CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: a Jornada

Jamais deixaremos de existir

Os macacos, quando morrem, simplesmente acabam; nenhum deles tem alma imortal. Mas nós temos, por isso existiremos para sempre, sejamos cristãos ou pagãos, santos ou ateus materialistas.

1413

Neste primeiro módulo, que corresponde à primeira parte da Filotéia, queremos seguir tudo o que São Francisco de Sales nos indicar. Ele é nosso doutor sábio e santo, experiente diretor espiritual que nos conduz pela mão. São Francisco de Sales começou falando da devoção. Vimos que se trata de uma qualidade de alma que se pode adquirir.

Ora, ser santo é crescer no amor, na caridade, amar com um amor divino, que vem do próprio Deus. Acontece que esse amor, embora exista em nosso coração, pode ainda ser bastante pesado no início. É como a pessoa que vai à academia por obrigação: ela sabe que tem de fazer exercício, mas vai quase arrastada; não é ainda um atleta devoto que, embora sofra igualmente, vai com vontade e disposição, pronto para treinar.

Pois bem, nós, atletas de Deus, precisamos ter devoção, disposição, prontidão para amar ao Senhor. É isso que um diretor espiritual precisa obter, esse é o objetivo próximo para o qual ele deve sempre estar olhando, a fim de que seu dirigido alcance a finalidade última, que é a santidade.

Lembremos a comparação do foguete e da Lua. A primeira coisa que um diretor espiritual precisa fazer é construir o foguete...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos