos dos Evangelhos?12:15Julho 23, 2014
218Em que consiste a devoção dos cinco primeiros sábados do mês em honra à Virgem de Fátima?10:23Junho 28, 2014
217A comunhão das nove primeiras sextas-feiras garante a salvação? 07:54Junho 23, 2014
216A Unção dos Enfermos perdoa os pecados?09:38Junho 13, 2014
215Por que os católicos não comem carne na sexta-feira? 09:56Junho 05, 2014
214Como se livrar do vício da pornografia?05:57Maio 13, 2014
213Aqueles que têm vida sexual fora do matrimônio podem ser batizados? 10:37Maio 07, 2014
212Será que Deus escuta as orações dos pecadores?08:39Abril 30, 2014
211É lícito fazer correntes de oração?06:15Abril 22, 2014
210Nós somos obrigados a pagar o dízimo?14:30Abril 11, 2014
209Por que o uso da maconha não deve ser legalizado?10:34Abril 02, 2014
208Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?05:36Março 19, 2014
207O que devemos fazer para alcançar a santidade?07:03Março 04, 2014
206Por que as pessoas não estão mais rezando pelas almas do Purgatório?06:00Fevereiro 28, 2014
205O que é a transverberação?16:50Fevereiro 24, 2014
204Por que os protestantes não acreditam na santidade?09:48Fevereiro 06, 2014
203Por que os psicanalistas não acreditam em castidade? 10:15Janeiro 31, 2014
202Qual é a matéria do sacramento da confissão?10:53Janeiro 28, 2014
201O que é heresia?11:19Janeiro 23, 2014
200O que é a união hipostática?07:04Janeiro 21, 2014
199O que é economia sacramental?12:03Dezembro 17, 2013
198Quais as consequências de se crer na reencarnação?08:04Dezembro 04, 2013
197Ainda vale a pena ler "A Imitação de Cristo"? 14:01Novembro 22, 2013
196Uma pessoa que vive em estado de pecado pode ser batizada?06:23Novembro 18, 2013
195A comunhão diária é um exagero?09:02Novembro 08, 2013
194Afinal, Santo Tomás de Aquino está ultrapassado?11:52Novembro 04, 2013
193Qual a importância do exame de consciência para nossa vida espiritual? 09:45Outubro 11, 2013
192A Igreja ainda aprova o uso do cilício?09:19Outubro 08, 2013
191Nós podemos afirmar que todas as religiões são caminhos de salvação?07:31Outubro 02, 2013
190Em que consiste a infância espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus?08:23Setembro 25, 2013
189O que é o pelagianismo?08:22Setembro 13, 2013
188Por que Padre Pio apanhava do demônio?08:24Agosto 29, 2013
187Por que nós chamamos a Virgem Maria de Rainha e de Senhora?09:37Agosto 27, 2013
186Por que tantos católicos deixam a Igreja?06:40Agosto 12, 2013
185Por que o Pai-Nosso é a oração perfeita?09:26Agosto 08, 2013
184Como a Igreja explica os estigmas?09:50Agosto 06, 2013
183Para que serve o sacramento da Confirmação?07:30Agosto 05, 2013
182Como os avançados na vida espiritual podem aumentar a fé?08:25Julho 31, 2013
181Como aumentar a minha fé?06:48Julho 15, 2013
180Qual o caminho para um país mais justo? 07:27Julho 08, 2013
179O que é uma ideologia?10:49Julho 03, 2013
178O que significa "in persona Christi"?08:44Junho 28, 2013
177O que significa Christo Nihil Praeponere? 12:19Junho 24, 2013
176Um adulto precisa fazer catequese paroquial antes de aproximar-se da Sagrada Comunhão?09:34Junho 17, 2013
175Existia morte antes do pecado original?11:02Junho 12, 2013
174Como não ser esmagado pela cruz do dia a dia?07:52Junho 10, 2013
173O que fazer contra a aridez espiritual?12:25Junho 03, 2013
172Como devemos nos preparar para a morte?12:44Maio 20, 2013
171Deus ama o diabo?09:30Maio 16, 2013
170Para onde vão os bebês abortados? 10:11Maio 15, 2013
169Quem morre sem batismo vai direto para o inferno? 13:48Maio 13, 2013
168Como combater as distrações durante a oração?14:26Maio 09, 2013
167Uma oração feita com distração tem valor?09:13Maio 06, 2013
166Sou obrigado à legítima defesa?05:04Abril 25, 2013
165Um policial pode tirar a vida de alguém?5:55Abril 22, 2013
164Devo ir à missa por pura obrigação?05:48Abril 16, 2013
163Por que o ateísmo é tão comum nas universidades?10:52Abril 09, 2013
162O canto da paz é litúrgico?08:47Abril 01, 2013
161Por que devemos rezar se Deus não vai mudar Sua Vontade?11:30Março 25, 2013
160O que é a cúria romana?08:17Março 18, 2013
159Qual é a natureza do Papado?14:57Março 07, 2013
158Normas litúrgicas para o tempo de Sede vacante 09:34Fevereiro 26, 2013
157A profecia de São Malaquias11:58Fevereiro 25, 2013
156Como funciona um Conclave?15:34Fevereiro 22, 2013
155A natureza e a estrutura do colégio dos cardeais13:23Fevereiro 21, 2013
154O que é devoção? 16:34Fevereiro 06, 2013
153Podemos dizer que a Igreja é uma casta prostituta?08:08Janeiro 31, 2013
152O Céu é um lugar?11:48Janeiro 29, 2013
151O que a Igreja diz a respeito do uso de animais para experiências científicas?13:07Janeiro 24, 2013
150Tenho muito ciúmes da minha namorada, o que fazer?05:00Janeiro 21, 2013
149Por que ex-padres podem comungar e divorciados não?05:50Janeiro 18, 2013
148A vida oculta de Jesus10:31Janeiro 10, 2013
147Para que existem as conferências episcopais? 14:25Janeiro 08, 2013
146Quem nos protege: Jesus ou os anjos?11:29Janeiro 03, 2013
145Qual é a origem do celibato sacerdotal?12:58Dezembro 27, 2012
144Como devemos fazer o sinal da cruz?12:11Dezembro 26, 2012
143É permitido o uso do véu na Igreja?15:03Dezembro 21, 2012
142Afinal, o Papa retirou o boi e o jumento do presépio?14:14Dezembro 20, 2012
141Deus castiga?09:02Dezembro 17, 2012
140Quem esmagou a cabeça da serpente? Jesus ou Maria?13:14Dezembro 07, 2012
139É possível se casar com alguém que é divorciado?04:44Dezembro 03, 2012
138É lícito o sexo virtual dentro do matrimônio?03:24Novembro 30, 2012
137Como é possível comungar se tenho intolerância ao glúten?07:40Novembro 28, 2012
136É verdade que as missas gregorianas libertam as almas do purgatório?8:30Novembro 26, 2012
135Por que o Papa insiste no latim?08:30Novembro 19, 2012
134Existe verdadeira liberdade para aqueles que obedecem?06:57Novembro 13, 2012
133Jesus podia pecar?08:51Novembro 09, 2012
132A presença real de Jesus na Eucaristia17:22Novembro 08, 2012
131Todos os sacerdotes podem ouvir confissões?06:42Novembro 05, 2012
130Como combater a preguiça espiritual?08:05Outubro 31, 2012
129A preguiça é sempre um pecado venial?07:31Outubro 29, 2012
128A Igreja mudou o seu ensinamento com relação à pena de morte?13:50Outubro 26, 2012
127O demônio é um mito ou uma realidade?09:28Outubro 22, 2012
126É pecado grave desobedecer às leis do trânsito?09:22Outubro 19, 2012
125É imoral realizar o exame de espermograma?06:51Outubro 18, 2012
124Qual a diferença entre a beatificação e a canonização?07:56Outubro 15, 2012
123É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres? - Parte 220:54Outubro 04, 2012
122É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres?07:50Setembro 27, 2012
121Ressurreição dos mortos ou ressurreição da carne?06:40Setembro 24, 2012
120Como posso regularizar minha situação com a Igreja se meu companheiro não deseja o matrimônio?07:34Setembro 19, 2012
119Desde quando a Igreja começou a usar o nome de Católica? 07:41Setembro 17, 2012
118É necessário fazer um curso de catequese na Igreja para receber a Primeira Comunhão?07:57Setembro 14, 2012
117Qual é o ensinamento da Igreja em relação a jejuar e abster-se de carne?05:37Setembro 10, 2012
116Um católico pode ser maçom?17:08Setembro 06, 2012
115É possível um católico defender a Teoria da Evolução?11:50Setembro 03, 2012
114Cumpro o preceito dominical participando da Celebração da Palavra?16:32Agosto 31, 2012
113Afinal, os padres são ou não obrigados a usar um hábito eclesiástico?24:43Agosto 29, 2012
112Correção do episódio "Uma pessoa aidética pode contrair matrimônio?"05:53Agosto 27, 2012
111É permitido o uso da cor preta como cor litúrgica?10:20Agosto 23, 2012
110A Igreja alguma vez já proibiu a leitura da bíblia?11:35Agosto 17, 2012
109Qual é a diferença entre a bíblia católica e a bíblia protestante?16:56Agosto 16, 2012
108Podemos rezar os salmos de maldição?10:23Agosto 13, 2012
107Pode ter Jesus desprezado a sua mãe?09:30Agosto 08, 2012
106Quem são os irmãos de Jesus?09:07Agosto 06, 2012
105Qual é a doutrina da Igreja sobre a vasectomia?08:36Agosto 02, 2012
104Como identificar um gnóstico em uma comunidade católica?06:44Julho 25, 2012
103O que é um pecado mortal?08:03Julho 23, 2012
102Meus pecados são perdoados na Santa Missa ou preciso ainda confessá-los?09:36Julho 17, 2012
101É possível se masturbar para fazer doação de esperma?08:05Julho 09, 2012
100O que devemos pensar a respeito do candomblé?13:34Julho 02, 2012
99Uma pessoa aidética pode contrair matrimônio?05:49Junho 26, 2012
98Como entender que a Igreja não erra? - Parte 212:43Junho 22, 2012
97Como entender que a Igreja não erra?08:29Junho 20, 2012
96Um padre disse que posso me masturbar, e agora?08:50Junho 15, 2012
95Um padre pode abençoar uma união homossexual?08:12Junho 13, 2012
94Como educar os nossos filhos no mundo dominado pelo relativismo moral?07:59Junho 11, 2012
93Posso rezar enquanto trabalho?05:52Junho 06, 2012
92Validade dos sacramentos na Igreja Católica09:41 Junho 05, 2012
91Posso casar no religioso sem casar no civil?06:04Junho 05, 2012
90Um espírita é ou não cristão?5:54Maio 27, 2012
89Posso batizar meu filho não sendo casado na Igreja Católica?07:02Maio 14, 2012
88O que é necessário para bem se confessar?10:00Maio 10, 2012
87Como devemos guardar o domingo e os dias santos?10:42Maio 07, 2012
86É possível receber a comunhão em uma Igreja Ortodoxa?08:19Maio 03, 2012
85Por que voltar ao uso do latim na liturgia?11:52Abril 30, 2012
84Posso comungar com minhas próprias mãos o Corpo e Sangue do Senhor?10:25Abril 26, 2012
83Padrinhos homossexuais07:26Abril 25, 2012
82São permitidas músicas protestantes dentro da Santa Missa?08:30Abril 23, 2012
81Pároco pede aos catequistas para se vestirem de palhaços na Santa Missa, o que fazer?10:31Abril 16, 2012
80O que fazer com a inveja?11:30Abril 09, 2012
79Como desenvolver em mim as virtudes teologais?16:05Março 29, 2012
78Posso sonhar em vencer na vida?07:36Março 26, 2012
77Qual é o destino do espírito que é condenado ao inferno?06:38Março 13, 2012
76Como posso me tornar um bom catequista?10:14Janeiro 10, 2012
75Posso ser dispensado de um voto?06:50Março 06, 2012
74Qual é a posição que o sacrário deve ocupar na Igreja?12:32Março 01, 2012
73Posso comungar tendo o vício da masturbação e da pornografia?25:14Fevereiro 20, 2012
72É proibido ajoelhar-se durante a consagração?10:44Fevereiro 22, 2012
71Formas de penitência e suas razões14:26Fevereiro 15, 2012
70As missas inculturadas são permitidas?13:29Fevereiro 13, 2012
69Qual a origem do nome de São Dimas, o bom ladrão?04:52Janeiro 07, 2012
68Não é Deus excessivamente severo ao condenar o homem?10:35Janeiro 01, 2012
67Ser comunista é motivo de excomunhão?14:08Janeiro 09, 2012
66O que é lícito ao casal que vive o drama da infertilidade?09:42Janeiro 17, 2012
65A confissão é necessária uma vez que estou arrependido?07:19Janeiro 16, 2012
64Matrimônio Josefino06:59Janeiro 09, 2012
63Posso usar anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual?06:37Janeiro 06, 2012
62Ainda se celebra missa pelos mortos?08:38Janeiro 03, 2012
61Por que o Deus do Antigo Testamento é tão sanguinário?08:11Dezembro 28, 2011
60Laqueadura07:38Dezembro 24, 2011
59Por que os profetas do Antigo Testamento não são canonizados?06:38Dezembro 14, 2011
58Como o cristão deve dar esmolas?08:09Dezembro 09, 2011
57Existe algum pecado que somente o Papa pode perdoar?14:15Dezembro 03, 2011
56Por que sofro tanto?12:34Dezembro 01, 2011
55O que é a Liturgia das Horas e qual a sua importância?08:16Novembro 21, 2011
54A Virgem Maria é onipresente? E os anjos? E os demônios? E os santos?10:46Novembro 17, 2011
53A Igreja proíbe a cremação dos corpos?05:03Outubro 09, 2011
52Se Deus quer a salvação de todos porque então alguns nascem pagãos ou ateus?08:12Outubro 07, 2011
51O que é necessário para voltar a Igreja Católica?04:36Outubro 31, 2011
50O que é a Lectio Divina?7:57Setembro 26, 2011
49Teologia da prosperidade12:38Outubro 24, 2011
48Fim dos tempos08:11Outubro 19, 2011
47Casamento em crise9:33Outubro 17, 2011
46Concilio Vaticano II e a liberdade religiosa15:14Setembro 30, 2011
45Como agir em um seminário herético, liberal ou marxista?7:42Setembro 19, 2011
44Como discernir a vocação sacerdotal?10:34Setembro 14, 2011
43As riquezas do Vaticano10:27Setembro 05, 2011
42A semente divina - Gaudium et Spes9:42Agosto 31, 2011
41Se Deus sabe o que quero por que pedir?8:37Agosto 26, 2011
40Vocação Religiosa11:00Agosto 24, 2011
39Comunhão sob duas espécies8:26Agosto 18, 2011
38Oração de joelhos9:56Agosto 15, 2011
37Comunhão e sexo20:04Agosto 09, 2011
36Estais nos Céus5:19Agosto 02, 2011
35Casamento em igreja protestante é válido?8:15Julho 26, 2011
34Indulgências14:38Julho 25, 2011
33Comunhão em pecado grave13:11Julho 19, 2011
32Qual o valor da oração?13:45Julho 18, 2011
31Missas Inculturadas10:54Julho 16, 2011
30Como se livrar do vício da masturbação?13:06Julho 13, 2011
29Pluralismo dentro da Igreja8:36Julho 07, 2011
28Pedro e Primado Papal8:27Julho 06, 2011
27Música e Liturgia19:43Junho 28, 2011
26Por que Deus permite o sofrimento de seus filhos?8:58Junho 21, 2011
25Confissão Comunitária8:51Junho 16, 2011
24No fim não serão todos salvos?12:00Junho 06, 2011
23Camisinha e Método Billings10:52Junho 06, 2011
22Como saber se um fato pertence à Tradição?8:02Junho 14, 2011
21Qualquer pessoa pode ler a Bíblia?6:20Junho 02, 2011
20Culto aos santos e suas imagens10:12Maio 24, 2011
19Como é a ação de Satanás no mundo?7:29Maio 23, 2011
18Intercessão dos Santos16:44Maio 20, 2011
17Fecundação In Vitro7:04Maio 18, 2011
16Qual a diferença entre corpo, alma e espírito?8:17Maio 14, 2011
15Orientação a um homossexual10:35Maio 12, 2011
14Por que os padres jovens entram em crise?15:35Maio 06, 2011
13Por que existem doenças genéticas?12:21Abril 30, 2011
12Os milagres de Jesus realmente aconteceram?16:59Abril 28, 2011
11Por que foi necessária a morte de Cristo?14:05Abril 26, 2011
10Estou condenado a viver sozinho?10:18Abril 21, 2011
9Aborto e Excomunhão11:44Abril 19, 2011
8Quem morre sem o batismo vai para o inferno?12:57Abril 16, 2011
7Todas as religiões são igualmente boas?12:56Abril 13, 2011
6Tatuagem e Piercing12:57Abril 12, 2011
5Por que a Igreja condena o Espiritismo?12:55Abril 11, 2011
4Por que preciso batizar o meu filho quando criança?14:22Abril 09, 2011
3Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte II 11:45Abril 07, 2011
2Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte I15:48Abril 06, 2011