CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: a Jornada

Um foguete para a santidade

De que adianta dizer a alguém: “Você precisa chegar à Lua”, e não dar nenhum meio para isso? Ora, para ir até a Lua é preciso ter um foguete. Também a santidade. Para chegar lá, é preciso ter um motor especial…

1340

Retomamos nosso curso de direção espiritual. É uma oficina em que vamos arregaçar as mangas para pôr em prática os passos concretos do caminho da santidade. Para isso, precisamos ser conduzidos por quem sabe das coisas, e o nosso mestre e condutor será Francisco de Sales, santo e Doutor da Igreja. 

Ora, como São Francisco de Sales começa a direção espiritual das almas a ele confiadas — de sua Filotéia, a alma que ama a Deus? De forma “estranha”. Aliás, a estranheza aparece desde o início, no próprio título do livro: Introdução à Vida Devota. Ele começa falando de devoção. É a respeito dela que falam os três primeiros capítulos, e é sobre eles que iremos falar na aula de hoje. 

Queremos ser santos. Vimos um pouco na aula passada em que consiste mais ou menos a santidade: em que nós, imagem e semelhança de Deus, começamos a agir divinamente, com uma caridade incendida, com uma esperança firme, com uma fé heroica, como as que tiveram os grandes santos. Não só isso: também com as outras virtudes infusas e os dons do Espírito Santo — tudo isso é o agir de uma pessoa tão próxima de Deus, que age divinamente. 

A comparação clássica para ilustrá-lo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos