CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

1. Que tipo de roupas devo usar para ir à Missa?

Entenda a importância e a finalidade do vestir para participar da Santa Missa.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Que roupas deve um fiel católico escolher para ir à Santa Missa?

Antes de responder a essa pergunta, é importante que levemos em conta a finalidade com que nos vestimos. O teólogo e cardeal Caetano († 1534), conhecido comentador de Santo Tomás de Aquino, diz haver no vestuário quatro fins [1]:

  1. O primeiro é físico, pelo que usamos determinadas roupas para nos protegermos do frio, por exemplo;
  2. O segundo é moral, pelo que nos vestimos para cobrirmos a nossa nudez;
  3. O terceiro é estético, pelo que nos vestimos para manter uma boa aparência; e
  4. O quarto, por fim, é social, pelo que devemos conservar a dignidade e a decência de nosso estado, trajando roupas apropriadas.

Quando consideramos, antes de qualquer coisa, a nossa dignidade e alta vocação como cristãos, facilmente se entende por que devemos nos vestir dignamente sempre, independentemente da ocasião que se apresente. Somos filhos de Deus chamados à santidade e, por isso, não deveríamos jamais usar uma roupa que atentasse contra essa identidade e missão.

Quanto às roupas que devemos escolher para ir à igreja, é preciso ter em conta que a celebração da Santa Missa não é um ato privado, mas um culto público prestado a Deus. Deve ser atendida, portanto, a finalidade social das vestes, pela qual não nos apresentamos só de acordo com a dignidade da nossa pessoa, mas também conforme a dignidade do lugar para o qual vamos e do ato de que tomaremos parte.

E o que é o altar de nossas igrejas, senão o lugar onde o próprio Deus Se faz presente na Hóstia consagrada? Que é a Santa Missa, senão o mais elevado ato de culto que podemos oferecer a Deus? Que significa comungar, senão entrar em comunhão com o próprio Deus encarnado, ainda nesta vida?

Por tudo isso, façamos um exame de consciência e um propósito. Nós, que nos vestimos com tanto zelo para as festas mundanas, tantas vezes esquecemos de nos preparar dignamente, com simplicidade e modéstia, para o banquete do Cordeiro! Na próxima vez que formos à Santa Missa, não nos esqueçamos de servir a Deus também com o nosso modo de vestir, trazendo nas roupas aquilo que já levamos no íntimo de nossos corações: o desejo profundo de amá-Lo e entrar em comunhão com Ele.

Referências

  1. ROYO MARÍN, Antonio. Teología moral para seglaresI, Moral fundamental y especial. 4. ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1973, p. 380.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.