CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

A importância da literatura

Contando histórias, damos à criança a oportunidade de usar a fantasia para elaborar as cenas narradas, mas também de captar por entre aquelas imagens um sentido mais profundo, transcendente à própria história.

46

Iniciamos um curso sobre as Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, de C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia e amigo de J. R. R. Tolkien, criador do monumental O Senhor dos Anéis. Lewis e Tolkien, como é sabido, eram membros de um clube literário chamado The Inklings, que costumava reunir-se num bar de Oxford apelidado de The Baby and the Bird. Ali escreviam, liam e discutiam os próprios textos, enquanto bebiam cerveja e fumavam cachimbo. Nesse ambiente de amizade e crítica literária, os dois autores cresceram não só intelectual como espiritualmente, a ponto de Lewis, ateu havia já muitos anos, ter admitido mais tarde a existência de Deus e se convertido por fim ao cristianismo, embora protestante.

As razões por que Lewis não se fez católico são até hoje tema controverso, mas não é este o objeto do nosso curso. Queremos falar de um livro de Lewis, e não sobre Lewis. De sua biografia o que mais nos importa é um pequeno mas curioso fato: ele, ainda menino, quando vivia em Belfast, na Irlanda, criou seu próprio mundo imaginário. Uma latinha com algumas plantas tornou-se, para a fértil imaginação daquela criança, uma enorme floresta, povoada de personagens e palco de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos