CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Como Ler a Bíblia

A dificuldade de perceber o sentido literal

É impossível entender o sentido espiritual das Escrituras sem antes compreender o seu sentido literal. Mas, para que isso aconteça, há uma grande dificuldade a ser superada.

44239

Estamos no coração do nosso curso. Há dois mil anos, a Igreja Católica lê a Bíblia sob dois sentidos: o literal e o espiritual, herança dos judeus, que já a interpretavam dessa forma. Diferente dos protestantes, os judeus não leem as Escrituras de forma literal, isso porque eles se baseiam em tradições orais e no Talmud para interpretá-las. Da mesma forma, os muçulmanos originalmente não liam o Corão literalmente; mas, a partir de um movimento teológico iniciado no Egito, passaram a fazê-lo politicamente, o que gerou  tensões. Os judeus, ao lerem passagens do Antigo Testamento sobre guerras e vinganças, veem nelas um sentido mais profundo. Entretanto, ao rejeitarem Jesus, perderam a verdadeira chave interpretativa das Escrituras. Cristo é a chave que revela plenamente o sentido do Antigo Testamento.

Lemos a Bíblia, primeiramente, no sentido literal e, depois, buscamos Cristo nas Escrituras. O Catecismo, no número 115, ensina que as Escrituras possuem dois sentidos: o literal e o espiritual. E este último divide-se em três: o alegórico, o moral e o anagógico. Com efeito, nesta aula, vamos nos concentrar no sentido literal. Na aula passada, apresentamos um exemplo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos