CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9, 43b-45)

Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: "Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

"O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". Ao predizer com estas palavras a sua morte, Jesus ressalta o caráter fratricida do holocausto que, por meio dos chefes do povo, Ele fará de si no madeiro da Cruz. Aquele que, sendo Deus altíssimo, se rebaixou à condição humana, decide morrer pelas mãos daqueles mesmos que viera salvar. Assim como José, tipo de Cristo, foi maltratado por seus irmãos, aos quais, feito já chefe de todo o Egito, viria em auxílio, assim também o Senhor, sofrendo e perecendo nas mãos hostis dos que se fizerem inimigos seus, traria a salvação para o gênero humano. Assim pois como José, o mais querido dos filhos de Jacó, foi tido como morto, para depois ser descoberto numa glória inaudita, assim também Jesus, Filho bem-amado do Pai, foi verdadeiramente morto e sepultado, para depois ressurgir na glória da Ressurreição. Peçamos hoje a Nosso Senhor que nos dê fé, a fim de sabermos enxergar, tanto na esplendor do Tabor — nas alegrias e sucessos da vida — quanto na desfiguração do Calvário — nas dores e cruzes desta nossa peregrinação —, o amor que o Pai eterno Lhe tem e, por Ele, a nós, seus filhos adotivos.

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.