CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora

A relação entre a fé, a humildade e o amor

“Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do Céu?”

Texto do episódio
652

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 7b-15)

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

No Evangelho de hoje, Jesus se encontra com Nicodemos, que, secretamente e escondido dos judeus, deseja saber quem realmente Cristo é. 

Esse chefe dos judeus ainda não tinha fé, mas já havia dado um grande passo: buscar a verdade. Jesus, então, fala da necessidade de nós nascermos de novo. Em grego, há uma ambiguidade na palavra ἄνωθεν (ánōthen), pois ela pode significar tanto “nascer de novo” quanto “nascer do alto”, e é exatamente por isso que Nicodemos não entendeu do que Jesus estava falando: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” (Jo 3, 4).

Aqui nós vemos a ignorância deste sábio de Israel, e Jesus, de alguma forma, humilha-o: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas?” (Jo 3, 10). Isso não porque Jesus tenha prazer em humilhar, mas porque queria que Nicodemos crescesse na fé — nascesse do alto —, e, para isso, é necessária a humildade. 

Uma pessoa soberba nunca terá fé e nunca vai se entregar verdadeiramente ao Evangelho. Portanto, Cristo constrangeu Nicodemos para que ele, na humilhação, encontrasse a humildade e abrisse as portas para a fé. Uma palavra de Cristo que é muito clara neste Evangelho diz: “O Espírito sopra onde quer, e tu ouves o seu ruído”. A palavra “ruído”, no original grego, é phoné, que significa “voz”, e ela é interpretada pelos Santos Padres como a voz do Espírito Santo, a palavra interior que fala dentro de cada homem. Todos nós, até os mais terríveis ateus e pecadores, têm a voz de Deus lhe falando ao coração. Contudo, a humildade é essencial para calar os gritos da nossa soberba e do nosso orgulho e, enfim, para ouvirmos a voz suave do Espírito Santo.

 Essa cena do Paráclito nos recorda exatamente da presença de Deus no profeta Elias. No Antigo Testamento, Elias teve a grande experiência de que Deus não estava nem na tempestade, nem no terremoto, nem nas grandes manifestações, mas na brisa suave. É dessa forma que o Espírito Santo, na sua mansidão, visita cada um de nós e quer nos falar, e nós precisamos reagir com fé. 

Jesus, levantado na Cruz, é o maior sinal do amor de Deus, que, no entanto, só pode ser compreendido se tivermos fé. Sem fé, a crucificação parece apenas uma atrocidade terrível; com fé, enxergamos o infinito amor de Deus que nos chama e nos fala. Peçamos a Deus que, com a atração muitíssimo eficaz do seu amor, traga nossas almas rebeldes para Ele e faça-nos humildes, para que, escutando a voz de Cristo, o abracemos na fé.

O que achou desse conteúdo?

6
52
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
30 Abr 2025

Amém! 

Responder
VS
Valdonio Sales
29 Abr 2025

 Peçamos a Deus que, com a atração muitíssimo eficaz do seu amor, traga nossas almas rebeldes para Ele e faça-nos humildes, para que, escutando a voz de Cristo, o abracemos na fé.

Responder
GF
Geraldo Filho
29 Abr 2025

Nascer do Alto: descer com humildade para crescer na Fé.

Responder
MV
Marcel Velho
29 Abr 2025

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Responder
ÁL
Álerson Lima
29 Abr 2025

Amém!

Responder
JR
Joana Rêgo
29 Abr 2025

Que beleza de Homilia! Obrigada Padre Paulo Ricardo . Que eu e todos nós saibamos ouvir e sentir o Espírito Santo e deixemos que Ele nos envolva 

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos