CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Para alguns teólogos modernos, o diabo e seus demônios nunca existiram. Se Jesus a eles se referiu várias vezes nos Evangelhos, é porque estava fazendo uma concessão à mentalidade da época. Em pleno séc. XX não seria possível que o homem moderno acreditasse em tais “fábulas”. Será mesmo? Qual é a fé da Igreja sobre o tema? O Catecismo da Igreja Católica, a partir do §391, fala especificamente sobre a queda dos anjos:

Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a Tradição da Igreja veem nesse ser um anjo destronado, chamado Satanás ou diabo. […] A Escritura fala de um pecado desses anjos. Essa queda consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. […] É o caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte. […] A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama “o homicida desde o princípio” […] A mais grave dessas obras, devido às suas consequências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus.

O IV Concílio de Latrão (1215), ao condenar os cátaros e albigenses, afirmou:

Cremos firmemente e confessamos sinceramente que um só é o verdadeiro Deus eterno e incomensurável, imutável, incompreensível, onipotente e inefável, Pai e Filho e Espírito Santo: três pessoas, mas uma só essência, substância ou natureza absolutamente simples. O Pai não provém de ninguém, o Filho só do Pai, o Espírito Santo de modo igual de um e de outro, sempre sem início e sem fim. O Pai gera, o Filho nasce, o Espírito santo procede. São consubstanciais, co-iguais, co-onipotentes e co-eternos: único princípio do universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, espirituais e materiais, que com sua força onipotente desde o princípio do tempo criou do nada uma e outra criação: a espiritual e a material, isto é, a angelical e a mundana; e, depois, a humana, de algum modo comum a ambas, constituída de alma e de corpo. Pois o diabo e os outros demônios foram criados por Deus naturalmente bons, mas por si mesmos se transformaram em maus. Já o homem pecou por sugestão do diabo (DH 800).

Além disso, o Novo Testamento menciona o diabo e seus demônios cerca de 511 vezes. E nunca por razões “especulativas”. Jesus, em nenhum momento de sua vida, muito menos em matéria religiosa, adaptou-se às modas ou limitações da época. Existe hoje, no entanto, um número cada vez maior de pessoas que não só crêem na existência do diabo como lhe prestam culto. O satanismo, infelizmente, é uma terrível realidade nas sociedades modernas.

Para o católico, crer na existência do diabo e seus demônios é dogma de fé. Sem eles, não seria possível compreender plenamente a natureza da libertação redentora operada por Cristo no madeiro da cruz. Aos SS. Padres era cara a ideia de haver um vínculo estreito entre os diversos dogmas de fé, de modo que crer em um supõe crer em outro: a fé na Redenção, nesse sentido, supõe a fé, entre outras coisas, na libertação humana da escravidão do demônio. É o grande mistério da iniquidade, assim explicado pelo Catecismo da Igreja Católica:

Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. Todavia, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males existentes na natureza — que aparecem ligados às limitações próprias das criaturas — e, sobretudo, à questão do mal moral. De onde vem o mal? “Eu perguntava de onde vem o mal e não encontrava saída”, diz Santo Agostinho, e sua própria busca sofrida não encontrará saída, a não ser em sua conversão ao Deus vivo. Pois “o mistério da iniquidade” só se explica à luz do “Mistério da piedade”. A revelação do amor divino em Cristo manifestou ao mesmo tempo a extensão do mal e a superabundância da graça. Precisamos, pois, abordar a questão da origem do mal fixando o olhar de nossa fé naquele que, e só Ele, é o Vencedor do mal (CIC §385).

Nestes tempos em que a humanidade se julga autossuficiente, capaz de derrotar sozinha o Mal, como os pelagianos, é bom recordar a absoluta necessidade que o homem tem de Deus, da salvação e da liberdade que só podem vir dEle. A fé da Igreja não deve suscitar medo; pelo contrário, deve iluminar a vida. Aquele que crê na existência de Satanás deve, por isso mesmo, crer e confiar com toda firmeza na Redenção de Cristo Jesus

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

270episódios