CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Relatos da Paixão

A estrutura e a ênfase do Evangelho de São Mateus

Na arquitetura do Evangelho de Santo Mateus, os eventos da Paixão de Cristo e os acontecimentos que a preparam estão dispostos de tal modo que enfatizam a profissão de fé no Filho de Deus.

12127

É com alegria que prosseguiremos com as explanações do nosso curso sobre os relatos da Paixão de Nosso Senhor, explorando diferentes perspectivas, como a teológica e a linguística. Após analisarmos a oração de Jesus no Getsêmani, agora vamos observar a estrutura dos Evangelhos, tomando São Mateus como exemplo. Seu objetivo é nos fazer perceber que Jesus é verdadeiramente “O Filho”.

Como destacou o então Cardeal Ratzinger, até os exegetas mais céticos reconhecem a autenticidade das palavras de Jesus ao chamar Deus de “Abba, Pai”, algo que não poderia ter sido simplesmente inventado. A grandeza e a profundidade do cristianismo não surgiram do nada; elas confirmam a existência real de Jesus e sua identidade divina. Isso porque a causa tem de ser proporcionada ao efeito: por exemplo, os céticos que duvidam da existência factual de Cristo atribuem  a São Paulo a invenção dos registros da vida de Nosso Senhor; mas o próprio Apóstolo afirma que Jesus é o único digno de adoração. Ou seja, Paulo jamais quis atrair atenção para si. Portanto, diante do efeito, que foi a mudança de vida por meio do Evangelho, é mais sensato admitir a causa, Jesus Cristo. 

São...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos