CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Relatos da Paixão

A estrutura do julgamento de Jesus em São João

No Evangelho de São João, o julgamento de Jesus por Pilatos — após ter sido levado a Anás e a Caifás — é narrado dentro de uma estrutura quiástica, cujo cerne é a coroação de espinhos de Nosso Senhor.

9105

Seguimos com esta série de explanações acerca dos relatos da Paixão de Cristo. Como não é possível comentar detalhadamente os quatro Evangelhos, exploramos diferentes abordagens, como a visão conjunta dos sinóticos na oração do Horto e a estrutura de São Mateus. Agora, queremos analisar de perto o julgamento de Jesus por Pilatos segundo São João, pois seu Evangelho se distingue dos sinóticos tanto em conteúdo quanto em estrutura.

São João escreveu seu Evangelho após os outros três; ele trouxe uma abordagem mais concisa; porém, teologicamente elaborada. Por isso, ele é comparado a uma águia, pois seu Evangelho tem um olhar elevado e profundo. Os quatro Evangelistas são simbolizados pelos seres vivos de Ezequiel e do Apocalipse: Mateus pelo homem; Marcos pelo leão; Lucas pelo touro; e João pela águia. Essa diversidade nos Evangelhos enriquece nossa compreensão de Jesus, diferente da tentativa do “Diatéssaron”, que unificava os relatos e empobrecia, por isso, sua profundidade teológica. A historicidade, por si só, é limitada; para transmitir o significado espiritual dos eventos, os evangelistas usaram liberdade redacional no âmbito de uma base histórica.

Então,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos