157. A profecia de São Malaquias

Versão áudio

Com a renúncia do Papa Bento XVI e a aproximação de um novo Conclave, muitas pessoas tem indagado se não seriam verdadeiras as profecias de São Malaquias. Ora, é sabido que, de fato, existiu São Malaquias. Nascido em 1094, na Irlanda, foi ordenado sacerdote em 1119 e em 1132 nomeado Arcebispo de Armagh. Sua amizade com São Bernardo de Claraval foi bastante profunda. Em sua segunda viagem para Roma, via Claraval, adoeceu e acabou por falecer nos braços do amigo.

Somente em 1595 as supostas profecias foram reveladas, ou seja, cerca de quatrocentos e cinquenta anos após supostamente terem sido proferidas. E, oportunamente, às portas de um Conclave. Sobre esse tema tão controverso, transcrevemos abaixo um artigo de Dom Estevão Bettencourt (OSB), publicado em sua revista “Pergunte e Responderemos”, número 517, de julho de 2005.

Contudo, é importante relembrar somente Deus sabe o dia que virá o fim. Jesus Cristo, Nosso Senhor, mandou: "vigiai e orai". É isso que se espera de cada católico: que reze pelo Conclave e pelo futuro Pontífice, para que ele nos conduza à fidelidade da Igreja e, um dia, à eternidade, à cada do Pai.

Leia abaixo, na íntegra, o texto de Dom Estêvão Bettencourt:

A profecia de São Malaquias

Em síntese: A profecia atribuída a São Malaquias, bispo de Armagh (Irlanda), no século XII não era conhecida até 1595. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que foi forjada por interessados políticos que queriam colocar sobre a Cátedra de Pedro o Cardeal Simoncelli, de Orvieto, precisamente indicado pelo Espírito Santo mediante o dístico "De antiquitate urbis". A falsidade da profecia logo se evidenciou, pois foi eleito Papa não Simoncelli mas o Cardeal Sfondrate. A profecia é um instrumento da desonestidade política e não merece crédito.

A eleição do Papa Bento XVI deu ocasião a que os meios de comunicação trouxessem à tona a Profecia de São Malaquias, que prevê o fim do mundo para os próximos anos, sendo o último Papa Pedro II. Torna-se assim oportuno estudar esta matéria.

1. O conteúdo da Profecia

São Malaquias de Armagh (distinga-se do profeta Malaquias, do Antigo Testamento) nasceu na Irlanda em 1095 aproximadamente. Fez-se monge do mosteiro de Bangor (Irlanda). Ordenado sacerdote aos 25 anos, empenhou-se na renovação da vida monástica, começando pelo mosteiro de Bangor, sob a orientação do arcebispo Celso, primaz da Irlanda. Feito bispo de Connor, tornou-se depois arcebispo de Armagh. Interessado na restauração dos mosteiros, era grande amigo de S. Bernardo, seu contemporâneo. Morreu na França em 1148, quando viajava para se encontrar com o Papa Eugênio III.

Deixou fama de santidade e foi muito estimado pelas gerações seguintes, de modo que, após o devido processo, o Papa Clemente III o canonizou em 1190.

A esse Santo atribui-se a famosa "Profecia dos Papas", que terá sido escrita em 1139, quando Malaquias passou um mês em Roma. Consta de 111 (segundo outros, 113) dísticos latinos, que tentam caracterizar a figura de cada Pontífice desde Celestino II (1143-1144) até Pedro II, que deverá presenciar o fim do mundo.

Esse texto, embora seja atribuído a um autor do século XII, só se tornou de conhecimento público em 1595, quando o beneditino belga Arnoldo de Wyon o inseriu no seu opúsculo Lignum Vitae, ornamentum et decus Ecclesiae (Lenho da Vida, ornamento e glória da Igreja); nessa obra dividida em cinco tomos, Wyon enumera os monges beneditinos que ilustraram a sua Ordem, entre os quais é apresentado S. Malaquias, monge de Bangor tido como profeta.

Os 74 primeiros dísticos da lista dos Papas, no Lignum Vitae, são acompanhados de breve comentário, da autoria do historiador espanhol Afonso Chacón, dominicano, falecido após 1601. o comentário aplica os dizeres da Profecia aos 74 Papas que governaram desde Celestino II (f 1144), um dos contemporâneos deS. Malaquias, até Urbano VIII (| 1590); mostra como o conteúdo de cada oráculo se cumpriu adequadamente na figura do Pontífice ao qual é referido. Eis, por exemplo, os dísticos 3-7 da série:

  • 3. Ex magnitude montis – Da grandeza do monte – Eugênio III, de origem etrusca em cidade do Monte Grande
  • 4. Abbas Suburranus – Abade Suburrano – Anastásio IV, da família Suburra
  • 5. De rure albo – Do campo branco – Adriano IV, nasceu pobre na cidade de S. Albano
  • 6. Ex tetro cárcere – Do cárcere escuro – Vitor IV, foi cardeal de S. Nicolau no cárcere de Túlio
  • 7. Via transbiteriana – Via além do Tibre – Calisto III, Gui de Cremo, cardeal de Sta Maria Além do Tibre

O comentário de Chacón, indicando quando (na história) começa a série dos Papas da lista, permite calcular aproximadamente a época em que se dará o fim do.Papado e a segunda vinda do Senhor; assim contam-se 38 Pontífices desde Urbano VII (+1590) até o fim do mundo; João Paulo II (De labore Solis, do sofrimento do Sol) teria ainda três sucessores; o último, Pedro II, veria, com a geração dos seus contemporâneos, a consumação da história. Eis os últimos dísticos da lista:

  • 101. Crux de cruce (Cruz da cruz) - Pio IX (1846-1878)
  • 102. Lúmen in cae/o (Luz no céu) - Leão XIII (1878-1903)
  • 103. Ignis ardens (Fogo ardente) - Pio X (1903-14)
  • 104. Religio depopulata (Religião devastada) - Bento XV (1914-22)
  • 105. Fides intrépida (Fé intrépida) - Pio XI (1922-1939)
  • 106. Pastor Angelicus (Pastor angélico) - Pio XII (1939-58)
  • 107. Pastor et Nauta (Pastor e Navegante) - João XXIII (1958-63)
  • 108. Fios Florum (Flor das Flores) – Paulo VI (1963-78)
  • 109.De Medietate Lunae ou Da Lua crescente (Da meia-lua) – João Paulo I (1978)
  • 110. De Labore Solis (Do sofrimento do Sol) – João Paulo II (1978-2005)
  • 111. Gloria olivae (Glória da Oliveira) – Bento XVI (2005-...)
  • 112. In persecutione extrema S. R. E. sedebit (Governará durante extrema perseguição da Santa Igreja Romana)
  • 113. Petrus Romanus, qui pascet oves in multis tribulatíonibus; quibus transactis, civitas septicollis diruetur, et ludex tremendus iudicabit populum. Finis (Pedro Romano, que apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações. Passadas estas, será destruída a cidade das sete colinas e o tremendo Juiz julgará o seu povo. Fim).

Trata-se agora de examinar que valor se deve atribuir a tal Lista de Papas.

2. A autoridade da Profecia

Como se compreende, há quem defenda a credibilidade da lista dos Papas, como também há quem a recuse. Examinemos uma e outra sentença.

2.1. O "Sim" à Profecia

A Profecia de Malaquias, logo depois de divulgada em 1595, obteve sucesso considerável. É inegável que os dísticos interpretados por Chacón se aplicam bem aos Papas desde Celestino II até Urbano VII. Eis alguns exemplos mais frisantes:

  • "Avis Ostiensis" (Ave de Óstia) convém adequadamente a Gregório IX (1227-41), que foi Cardeal-bispo de Óstia e tinha uma águia em seu brasão;
  • "De parvo homine" (Do homem pequeno) corresponde a Pio III (t 1503), que se chamava Francisco Piccolomini (= Pequeno homem);
  • "Jerusalém Campaniae" (Jerusalém da Campanha) designa bem Urbano IV (1261-64), nascido em Troyes (Champanha) e Patriarca de Jerusalém.

De Urbano VII (+1590) em diante, Chacón não interpretou mais os oráculos. Muitos historiadores, porém, julgam que continuam a quadrar bem com as figuras dos Pontífices que se têm assentado sobre a cátedra de Pedro.

Assim, para tomar exemplos recentes, indicar-se-iam:

  • "Crux de cruce" (Cruz oriunda da cruz), dístico que designa Pio IX (1846-78) com acerto, pois este Pontífice sofreu duros golpes da parte da Casa de Savoia, em cujo emblema figurava uma cruz;
  • "Religio depopulata" (Religião devastada) é o dístico bem adaptado a Bento XV (1914-22), que durante o seu pontificado assistiu à primeira guerra mundial;
  • "Fides intrépida" (Fé intrépida) corresponde a Pio XI (1922-39), Pontífice das missões e defensor da verdade contra modernas teorias sociais e políticas;
  • "Pastor et Nauta" (Pastor e Navegante) parece caracterizar bem o Papa João XXIII, ex-Patriarca de Veneza, cidade das gôndolas, reconhecido por sua ardente têmpera de Pastor de almas... Mas inegavelmente este dístico caracteriza ainda melhor os Papas seguintes: Paulo VI, e principalmente João Paulo II, que percorreu todos os continentes da Terra em suas viagens apostólicas.

Admitida a veracidade da Profecia na base das observações acima, julgam alguns autores que o fim do mundo não está longe, pois só deverá haver dois Papas até a segunda vinda de Cristo.

Procurando interpretar os dísticos acima, há quem queira prever a história dos tempos finais nos seguintes termos:

As divisas "Pastor Angelicus" (Pio XII), "Pastor et Nauta" (João XXIII) e "Fios florum" indicam um período de grande paz e bonança para a religião (foram mesmo os tempos de Pio XII, João XXIII e Paulo VI?). Santidade angélica deve florescer no Pastor e nas ovelhas da Igreja; o Pastor, sendo navegante, gozará de grande prestígio no mundo inteiro e empreenderá viagens intercontinentais a fim de confirmar a pregação do Evangelho em toda parte. - As três últimas divisas insinuam os acontecimentos que deverão preceder imediatamente a manifestação do Anticristo: flagelos, como uma calamitosa expansão do islamismo ("Lua crescente"), penas e fadigas sobre os filhos da luz ("Sol"); além disto, a almejada conversão dos judeus a Cristo (a oliveira simboliza o povo judaico em Rm 11,17-29). Depois disto, sob o Papa Pedro II, Cristo aparecerá como Juiz Universal...

Que dizer dessas conjeturas?

Carecem de autoridade. Usando de toda a objetividade, bons críticos modernos não hesitam em rejeitar a autenticidade da Profecia de S. Malaquias.

2.2. A recusa da autenticidade

Quem primeiramente impugnou o valor das Profecias, apelando para argumentos ainda hoje plenamente válidos, foi o Pe. Ménestrier S. J., no seu livro "Réfutation des Prophéties faussement attribuées à S. Malachie sur les élections des Papes" (Paris 1689). Eis as principais razões desde então aduzidas contra a genuinidade das profecias:

1) durante cerca de 450 anos, isto é, desde S. Malaquias (+1148) até o opúsculo "Lignum Vitae" (1595), jamais autor algum fez alusão aos oráculos de S. Malaquias; nem os historiadores medievais e renascentistas, ao escrever a Vida dos Papas, mencionam tal documento, que certamente deveria ser citado, caso fosse conhecido. E por que motivo, em que circunstâncias, teria este caído em mão de Chacon, seu comentador, após 450 anos de ocultamente? E como de Chacon terá sido transmitido a Wyon, que o editou pela primeira vez?

2) Ao argumento do silêncio associa-se a verificação de falhas históricas e teológicas na Profecia de Malaquias. De fato, na lista dos Papas figuram antipapas (como Vítor IV, 1159-64; Nicolau V, 1328-30; Clemente VII, 1378-94), efeito este que dificilmente se poderia atribuir à inspiração divina. A finalidade mesma da Profecia (insinuar a época do fim do mundo) parece contrariar à intenção de Cristo, que em mais de uma ocasião se negou a revelar aos homens a data do juízo final (cf. Mc 13, 32; At 1, 7). Além disto, a aplicação dos dísticos aos respectivos Papas baseia-se em notas por vezes acidentais na figura dos respectivos Pontífices, o que lhe dá um cunho de arbitrário; assim Nicolau V (legítimo Papa de 1447 a 1455) traz a divisa "De modicitate Lunae" (Da pequenez da Lua) por ter nascido de família modesta no lugar chamado Lunegiana; Pio II (1458-1464) é assinalado "De capra et albergo" (Da cabra e do albergue) por haver sido secretário dos Cardeais Capranica e Albergati!

Positivamente, podem-se indicar as circunstâncias que deram ocasião à falsificação: observe-se, antes do mais, que as divisas dos Papas até 1590 aludem todas a traços concretos e particulares de cada Pontífice: lugar e família de origem, cargos exercidos antes da eleição, figuras dos brasões, etc. - De 1590 em diante, porém, os oráculos referem apenas qualidades morais, cuja aplicação é assaz vaga, podendo convir a mais de um Pontífice; assim "Vir religiosus" (Varão religioso), "Ignis ardens" (Fogo ardente), "Fides intrépida" (Fé intrépida); qual Papa não mereceria estes qualificativos, caso não fosse de todo indigno?

Observada esta diferença, julgam alguns críticos que a "Profecia de S. Malaquias" foi forjada justamente nesse ano de 1590, quando o falsificador já conhecia parte da história dos Papas que ele havia de caracterizar, ficando-lhe desconhecida a outra parte (a do futuro). O ensejo para se inventar a "Profecia" terá sido o conclave de 1590, após a morte de Urbano VII; o certame foi árduo, durante um mês e 19 dias. Entre os Prelados mais em vista, achava-se o Cardeal Simoncelli, cidadão de Orvieto e antigo bispo desta cidade; ora pensa-se que os amigos de Simoncelli pretenderam favorecer a eleição deste candidato apresentando aos interessados uma lista "profética" de Papas em que o sufragado pelo Espírito Santo após o Pontífice Urbano VII era o Papa "De antiquitate urbis" (Da antiguidade da cidade), isto é, o Papa de Orvieto (= "Urbs vetus" = cidade antiga); em vista disto, terão forjado uma série de dísticos papais condizentes com a realidade desde Celestino II (no séc. XII), mas assaz arbitrária após Urbano VII. Essa lista, com a qual os mistificadores quiseram associar até mesmo o nome abalizado de S. Malaquias, não logrou o desejado efeito, pois na verdade quem saiu eleito do conclave foi o Cardeal Sfondrate, arcebispo de Milão, que tomou o nome de Gregório XIV... É esta uma das explicações mais correntes dos motivos que terão inspirado a pseudo-profecia de S. Malaquias!

Ménestrier, na obra referida, cita outro caso semelhante de recurso à "autoridade divina" para decidir a eleição de um Papa. Após a morte de Clemente IX (1669), alguns adeptos do candidato Cardeal Bona, lembrando-se do texto de Eclo 15, 1: "Qui timet Deum, faciet bona" (Quem teme a Deus, fará obras boas [Bona]), espalharam o seguinte trocadilho:

"Grammaticae leges plerumque Ecclesia spernit: Esset Papa bónus si Bona Papa foret". "As leis da gramática, geralmente a Igreja as despreza: Haveria um bom Papa, se Bona Papa fosse".

Diante dessas observações da crítica abalizada, vê-se que vão seria evocar a "Profecia" de S. Malaquias, seja para ilustrar a história do Papado, seja para prever o decurso dos futuros tempos ou mesmo a época da segunda vinda de Cristo!

3. Magistério da igreja e profecias

No século XV e no século XVI (quando foi redigida a "Profecia de S. Malaquias") grande número de "profetas" se apresentavam ao público, predizendo o fim do mundo; diziam ter visões, sobre as quais pregavam em altas vozes. Tal foi o caso, por exemplo, de Pedro Boaventura, eremita não sacerdote, que afirmava ser ele mesmo o "Papa angélico", salvador do mundo; anatematizava o Papa de Roma e os Cardeais, declarando que os fiéis deviam separar-se de Roma para salvar-se e dirigia cartas aos reis pedindo que o ajudassem. Seguiram-no 20.000 partidários. Outros pregadores na época diziam falar em nome de Deus, anunciando o fim do mundo e iminentes flagelos para a Igreja e o Pontífice Romano.

Lutero (+1546) também se apresentava como salvador da Igreja, embora não tivesse a pretensão de ser Papa.

Diante de tais mensagens tomaram posição os Concílios do Latrão V (1516-17) e de Trento (1543-65). - Aos 19-12-1516, o do Latrão, presidido pelo Papa Leão X, promulgou um decreto importante: após recordar que existe na Igreja o carisma da profecia concedido pelo Espírito Santo, chamou a atenção para o perigo de se crer, sem discernimento, em tudo o que seja extraordinário; em consequência, o Concílio reservou à Santa Sé a tarefa de aprovar ou não revelações particulares antes que fossem dadas a público. De modo especial, proibiu o anúncio de alguma data para a vinda do Anticristo e do juízo final, visto que tal mensagem contraria todo o teor da pregação de Jesus: Este afirmou explicitamente que "não compete aos homens conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade" (At 1, 7; cf. Mt 24, 36; Mc 13, 32).

As normas do Concílio do Latrão V são válidas até nossos dias, quando também se verifica um pulular fantasioso de profecias, que pretendem definir a data do fim do mundo com as catástrofes precursoras. Em vez de se deter em previsões imaginosas e vãs, é para desejar que o cristão se volte para o que Deus certamente lhe pede no momento presente e cumpra sua missão com zelo.

Dom Estêvão Bettencourt (OSB)

Links

  1. Pergunte e Responderemos: "A profecia de São Malaquias"

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do site padrepauloricardo.org. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do site.

EpisódioTítuloDuraçãoData
236Será que eu sou marxista?06:23Abril 15, 2015
235A Igreja Católica discrimina os homossexuais?06:57Março 27, 2015
234A fofoca é um pecado grave?06:38Março 18, 2015
233Por que devemos comungar ao menos uma vez por ano? 09:01Fevereiro 10, 2015
232Como me relacionar com o meu anjo da guarda?08:19Janeiro 26, 2015
231Qual a missão dos anjos da guarda?09:51Janeiro 20, 2015
230Qual a origem da coroa do Advento?06:15Dezembro 11, 2014
229Quais são as carícias permitidas no namoro?07:52Dezembro 04, 2014
228Por que o sexo antes do casamento é pecado?07:18Novembro 26, 2014
227É verdade que a dor de Cristo na cruz foi a maior que existiu?08:04Novembro 11, 2014
226Por que a Igreja permite a veneração das relíquias? 08:57Outubro 13, 2014
225É pecado apostar na loteria?08:35Setembro 29, 2014
224Mentir é sempre pecado? 10:23Setembro 23, 2014
223O purgatório é uma invenção medieval?09:06Setembro 16, 2014
222 Como o Matrimônio é um sacramento, se ele já existia antes de Cristo?10:12Setembro 12, 2014
221Como provar que Jesus é Deus?14:35Agosto 11, 2014
220Por que a Igreja permite o juramento se Jesus o proíbe?08:43Julho 31, 2014
219De onde vieram os quatro símbolos dos Evangelhos?12:15Julho 23, 2014
218Em que consiste a devoção dos cinco primeiros sábados do mês em honra à Virgem de Fátima?10:23Junho 28, 2014
217A comunhão das nove primeiras sextas-feiras garante a salvação? 07:54Junho 23, 2014
216A Unção dos Enfermos perdoa os pecados?09:38Junho 13, 2014
215Por que os católicos não comem carne na sexta-feira? 09:56Junho 05, 2014
214Como se livrar do vício da pornografia?05:57Maio 13, 2014
213Aqueles que têm vida sexual fora do matrimônio podem ser batizados? 10:37Maio 07, 2014
212Será que Deus escuta as orações dos pecadores?08:39Abril 30, 2014
211É lícito fazer correntes de oração?06:15Abril 22, 2014
210Nós somos obrigados a pagar o dízimo?14:30Abril 11, 2014
209Por que o uso da maconha não deve ser legalizado?10:34Abril 02, 2014
208Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?05:36Março 19, 2014
207O que devemos fazer para alcançar a santidade?07:03Março 04, 2014
206Por que as pessoas não estão mais rezando pelas almas do Purgatório?06:00Fevereiro 28, 2014
205O que é a transverberação?16:50Fevereiro 24, 2014
204Por que os protestantes não acreditam na santidade?09:48Fevereiro 06, 2014
203Por que os psicanalistas não acreditam em castidade? 10:15Janeiro 31, 2014
202Qual é a matéria do sacramento da confissão?10:53Janeiro 28, 2014
201O que é heresia?11:19Janeiro 23, 2014
200O que é a união hipostática?07:04Janeiro 21, 2014
199O que é economia sacramental?12:03Dezembro 17, 2013
198Quais as consequências de se crer na reencarnação?08:04Dezembro 04, 2013
197Ainda vale a pena ler "A Imitação de Cristo"? 14:01Novembro 22, 2013
196Uma pessoa que vive em estado de pecado pode ser batizada?06:23Novembro 18, 2013
195A comunhão diária é um exagero?09:02Novembro 08, 2013
194Afinal, Santo Tomás de Aquino está ultrapassado?11:52Novembro 04, 2013
193Qual a importância do exame de consciência para nossa vida espiritual? 09:45Outubro 11, 2013
192A Igreja ainda aprova o uso do cilício?09:19Outubro 08, 2013
191Nós podemos afirmar que todas as religiões são caminhos de salvação?07:31Outubro 02, 2013
190Em que consiste a infância espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus?08:23Setembro 25, 2013
189O que é o pelagianismo?08:22Setembro 13, 2013
188Por que Padre Pio apanhava do demônio?08:24Agosto 29, 2013
187Por que nós chamamos a Virgem Maria de Rainha e de Senhora?09:37Agosto 27, 2013
186Por que tantos católicos deixam a Igreja?06:40Agosto 12, 2013
185Por que o Pai-Nosso é a oração perfeita?09:26Agosto 08, 2013
184Como a Igreja explica os estigmas?09:50Agosto 06, 2013
183Para que serve o sacramento da Confirmação?07:30Agosto 05, 2013
182Como os avançados na vida espiritual podem aumentar a fé?08:25Julho 31, 2013
181Como aumentar a minha fé?06:48Julho 15, 2013
180Qual o caminho para um país mais justo? 07:27Julho 08, 2013
179O que é uma ideologia?10:49Julho 03, 2013
178O que significa "in persona Christi"?08:44Junho 28, 2013
177O que significa Christo Nihil Praeponere? 12:19Junho 24, 2013
176Um adulto precisa fazer catequese paroquial antes de aproximar-se da Sagrada Comunhão?09:34Junho 17, 2013
175Existia morte antes do pecado original?11:02Junho 12, 2013
174Como não ser esmagado pela cruz do dia a dia?07:52Junho 10, 2013
173O que fazer contra a aridez espiritual?12:25Junho 03, 2013
172Como devemos nos preparar para a morte?12:44Maio 20, 2013
171Deus ama o diabo?09:30Maio 16, 2013
170Para onde vão os bebês abortados? 10:11Maio 15, 2013
169Quem morre sem batismo vai direto para o inferno? 13:48Maio 13, 2013
168Como combater as distrações durante a oração?14:26Maio 09, 2013
167Uma oração feita com distração tem valor?09:13Maio 06, 2013
166Sou obrigado à legítima defesa?05:04Abril 25, 2013
165Um policial pode tirar a vida de alguém?5:55Abril 22, 2013
164Devo ir à missa por pura obrigação?05:48Abril 16, 2013
163Por que o ateísmo é tão comum nas universidades?10:52Abril 09, 2013
162O canto da paz é litúrgico?08:47Abril 01, 2013
161Por que devemos rezar se Deus não vai mudar Sua Vontade?11:30Março 25, 2013
160O que é a cúria romana?08:17Março 18, 2013
159Qual é a natureza do Papado?14:57Março 07, 2013
158Normas litúrgicas para o tempo de Sede vacante 09:34Fevereiro 26, 2013
157A profecia de São Malaquias11:58Fevereiro 25, 2013
156Como funciona um Conclave?15:34Fevereiro 22, 2013
155A natureza e a estrutura do colégio dos cardeais13:23Fevereiro 21, 2013
154O que é devoção? 16:34Fevereiro 06, 2013
153Podemos dizer que a Igreja é uma casta prostituta?08:08Janeiro 31, 2013
152O Céu é um lugar?11:48Janeiro 29, 2013
151O que a Igreja diz a respeito do uso de animais para experiências científicas?13:07Janeiro 24, 2013
150Tenho muito ciúmes da minha namorada, o que fazer?05:00Janeiro 21, 2013
149Por que ex-padres podem comungar e divorciados não?05:50Janeiro 18, 2013
148A vida oculta de Jesus10:31Janeiro 10, 2013
147Para que existem as conferências episcopais? 14:25Janeiro 08, 2013
146Quem nos protege: Jesus ou os anjos?11:29Janeiro 03, 2013
145Qual é a origem do celibato sacerdotal?12:58Dezembro 27, 2012
144Como devemos fazer o sinal da cruz?12:11Dezembro 26, 2012
143É permitido o uso do véu na Igreja?15:03Dezembro 21, 2012
142Afinal, o Papa retirou o boi e o jumento do presépio?14:14Dezembro 20, 2012
141Deus castiga?09:02Dezembro 17, 2012
140Quem esmagou a cabeça da serpente? Jesus ou Maria?13:14Dezembro 07, 2012
139É possível se casar com alguém que é divorciado?04:44Dezembro 03, 2012
138É lícito o sexo virtual dentro do matrimônio?03:24Novembro 30, 2012
137Como é possível comungar se tenho intolerância ao glúten?07:40Novembro 28, 2012
136É verdade que as missas gregorianas libertam as almas do purgatório?8:30Novembro 26, 2012
135Por que o Papa insiste no latim?08:30Novembro 19, 2012
134Existe verdadeira liberdade para aqueles que obedecem?06:57Novembro 13, 2012
133Jesus podia pecar?08:51Novembro 09, 2012
132A presença real de Jesus na Eucaristia17:22Novembro 08, 2012
131Todos os sacerdotes podem ouvir confissões?06:42Novembro 05, 2012
130Como combater a preguiça espiritual?08:05Outubro 31, 2012
129A preguiça é sempre um pecado venial?07:31Outubro 29, 2012
128A Igreja mudou o seu ensinamento com relação à pena de morte?13:50Outubro 26, 2012
127O demônio é um mito ou uma realidade?09:28Outubro 22, 2012
126É pecado grave desobedecer às leis do trânsito?09:22Outubro 19, 2012
125É imoral realizar o exame de espermograma?06:51Outubro 18, 2012
124Qual a diferença entre a beatificação e a canonização?07:56Outubro 15, 2012
123É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres? - Parte 220:54Outubro 04, 2012
122É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres?07:50Setembro 27, 2012
121Ressurreição dos mortos ou ressurreição da carne?06:40Setembro 24, 2012
120Como posso regularizar minha situação com a Igreja se meu companheiro não deseja o matrimônio?07:34Setembro 19, 2012
119Desde quando a Igreja começou a usar o nome de Católica? 07:41Setembro 17, 2012
118É necessário fazer um curso de catequese na Igreja para receber a Primeira Comunhão?07:57Setembro 14, 2012
117Qual é o ensinamento da Igreja em relação a jejuar e abster-se de carne?05:37Setembro 10, 2012
116Um católico pode ser maçom?17:08Setembro 06, 2012
115É possível um católico defender a Teoria da Evolução?11:50Setembro 03, 2012
114Cumpro o preceito dominical participando da Celebração da Palavra?16:32Agosto 31, 2012
113Afinal, os padres são ou não obrigados a usar um hábito eclesiástico?24:43Agosto 29, 2012
112Correção do episódio "Uma pessoa aidética pode contrair matrimônio?"05:53Agosto 27, 2012
111É permitido o uso da cor preta como cor litúrgica?10:20Agosto 23, 2012
110A Igreja alguma vez já proibiu a leitura da bíblia?11:35Agosto 17, 2012
109Qual é a diferença entre a bíblia católica e a bíblia protestante?16:56Agosto 16, 2012
108Podemos rezar os salmos de maldição?10:23Agosto 13, 2012
107Pode ter Jesus desprezado a sua mãe?09:30Agosto 08, 2012
106Quem são os irmãos de Jesus?09:07Agosto 06, 2012
105Qual é a doutrina da Igreja sobre a vasectomia?08:36Agosto 02, 2012
104Como identificar um gnóstico em uma comunidade católica?06:44Julho 25, 2012
103O que é um pecado mortal?08:03Julho 23, 2012
102Meus pecados são perdoados na Santa Missa ou preciso ainda confessá-los?09:36Julho 17, 2012
101É possível se masturbar para fazer doação de esperma?08:05Julho 09, 2012
100O que devemos pensar a respeito do candomblé?13:34Julho 02, 2012
99Uma pessoa aidética pode contrair matrimônio?05:49Junho 26, 2012
98Como entender que a Igreja não erra? - Parte 212:43Junho 22, 2012
97Como entender que a Igreja não erra?08:29Junho 20, 2012
96Um padre disse que posso me masturbar, e agora?08:50Junho 15, 2012
95Um padre pode abençoar uma união homossexual?08:12Junho 13, 2012
94Como educar os nossos filhos no mundo dominado pelo relativismo moral?07:59Junho 11, 2012
93Posso rezar enquanto trabalho?05:52Junho 06, 2012
92Validade dos sacramentos na Igreja Católica09:41 Junho 05, 2012
91Posso casar no religioso sem casar no civil?06:04Junho 05, 2012
90Um espírita é ou não cristão?5:54Maio 27, 2012
89Posso batizar meu filho não sendo casado na Igreja Católica?07:02Maio 14, 2012
88O que é necessário para bem se confessar?10:00Maio 10, 2012
87Como devemos guardar o domingo e os dias santos?10:42Maio 07, 2012
86É possível receber a comunhão em uma Igreja Ortodoxa?08:19Maio 03, 2012
85Por que voltar ao uso do latim na liturgia?11:52Abril 30, 2012
84Posso comungar com minhas próprias mãos o Corpo e Sangue do Senhor?10:25Abril 26, 2012
83Padrinhos homossexuais07:26Abril 25, 2012
82São permitidas músicas protestantes dentro da Santa Missa?08:30Abril 23, 2012
81Pároco pede aos catequistas para se vestirem de palhaços na Santa Missa, o que fazer?10:31Abril 16, 2012
80O que fazer com a inveja?11:30Abril 09, 2012
79Como desenvolver em mim as virtudes teologais?16:05Março 29, 2012
78Posso sonhar em vencer na vida?07:36Março 26, 2012
77Qual é o destino do espírito que é condenado ao inferno?06:38Março 13, 2012
76Como posso me tornar um bom catequista?10:14Janeiro 10, 2012
75Posso ser dispensado de um voto?06:50Março 06, 2012
74Qual é a posição que o sacrário deve ocupar na Igreja?12:32Março 01, 2012
73Posso comungar tendo o vício da masturbação e da pornografia?25:14Fevereiro 20, 2012
72É proibido ajoelhar-se durante a consagração?10:44Fevereiro 22, 2012
71Formas de penitência e suas razões14:26Fevereiro 15, 2012
70As missas inculturadas são permitidas?13:29Fevereiro 13, 2012
69Qual a origem do nome de São Dimas, o bom ladrão?04:52Janeiro 07, 2012
68Não é Deus excessivamente severo ao condenar o homem?10:35Janeiro 01, 2012
67Ser comunista é motivo de excomunhão?14:08Janeiro 09, 2012
66O que é lícito ao casal que vive o drama da infertilidade?09:42Janeiro 17, 2012
65A confissão é necessária uma vez que estou arrependido?07:19Janeiro 16, 2012
64Matrimônio Josefino06:59Janeiro 09, 2012
63Posso usar anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual?06:37Janeiro 06, 2012
62Ainda se celebra missa pelos mortos?08:38Janeiro 03, 2012
61Por que o Deus do Antigo Testamento é tão sanguinário?08:11Dezembro 28, 2011
60Laqueadura07:38Dezembro 24, 2011
59Por que os profetas do Antigo Testamento não são canonizados?06:38Dezembro 14, 2011
58Como o cristão deve dar esmolas?08:09Dezembro 09, 2011
57Existe algum pecado que somente o Papa pode perdoar?14:15Dezembro 03, 2011
56Por que sofro tanto?12:34Dezembro 01, 2011
55O que é a Liturgia das Horas e qual a sua importância?08:16Novembro 21, 2011
54A Virgem Maria é onipresente? E os anjos? E os demônios? E os santos?10:46Novembro 17, 2011
53A Igreja proíbe a cremação dos corpos?05:03Outubro 09, 2011
52Se Deus quer a salvação de todos porque então alguns nascem pagãos ou ateus?08:12Outubro 07, 2011
51O que é necessário para voltar a Igreja Católica?04:36Outubro 31, 2011
50O que é a Lectio Divina?7:57Setembro 26, 2011
49Teologia da prosperidade12:38Outubro 24, 2011
48Fim dos tempos08:11Outubro 19, 2011
47Casamento em crise9:33Outubro 17, 2011
46Concilio Vaticano II e a liberdade religiosa15:14Setembro 30, 2011
45Como agir em um seminário herético, liberal ou marxista?7:42Setembro 19, 2011
44Como discernir a vocação sacerdotal?10:34Setembro 14, 2011
43As riquezas do Vaticano10:27Setembro 05, 2011
42A semente divina - Gaudium et Spes9:42Agosto 31, 2011
41Se Deus sabe o que quero por que pedir?8:37Agosto 26, 2011
40Vocação Religiosa11:00Agosto 24, 2011
39Comunhão sob duas espécies8:26Agosto 18, 2011
38Oração de joelhos9:56Agosto 15, 2011
37Comunhão e sexo20:04Agosto 09, 2011
36Estais nos Céus5:19Agosto 02, 2011
35Casamento em igreja protestante é válido?8:15Julho 26, 2011
34Indulgências14:38Julho 25, 2011
33Comunhão em pecado grave13:11Julho 19, 2011
32Qual o valor da oração?13:45Julho 18, 2011
31Missas Inculturadas10:54Julho 16, 2011
30Como se livrar do vício da masturbação?13:06Julho 13, 2011
29Pluralismo dentro da Igreja8:36Julho 07, 2011
28Pedro e Primado Papal8:27Julho 06, 2011
27Música e Liturgia19:43Junho 28, 2011
26Por que Deus permite o sofrimento de seus filhos?8:58Junho 21, 2011
25Confissão Comunitária8:51Junho 16, 2011
24No fim não serão todos salvos?12:00Junho 06, 2011
23Camisinha e Método Billings10:52Junho 06, 2011
22Como saber se um fato pertence à Tradição?8:02Junho 14, 2011
21Qualquer pessoa pode ler a Bíblia?6:20Junho 02, 2011
20Culto aos santos e suas imagens10:12Maio 24, 2011
19Como é a ação de Satanás no mundo?7:29Maio 23, 2011
18Intercessão dos Santos16:44Maio 20, 2011
17Fecundação In Vitro7:04Maio 18, 2011
16Qual a diferença entre corpo, alma e espírito?8:17Maio 14, 2011
15Orientação a um homossexual10:35Maio 12, 2011
14Por que os padres jovens entram em crise?15:35Maio 06, 2011
13Por que existem doenças genéticas?12:21Abril 30, 2011
12Os milagres de Jesus realmente aconteceram?16:59Abril 28, 2011
11Por que foi necessária a morte de Cristo?14:05Abril 26, 2011
10Estou condenado a viver sozinho?10:18Abril 21, 2011
9Aborto e Excomunhão11:44Abril 19, 2011
8Quem morre sem o batismo vai para o inferno?12:57Abril 16, 2011
7Todas as religiões são igualmente boas?12:56Abril 13, 2011
6Tatuagem e Piercing12:57Abril 12, 2011
5Por que a Igreja condena o Espiritismo?12:55Abril 11, 2011
4Por que preciso batizar o meu filho quando criança?14:22Abril 09, 2011
3Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte II 11:45Abril 07, 2011
2Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte I15:48Abril 06, 2011