116. Um católico pode ser maçom?

Versão áudio

A disciplina da Igreja sempre foi bastante clara ao proibir a participação do católico na maçonaria. Apesar disso, o tema sempre volta à tona e diante disso, no dia 26 de novembro de 1983, a Congregação para a Doutrina da Fé expediu o documento intitulado Declaração sobre a Maçonaria, esclarecendo a manutenção do posicionamento da Igreja:


"Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da maçonaria pelo fato que no novo Código de Direito Canônico ela não vem expressamente mencionada como no Código anterior.

Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redacional seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas.

Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.

Não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido, e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de Fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p. 240-241).

O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a Audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, decidida na reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação."

Menos de um ano depois, a mesma Congregação publicou no L’Osservatore Romano, uma outra declaração acerca da inconciliabilidade entre a fé cristã e a maçonaria. Conforme segue:


"Desde que a Igreja começou a pronunciar-se a respeito da maçonaria o seu juízo negativo foi inspirado por multíplices razões, práticas e doutrinais. Ela não julgou a maçonaria responsável apenas de atividades subversivas a seu respeito, mas desde os primeiros documentos pontifícios sobre o assunto e em particular na Encíclica Humanum Genus de Leão XIII (20 de Abril de 1884), o Magistério da Igreja denunciou na Maçonaria ideias filosóficas e concepções morais opostas à doutrina católica. Para Leão XIII elas reportavam-se essencialmente a um naturalismo racionalista, inspirador dos seus planos e das suas atividades contra a Igreja. Na sua Carta ao Povo Italiano "Custodi" (8 de Dezembro de 1892) ele escrevia: "Recordemo-nos que o cristianismo e a maçonaria são essencialmente inconciliáveis, de modo que inscrever-se numa significa separar-se da outra".

(...) Agora o estudo mais aprofundado levou a S.C.D.F. a manter-se na convicção da inconciliabilidade de fundo entre os princípios da maçonaria e os da fé cristã.

Prescindindo portanto da consideração da atitude prática das diversas lojas, de hostilidade ou não para com a Igreja, a S.C.D.F., com a sua declaração de 26.11.83, pretendeu colocar-se no nível mais profundo e por outro lado essencial do problema: isto é, sobre o plano da inconciliabilidade dos princípios, o que significa no plano da fé e das suas exigências morais.

(...) A propósito da afirmação sobre a inconciliabilidade dos princípios todavia vai-se agora objetando de alguns lados que o essencial da maçonaria seria precisamente o fato de não impor algum "princípio", no sentido de uma posição filosófica ou religiosa que seja vinculante para todos os seus aderentes, mas antes reunir conjuntamente, para além dos confins das diversas religiões e visões do mundo, homens de boa vontade com base em valores humanísticos compreensíveis e aceitáveis por todos.

A maçonaria constituiria um elemento de coesão para todos aqueles que crêem no Arquiteto do Universo e se sentem comprometidos em relação àquelas orientações morais fundamentais que estão definidas por exemplo no Decálogo; ela não afastaria ninguém da própria religião, mas pelo contrário constituiria um incentivo a aderir ainda mais a ela.

(...) Antes de tudo deve recordar-se que a comunidade dos "pedreiros-livres" e as suas obrigações morais se apresentam como um sistema progressivo de símbolos de caráter extremamente absorvente. A rígida disciplina do arcano que nela predomina reforça ulteriormente o peso da interação de sinais e de ideias. Este clima de segredo comporta, além de tudo, para os inscritos o risco de se tornarem instrumentos de estratégias que lhes são desconhecidas.

Embora se afirme que o relativismo não é assumido como dogma, todavia propõe-se de fato uma concepção simbólica relativística, e portanto o valor "relativizante" de uma tal comunidade moral-ritual longe de poder ser eliminado, resulta pelo contrário determinante.

Neste contexto, as diversas comunidades religiosas, a que pertence cada um dos membros das Lojas, não podem ser consideradas senão como simples institucionalizações de uma verdade mais ampla e incompreensível. O valor destas instituições parece, portanto, inevitavelmente relativo, em relação a esta verdade mais ampla, a qual se manifesta antes na comunidade da boa vontade, isto é na fraternidade maçônica.

Para um cristão católico, todavia, não é possível viver a sua relação com Deus numa dúplice modalidade, isto é, dividindo-a numa forma humanitária – super-confessional e numa forma interior – cristã. Não pode cultivar relações de duas espécies com Deus, nem exprimir a sua relação com o Criador através de formas simbólicas de duas espécies. Isto seria algo de completamente diverso daquela colaboração, q

ue para ele é óbvia, com todos aqueles que estão empenhados na prática do bem, embora a partir de princípios diversos. Por outro lado, um cristão católico não pode participar ao mesmo tempo na plena comunhão da fraternidade cristã e, por outro lado, olhar para o seu irmão cristão, a partir da perspectiva maçônica, como para um "profano".

Mesmo quando, como já se disse, não houvesse uma obrigação explícita de professar o relativismo como doutrina, todavia a força "relativizante" de uma tal fraternidade, pela sua mesma lógica intrínseca tem em si a capacidade de transformar a estrutura do ato de fé de modo tão radical que não é aceitável por parte de um cristão, "ao qual é cara a sua fé" (Leão XIII).

Esta subversão na estrutura fundamental do ato de fé, realiza-se, além disso, geralmente, de modo suave e sem ser advertida: a sólida adesão à verdade de Deus, revelada na Igreja, torna-se simples pertença de uma instituição, considerada como uma forma expressiva particular ao lado de outras formas expressivas, mais ou menos igualmente possíveis e válidas, do orientar-se do homem para o eterno.

A tentação de ir nesta direção é hoje ainda mais forte, enquanto corresponde plenamente a certas convicções prevalecentes na mentalidade contemporânea. A opinião de que a verdade não pode ser conhecida é característica típica da nossa época e, ao mesmo tempo, elemento essencial da sua crise geral.

Precisamente considerando todos estes elementos a Declaração da Sagrada Congregação afirma que a inscrição nas associações maçônicas "está proibida pela Igreja" e os fiéis que nelas se inscreverem "estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão".

Com esta última expressão, a Sagrada Congregação indica aos fiéis que tal inscrição constitui objetivamente um pecado grave e, precisando que os aderentes a uma associação maçônica não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão, ela quer iluminar a consciência dos fiéis sobre uma grave consequência que lhes advém da sua adesão a uma loja maçônica.

A Sagrada Congregação declara por fim que "não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas, com um juízo que implique derrogação de quanto acima estabelecido". A este propósito o texto faz também referência à Declaração de 17 de fevereiro de 1981, a qual já reservava à Sé Apostólica todo o pronunciamento sobre a natureza destas associações que tivesse implicado derrogações da lei canónica então em vigor (cân. 2335).

Do mesmo modo o novo documento emitido pela S.C.D.F. em novembro de 1983, exprime idênticas intenções de reserva relativamente a pronunciamentos que divergissem do juízo aqui formulado sobre a inconciliabilidade dos princípios da maçonaria com a fé católica, sobre a gravidade do ato de se inscrever numa loja e sobre a consequência que daí deriva para se aproximar da Sagrada Comunhão. Esta disposição indica que, apesar da diversidade que pode subsistir entre as obediências maçônicas, em particular na sua atitude declarada para com a Igreja, a Sé Apostólica nota-lhes alguns princípios comuns, que requerem uma mesma avaliação por parte de todas as autoridades eclesiásticas.

Ao fazer esta Declaração, a S.C.D.F. não entendeu desconhecer os esforços realizados por aqueles que, com a devida autorização deste Dicastério, procuraram estabelecer um diálogo com representantes da Maçonaria. Mas, desde o momento que havia a possibilidade de se difundir entre os fiéis a errada opinião de que a adesão a uma loja maçônica já era lícita, ela considerou ser seu dever dar-lhes a conhecer o pensamento autêntico da Igreja a este propósito e pô-los em guarda quanto a uma pertença incompatível com a fé católica.

Só Jesus Cristo é, de fato, o Mestre da Verdade e só n’Ele os cristãos podem encontrar a luz e a força para viver segundo o desígnio de Deus, trabalhando para o verdadeiro bem dos seus irmãos."

Este documento faz referência a uma instrução do Santo Ofício, assinada pelo Papa Leão XIII, publicada em 10 de maio de 1884, chamada "Ad gravissima advertenda", que trata justamente da questão da excomunhão aos maçons:


"Para que não haja lugar para erro ao determinar-se quais dessas perniciosas seitas estão submetidas a censura e quais apenas a proibição, certo é, em primeiro lugar, que estão punidos com excomunhão latae sententiae a seita maçônica e outras seitas da mesma espécie, que... maquinam contra a Igreja ou os poderes legítimos, ora fazendo-o no oculto, ora no publicamente, ora exigindo ou não de seus sequazes o juramento de guardar o segredo.

Ao lado destas, há outras seitas proibidas e que devem ser evitadas, sob pena de culpa grave, entre as quais se contam principalmente todas aquelas que exigem de seus adeptos, por juramento, que a ninguém revele o segredo e que prestem total obediência a chefes ocultos. Além disso, é mister advertir que existem algumas sociedades que, embora não se possa determinar com certeza se estão entre as mencionadas ou não, todavia são duvidosas e cheias de perigo, ora por causa das doutrinas que confessam, ora por causa do modo de proceder seguido por aqueles cuja guia se reúnem e são dirigidas..."

Após o Concílio Vaticano II, alguns teólogos com a devida autorização da Sagrada Congreção para Doutrina da Fé foram designados para estabelecer um diálogo com representantes da Maçonaria. A partir dessa abertura, criou-se erroneamente a impressão de que estava liberada a participação dos católicos nessas lojas. Assim, no ano de 1981, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou a Declaração sobre a participação de católicos em associações maçônicas, cujo texto diz:


"Em data de 19 de Julho de 1974, esta Congregação escrevia a algumas Conferências Episcopais uma carta reservada sobre a interpretação do cân. 2335 do Código de Direito Canônico, que veta aos católicos, sob pena de excomunhão, inscreverem-se nas associações maçônicas e outras semelhantes.

Dado que a citada carta, tornada de domínio público, deu margem a interpretações errôneas e tendenciosas, esta Congregação, sem querer prejudicar as eventuais disposições do novo Código, confirma e precisa quanto segue:

1. não foi modificada de algum modo a atual disciplina canônica que permanece em todo o seu vigor;

2. não foi, portanto, ab-rogada a excomunhão nem as outras penas previstas;

3. quanto na citada carta se refere à interpretação a ser dada ao cânone em questão, deve ser entendido, como intencionava a Congregação, só como um apelo aos princípios gerais da interpretação das leis penais para a solução dos casos de cada pessoa, que podem ser submetidos ao juízo dos Ordinários. Não era, pelo contrário, intenção da Congregação confiar às Conferências Episcopais o pronunciar-se publicamente com um juízo de caráter geral sobre a natureza das associações maçônicas que implique derrogação das mencionadas normas."

O que se vê, portanto, é que a disciplina da Igreja continuava em vigor. Mas, um novo Código de Direito Canônico estava sendo elaborado e havia no ar certa expectativa. No dia 25 de janeiro de 1983 foi publicado e não sem surpresa, percebeu-se que realmente não havia nenhum cânon específico à maçonaria. Assim, levantou-se uma falsa ideia, uma vez que a excomunhão para os maçons não estava no Código, de que os católicos poderiam aproximar-se dela. Porém, isso não é verdade.

Para se compreender o motivo, é preciso antes distinguir as atitudes e os princípios da Maçonaria. Algumas lojas maçônicas são abertas à Igreja e até mesmo incentivam seus adeptos a participarem dela. Essas atitudes não são condenáveis. Contudo, o cânon 1374 é bem claro em relação àquelas que maquinam contra a fé católica:

"Cân. 1374 Quem se inscreve em alguma associação que maquina contra a Igreja seja punido com justa pena; e quem promove ou dirige uma dessas associações seja punido com interdito."

Quanto aos princípios maçônicos, estes são clara e irremediavelmente incompatíveis com a doutrina cristã. A Igreja sempre viu na maçonaria um forte naturalismo racionalista, ou seja, não há intervenção do divino na história, não há sobrenatural e a religião é apenas um esforço do ser humano que busca os vestígios de Deus nas realidades inteligíveis, de tal forma que, através desse racionalismo, se possa conhecer o Grande Arquiteto do Universo.

As instituições religiosas seriam todas boas, posto que criações humanas. Esse pensamento é totalmente contrário à fé católica. A Maçonaria professa claramente o relativismo, o qual não se coaduna em absoluto com o ensinamento dos Santos Padres.

A alegação de que a maçonaria é uma organização que reúne os homens de boa vontade e que os seus membros são livres para crer, não procede, vez que ela possui um sistema progressivo de símbolos extremamente absorventes. Existe uma série de princípios que são assimilados progressivamente pelo simbolismo maçônico e ainda o arcano, ou seja, o segredo maçônico. A existência de um segredo significa que existem pessoas que conhecem algo que não é compartilhado com os demais membros e, na medida em que se cumprem certas práticas e se fazem certos juramentos de fidelidade, vai-se avançando no conhecimento. Quando se alcança o grau máximo, conhece-se o segredo completo, contudo, até lá a pessoa já está completa e irremediavelmente envolvida.

Por tudo que foi exposto, não resta qualquer dúvida de que o católico não pode, em absoluto, pertencer à maçonaria. Ambas são incompatíveis. Como reflexão, resta a frase da declaração de 1983: "Só Jesus Cristo é, de fato, o Mestre da Verdade e só n’Ele os cristãos podem encontrar a luz e a força para viver segundo o desígnio de Deus, trabalhando para o verdadeiro bem dos seus irmãos."

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do site padrepauloricardo.org. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do site.

EpisódioTítuloDuraçãoData
238O inferno existe?09:46Julho 28, 2015
237A mulher deve ser submissa ao seu marido? 05:20Maio 06, 2015
236Será que eu sou marxista?06:23Abril 15, 2015
235A Igreja Católica discrimina os homossexuais?06:57Março 27, 2015
234A fofoca é um pecado grave?06:38Março 18, 2015
233Por que devemos comungar ao menos uma vez por ano? 09:01Fevereiro 10, 2015
232Como me relacionar com o meu anjo da guarda?08:19Janeiro 26, 2015
231Qual a missão dos anjos da guarda?09:51Janeiro 20, 2015
230Qual a origem da coroa do Advento?06:15Dezembro 11, 2014
229Quais são as carícias permitidas no namoro?07:52Dezembro 04, 2014
228Por que o sexo antes do casamento é pecado?07:18Novembro 26, 2014
227É verdade que a dor de Cristo na cruz foi a maior que existiu?08:04Novembro 11, 2014
226Por que a Igreja permite a veneração das relíquias? 08:57Outubro 13, 2014
225É pecado apostar na loteria?08:35Setembro 29, 2014
224Mentir é sempre pecado? 10:23Setembro 23, 2014
223O purgatório é uma invenção medieval?09:06Setembro 16, 2014
222 Como o Matrimônio é um sacramento, se ele já existia antes de Cristo?10:12Setembro 12, 2014
221Como provar que Jesus é Deus?14:35Agosto 11, 2014
220Por que a Igreja permite o juramento se Jesus o proíbe?08:43Julho 31, 2014
219De onde vieram os quatro símbolos dos Evangelhos?12:15Julho 23, 2014
218Em que consiste a devoção dos cinco primeiros sábados do mês em honra à Virgem de Fátima?10:23Junho 28, 2014
217A comunhão das nove primeiras sextas-feiras garante a salvação? 07:54Junho 23, 2014
216A Unção dos Enfermos perdoa os pecados?09:38Junho 13, 2014
215Por que os católicos não comem carne na sexta-feira? 09:56Junho 05, 2014
214Como se livrar do vício da pornografia?05:57Maio 13, 2014
213Aqueles que têm vida sexual fora do matrimônio podem ser batizados? 10:37Maio 07, 2014
212Será que Deus escuta as orações dos pecadores?08:39Abril 30, 2014
211É lícito fazer correntes de oração?06:15Abril 22, 2014
210Nós somos obrigados a pagar o dízimo?14:30Abril 11, 2014
209Por que o uso da maconha não deve ser legalizado?10:34Abril 02, 2014
208Se Deus é amor infinito por que Ele precisa de nossas consolações?05:36Março 19, 2014
207O que devemos fazer para alcançar a santidade?07:03Março 04, 2014
206Por que as pessoas não estão mais rezando pelas almas do Purgatório?06:00Fevereiro 28, 2014
205O que é a transverberação?16:50Fevereiro 24, 2014
204Por que os protestantes não acreditam na santidade?09:48Fevereiro 06, 2014
203Por que os psicanalistas não acreditam em castidade? 10:15Janeiro 31, 2014
202Qual é a matéria do sacramento da confissão?10:53Janeiro 28, 2014
201O que é heresia?11:19Janeiro 23, 2014
200O que é a união hipostática?07:04Janeiro 21, 2014
199O que é economia sacramental?12:03Dezembro 17, 2013
198Quais as consequências de se crer na reencarnação?08:04Dezembro 04, 2013
197Ainda vale a pena ler "A Imitação de Cristo"? 14:01Novembro 22, 2013
196Uma pessoa que vive em estado de pecado pode ser batizada?06:23Novembro 18, 2013
195A comunhão diária é um exagero?09:02Novembro 08, 2013
194Afinal, Santo Tomás de Aquino está ultrapassado?11:52Novembro 04, 2013
193Qual a importância do exame de consciência para nossa vida espiritual? 09:45Outubro 11, 2013
192A Igreja ainda aprova o uso do cilício?09:19Outubro 08, 2013
191Nós podemos afirmar que todas as religiões são caminhos de salvação?07:31Outubro 02, 2013
190Em que consiste a infância espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus?08:23Setembro 25, 2013
189O que é o pelagianismo?08:22Setembro 13, 2013
188Por que Padre Pio apanhava do demônio?08:24Agosto 29, 2013
187Por que nós chamamos a Virgem Maria de Rainha e de Senhora?09:37Agosto 27, 2013
186Por que tantos católicos deixam a Igreja?06:40Agosto 12, 2013
185Por que o Pai-Nosso é a oração perfeita?09:26Agosto 08, 2013
184Como a Igreja explica os estigmas?09:50Agosto 06, 2013
183Para que serve o sacramento da Confirmação?07:30Agosto 05, 2013
182Como os avançados na vida espiritual podem aumentar a fé?08:25Julho 31, 2013
181Como aumentar a minha fé?06:48Julho 15, 2013
180Qual o caminho para um país mais justo? 07:27Julho 08, 2013
179O que é uma ideologia?10:49Julho 03, 2013
178O que significa "in persona Christi"?08:44Junho 28, 2013
177O que significa Christo Nihil Praeponere? 12:19Junho 24, 2013
176Um adulto precisa fazer catequese paroquial antes de aproximar-se da Sagrada Comunhão?09:34Junho 17, 2013
175Existia morte antes do pecado original?11:02Junho 12, 2013
174Como não ser esmagado pela cruz do dia a dia?07:52Junho 10, 2013
173O que fazer contra a aridez espiritual?12:25Junho 03, 2013
172Como devemos nos preparar para a morte?12:44Maio 20, 2013
171Deus ama o diabo?09:30Maio 16, 2013
170Para onde vão os bebês abortados? 10:11Maio 15, 2013
169Quem morre sem batismo vai direto para o inferno? 13:48Maio 13, 2013
168Como combater as distrações durante a oração?14:26Maio 09, 2013
167Uma oração feita com distração tem valor?09:13Maio 06, 2013
166Sou obrigado à legítima defesa?05:04Abril 25, 2013
165Um policial pode tirar a vida de alguém?5:55Abril 22, 2013
164Devo ir à missa por pura obrigação?05:48Abril 16, 2013
163Por que o ateísmo é tão comum nas universidades?10:52Abril 09, 2013
162O canto da paz é litúrgico?08:47Abril 01, 2013
161Por que devemos rezar se Deus não vai mudar Sua Vontade?11:30Março 25, 2013
160O que é a cúria romana?08:17Março 18, 2013
159Qual é a natureza do Papado?14:57Março 07, 2013
158Normas litúrgicas para o tempo de Sede vacante 09:34Fevereiro 26, 2013
157A profecia de São Malaquias11:58Fevereiro 25, 2013
156Como funciona um Conclave?15:34Fevereiro 22, 2013
155A natureza e a estrutura do colégio dos cardeais13:23Fevereiro 21, 2013
154O que é devoção? 16:34Fevereiro 06, 2013
153Podemos dizer que a Igreja é uma casta prostituta?08:08Janeiro 31, 2013
152O Céu é um lugar?11:48Janeiro 29, 2013
151O que a Igreja diz a respeito do uso de animais para experiências científicas?13:07Janeiro 24, 2013
150Tenho muito ciúmes da minha namorada, o que fazer?05:00Janeiro 21, 2013
149Por que ex-padres podem comungar e divorciados não?05:50Janeiro 18, 2013
148A vida oculta de Jesus10:31Janeiro 10, 2013
147Para que existem as conferências episcopais? 14:25Janeiro 08, 2013
146Quem nos protege: Jesus ou os anjos?11:29Janeiro 03, 2013
145Qual é a origem do celibato sacerdotal?12:58Dezembro 27, 2012
144Como devemos fazer o sinal da cruz?12:11Dezembro 26, 2012
143É permitido o uso do véu na Igreja?15:03Dezembro 21, 2012
142Afinal, o Papa retirou o boi e o jumento do presépio?14:14Dezembro 20, 2012
141Deus castiga?09:02Dezembro 17, 2012
140Quem esmagou a cabeça da serpente? Jesus ou Maria?13:14Dezembro 07, 2012
139É possível se casar com alguém que é divorciado?04:44Dezembro 03, 2012
138É lícito o sexo virtual dentro do matrimônio?03:24Novembro 30, 2012
137Como é possível comungar se tenho intolerância ao glúten?07:40Novembro 28, 2012
136É verdade que as missas gregorianas libertam as almas do purgatório?8:30Novembro 26, 2012
135Por que o Papa insiste no latim?08:30Novembro 19, 2012
134Existe verdadeira liberdade para aqueles que obedecem?06:57Novembro 13, 2012
133Jesus podia pecar?08:51Novembro 09, 2012
132A presença real de Jesus na Eucaristia17:22Novembro 08, 2012
131Todos os sacerdotes podem ouvir confissões?06:42Novembro 05, 2012
130Como combater a preguiça espiritual?08:05Outubro 31, 2012
129A preguiça é sempre um pecado venial?07:31Outubro 29, 2012
128A Igreja mudou o seu ensinamento com relação à pena de morte?13:50Outubro 26, 2012
127O demônio é um mito ou uma realidade?09:28Outubro 22, 2012
126É pecado grave desobedecer às leis do trânsito?09:22Outubro 19, 2012
125É imoral realizar o exame de espermograma?06:51Outubro 18, 2012
124Qual a diferença entre a beatificação e a canonização?07:56Outubro 15, 2012
123É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres? - Parte 220:54Outubro 04, 2012
122É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres?07:50Setembro 27, 2012
121Ressurreição dos mortos ou ressurreição da carne?06:40Setembro 24, 2012
120Como posso regularizar minha situação com a Igreja se meu companheiro não deseja o matrimônio?07:34Setembro 19, 2012
119Desde quando a Igreja começou a usar o nome de Católica? 07:41Setembro 17, 2012
118É necessário fazer um curso de catequese na Igreja para receber a Primeira Comunhão?07:57Setembro 14, 2012
117Qual é o ensinamento da Igreja em relação a jejuar e abster-se de carne?05:37Setembro 10, 2012
116Um católico pode ser maçom?17:08Setembro 06, 2012
115É possível um católico defender a Teoria da Evolução?11:50Setembro 03, 2012
114Cumpro o preceito dominical participando da Celebração da Palavra?16:32Agosto 31, 2012
113Afinal, os padres são ou não obrigados a usar um hábito eclesiástico?24:43Agosto 29, 2012
112Correção do episódio "Uma pessoa aidética pode contrair matrimônio?"05:53Agosto 27, 2012
111É permitido o uso da cor preta como cor litúrgica?10:20Agosto 23, 2012
110A Igreja alguma vez já proibiu a leitura da bíblia?11:35Agosto 17, 2012
109Qual é a diferença entre a bíblia católica e a bíblia protestante?16:56Agosto 16, 2012
108Podemos rezar os salmos de maldição?10:23Agosto 13, 2012
107Pode ter Jesus desprezado a sua mãe?09:30Agosto 08, 2012
106Quem são os irmãos de Jesus?09:07Agosto 06, 2012
105Qual é a doutrina da Igreja sobre a vasectomia?08:36Agosto 02, 2012
104Como identificar um gnóstico em uma comunidade católica?06:44Julho 25, 2012
103O que é um pecado mortal?08:03Julho 23, 2012
102Meus pecados são perdoados na Santa Missa ou preciso ainda confessá-los?09:36Julho 17, 2012
101É possível se masturbar para fazer doação de esperma?08:05Julho 09, 2012
100O que devemos pensar a respeito do candomblé?13:34Julho 02, 2012
99Uma pessoa aidética pode contrair matrimônio?05:49Junho 26, 2012
98Como entender que a Igreja não erra? - Parte 212:43Junho 22, 2012
97Como entender que a Igreja não erra?08:29Junho 20, 2012
96Um padre disse que posso me masturbar, e agora?08:50Junho 15, 2012
95Um padre pode abençoar uma união homossexual?08:12Junho 13, 2012
94Como educar os nossos filhos no mundo dominado pelo relativismo moral?07:59Junho 11, 2012
93Posso rezar enquanto trabalho?05:52Junho 06, 2012
92Validade dos sacramentos na Igreja Católica09:41 Junho 05, 2012
91Posso casar no religioso sem casar no civil?06:04Junho 05, 2012
90Um espírita é ou não cristão?5:54Maio 27, 2012
89Posso batizar meu filho não sendo casado na Igreja Católica?07:02Maio 14, 2012
88O que é necessário para bem se confessar?10:00Maio 10, 2012
87Como devemos guardar o domingo e os dias santos?10:42Maio 07, 2012
86É possível receber a comunhão em uma Igreja Ortodoxa?08:19Maio 03, 2012
85Por que voltar ao uso do latim na liturgia?11:52Abril 30, 2012
84Posso comungar com minhas próprias mãos o Corpo e Sangue do Senhor?10:25Abril 26, 2012
83Padrinhos homossexuais07:26Abril 25, 2012
82São permitidas músicas protestantes dentro da Santa Missa?08:30Abril 23, 2012
81Pároco pede aos catequistas para se vestirem de palhaços na Santa Missa, o que fazer?10:31Abril 16, 2012
80O que fazer com a inveja?11:30Abril 09, 2012
79Como desenvolver em mim as virtudes teologais?16:05Março 29, 2012
78Posso sonhar em vencer na vida?07:36Março 26, 2012
77Qual é o destino do espírito que é condenado ao inferno?06:38Março 13, 2012
76Como posso me tornar um bom catequista?10:14Janeiro 10, 2012
75Posso ser dispensado de um voto?06:50Março 06, 2012
74Qual é a posição que o sacrário deve ocupar na Igreja?12:32Março 01, 2012
73Posso comungar tendo o vício da masturbação e da pornografia?25:14Fevereiro 20, 2012
72É proibido ajoelhar-se durante a consagração?10:44Fevereiro 22, 2012
71Formas de penitência e suas razões14:26Fevereiro 15, 2012
70As missas inculturadas são permitidas?13:29Fevereiro 13, 2012
69Qual a origem do nome de São Dimas, o bom ladrão?04:52Janeiro 07, 2012
68Não é Deus excessivamente severo ao condenar o homem?10:35Janeiro 01, 2012
66O que é lícito ao casal que vive o drama da infertilidade?09:42Janeiro 17, 2012
65A confissão é necessária uma vez que estou arrependido?07:19Janeiro 16, 2012
64Matrimônio Josefino06:59Janeiro 09, 2012
63Posso usar anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual?06:37Janeiro 06, 2012
62Ainda se celebra missa pelos mortos?08:38Janeiro 03, 2012
61Por que o Deus do Antigo Testamento é tão sanguinário?08:11Dezembro 28, 2011
60Laqueadura07:38Dezembro 24, 2011
59Por que os profetas do Antigo Testamento não são canonizados?06:38Dezembro 14, 2011
58Como o cristão deve dar esmolas?08:09Dezembro 09, 2011
57Existe algum pecado que somente o Papa pode perdoar?14:15Dezembro 03, 2011
56Por que sofro tanto?12:34Dezembro 01, 2011
55O que é a Liturgia das Horas e qual a sua importância?08:16Novembro 21, 2011
54A Virgem Maria é onipresente? E os anjos? E os demônios? E os santos?10:46Novembro 17, 2011
53A Igreja proíbe a cremação dos corpos?05:03Outubro 09, 2011
52Se Deus quer a salvação de todos porque então alguns nascem pagãos ou ateus?08:12Outubro 07, 2011
51O que é necessário para voltar a Igreja Católica?04:36Outubro 31, 2011
50O que é a Lectio Divina?7:57Setembro 26, 2011
49Teologia da prosperidade12:38Outubro 24, 2011
48Fim dos tempos08:11Outubro 19, 2011
47Casamento em crise9:33Outubro 17, 2011
46Concilio Vaticano II e a liberdade religiosa15:14Setembro 30, 2011
45Como agir em um seminário herético, liberal ou marxista?7:42Setembro 19, 2011
44Como discernir a vocação sacerdotal?10:34Setembro 14, 2011
43As riquezas do Vaticano10:27Setembro 05, 2011
42A semente divina - Gaudium et Spes9:42Agosto 31, 2011
41Se Deus sabe o que quero por que pedir?8:37Agosto 26, 2011
40Vocação Religiosa11:00Agosto 24, 2011
39Comunhão sob duas espécies8:26Agosto 18, 2011
38Oração de joelhos9:56Agosto 15, 2011
37Comunhão e sexo20:04Agosto 09, 2011
36Estais nos Céus5:19Agosto 02, 2011
35Casamento em igreja protestante é válido?8:15Julho 26, 2011
34Indulgências14:38Julho 25, 2011
33Comunhão em pecado grave13:11Julho 19, 2011
32Qual o valor da oração?13:45Julho 18, 2011
31Missas Inculturadas10:54Julho 16, 2011
30Como se livrar do vício da masturbação?13:06Julho 13, 2011
29Pluralismo dentro da Igreja8:36Julho 07, 2011
28Pedro e Primado Papal8:27Julho 06, 2011
27Música e Liturgia19:43Junho 28, 2011
26Por que Deus permite o sofrimento de seus filhos?8:58Junho 21, 2011
25Confissão Comunitária8:51Junho 16, 2011
24No fim não serão todos salvos?12:00Junho 06, 2011
23Camisinha e Método Billings10:52Junho 06, 2011
22Como saber se um fato pertence à Tradição?8:02Junho 14, 2011
21Qualquer pessoa pode ler a Bíblia?6:20Junho 02, 2011
20Culto aos santos e suas imagens10:12Maio 24, 2011
19Como é a ação de Satanás no mundo?7:29Maio 23, 2011
18Intercessão dos Santos16:44Maio 20, 2011
17Fecundação In Vitro7:04Maio 18, 2011
16Qual a diferença entre corpo, alma e espírito?8:17Maio 14, 2011
15Orientação a um homossexual10:35Maio 12, 2011
14Por que os padres jovens entram em crise?15:35Maio 06, 2011
13Por que existem doenças genéticas?12:21Abril 30, 2011
12Os milagres de Jesus realmente aconteceram?16:59Abril 28, 2011
11Por que foi necessária a morte de Cristo?14:05Abril 26, 2011
10Estou condenado a viver sozinho?10:18Abril 21, 2011
9Aborto e Excomunhão11:44Abril 19, 2011
8Quem morre sem o batismo vai para o inferno?12:57Abril 16, 2011
7Todas as religiões são igualmente boas?12:56Abril 13, 2011
6Tatuagem e Piercing12:57Abril 12, 2011
5Por que a Igreja condena o Espiritismo?12:55Abril 11, 2011
4Por que preciso batizar o meu filho quando criança?14:22Abril 09, 2011
3Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte II 11:45Abril 07, 2011
2Qual a situação dos casais em segunda união? – Parte I15:48Abril 06, 2011