CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: a Jornada

É hora de mudar de vida!

Se queremos ser santos, precisamos tirar a limpo essa história: estamos ou não estamos em estado de graça? Para boa parte das pessoas, é aconselhável fazer uma confissão geral, passando a régua na vida e garantindo, com alguma segurança, o bem da própria alma.

175

É importante entender a lógica do que estamos propondo neste curso para que não deixemos de dar nenhum passo. Primeiro, São Francisco de Sales apresentou nos capítulos iniciais a necessidade da devoção, este foguete que precisamos construir para chegar à Lua, isto é, à santidade. Mas a vontade não será devota, pronta para o serviço de Deus, se a inteligência não enxergar que é boa e necessária a devoção, virtude para todos e adaptável a cada estilo de vida. Por último, ele falou sobre a importância de ter um diretor espiritual.

Tudo isso foi tratado como preâmbulo para a purificação da alma. No entanto, tivemos de abrir um parêntese, interrompendo a leitura do livro para considerar alguns outros temas. A razão, como vimos, é que somos cristãos do século XXI, e já passou muita água debaixo da ponte nesses quatro séculos, desde a morte de São Francisco.

O que aconteceu? Recapitulemos brevemente. Em primeiro lugar, as pessoas já não creem na existência de uma alma imortal, por isso tivemos de explicar que, sim, todo ser humano, seja crente ou não, tem uma alma incorruptível. Além disso, vimos que, por influência do protestantismo, que infelizmente envenenou a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos