É importante entender a lógica do que estamos propondo neste curso para que não deixemos de dar nenhum passo. Primeiro, São Francisco de Sales apresentou nos capítulos iniciais a necessidade da devoção, este foguete que precisamos construir para chegar à Lua, isto é, à santidade. Mas a vontade não será devota, pronta para o serviço de Deus, se a inteligência não enxergar que é boa e necessária a devoção, virtude para todos e adaptável a cada estilo de vida. Por último, ele falou sobre a importância de ter um diretor espiritual.
Tudo isso foi tratado como preâmbulo para a purificação da alma. No entanto, tivemos de abrir um parêntese, interrompendo a leitura do livro para considerar alguns outros temas. A razão, como vimos, é que somos cristãos do século XXI, e já passou muita água debaixo da ponte nesses quatro séculos, desde a morte de São Francisco.
O que aconteceu? Recapitulemos brevemente. Em primeiro lugar, as pessoas já não creem na existência de uma alma imortal, por isso tivemos de explicar que, sim, todo ser humano, seja crente ou não, tem uma alma incorruptível. Além disso, vimos que, por influência do protestantismo, que infelizmente envenenou a...