CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 7, 1-13)

Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

Celebramos hoje a aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous em Lourdes, no sul da França, em 1858. Essa aparição é caracterizada por algumas questões muito singelas. Primeiro, pelo fato de que Nossa Senhora aparece em uma gruta natural. Por isso, no mundo inteiro, muitas pessoas fazem grutas de Nossa Senhora de Lourdes em seus jardins, para, diante delas, rezar o Terço. Esse ato rememora o fato de que, nas aparições de Lourdes, Bernadette reza o Terço diante da Virgem. Embora também em Fátima a Virgem Santíssima tenha recomendado insistentemente a récita do Terço, em Lourdes existe um aspecto místico em relação a isso, pois, nos dizeres do Papa Pio XII, Bernadette santificou-se rezando o Terço diante de Nossa Senhora. Todos aqueles que testemunharam esses momentos reconhecem que havia naquela jovem uma transformação, um arrebatamento, enquanto rezava em silêncio, passando as contas de seu Terço. No relato das aparições, a Virgem Santíssima apenas acompanhava a oração, pois ela não pode rezar o Pai-Nosso nem a Ave-Maria, uma vez que, sendo imaculada, não pode dizer “perdoai as nossas ofensas”, assim como não haveria sentido em ela rezar a Ave-Maria para si mesma. De qualquer modo, a Virgem Santíssima acompanha a oração, e isso nos deve servir de consolação e alento, pois, onde quer que estejamos rezando o Terço, temos a certeza de que não estamos sós, mas somos acompanhados pela presença sobrenatural de Nossa Senhora. O Santo Terço é um caminho de santificação, visto que é uma oração contemplativa, por meio da qual meditamos sobre os mistérios da nossa salvação e alcançamos do Céu as graças necessárias para a nossa conversão. Em Lourdes, confirmando a proclamação infalível do Bem-aventurado Pio IX, Nossa Senhora diz: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Assim, Nossa Senhora fala a uma menina analfabeta sobre um mistério que nenhuma elucubração teológica conseguiu esgotar. Porém, na sua beleza que é uma irradiação da glória divina, ela nos mostra a sublimidade que é estar na presença da Imaculada, aquela que é plena de graça. Peçamos, pois, a Nossa Senhora de Lourdes, ela que nos acompanha diariamente na récita do Terço, que nos conceda a graça de sermos lavados nas águas batismais (simbolizadas pela fonte de Lourdes) e convertidos e santificados como o foi Santa Bernadette Soubirous.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.