CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: a Jornada

O arrependimento confiante

Algumas pessoas, quando aprendem a se confessar, começam a olhar desesperadas para o próprio passado, analisando-o obsessivamente à procura de pecados esquecidos e possíveis agravantes. Isso pode levar aos escrúpulos, e o melhor remédio para eles é a confiança em Deus.

85

Vimos que é aconselhável, embora não imperioso, fazer uma confissão geral. Para isso, disponibilizamos um exame de consciência bem detalhado e completo. Nesta aula, queremos chamar a atenção para um efeito colateral desse remédio.

Sim, temos de fazer um bom exame de consciência para, arrependidos de nossos pecados, realizar uma boa e frutuosa confissão. No entanto, há uma característica do arrependimento à qual não costumamos dar muita importância. É o fato de que ele deve ser confiante, ou seja, o penitente precisa confiar na misericórdia de Deus. É por não darmos atenção a essa qualidade que sofremos às vezes algumas “sequelas”. O remédio — o exame de consciência e a Confissão — em si mesmo é bom, mas pode ter efeitos colaterais por conta da personalidade de certas pessoas. 

O principal deles é a manifestação de escrúpulos. Não temos a intenção de tratar diretamente do tema. Aliás, nossa experiência no confessionário nos diz que, na maioria maciça dos casos, o fiel que se diz escrupuloso não sofre de verdadeiros escrúpulos, mas de simples ignorância, isto é, ele vive atormentado por pensar que está pecando, quando, na verdade, não sabe nem o que é pecado...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos