CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

Desgraças que salvam

A guerra lembra às pessoas uma coisa que os demônios querem a todo custo varrer-lhes da memória: que, cedo ou tarde, todos vamos morrer. Memento mori, lembra-te que vais morrer!

25

Hoje vamos estudar a Carta V [1], publicada em 30 de maio de 1941, quando a Europa estava em guerra havia já dois anos. Expliquemos primeiro a mente de Hitler e tudo o que está acontecendo na Europa, especialmente na Inglaterra, para deixar claro o contexto da carta.

Hitler subira ao poder em 1933, eleito democraticamente — para a surpresa de muitos. Mas o tirano foi aos poucos hipnotizando o povo alemão, que se opunha de modo generalizado às injustiças feitas contra a Alemanha após a I Guerra Mundial. Seja como for, o fato é que Hitler pretendia “unificar” a Alemanha onde quer que houvesse algo de alemão. Tudo começou com a anexação da Áustria e a invasão da Tchecoslováquia, onde viviam alemães conhecidos como sudeten.

Entrementes, Hitler procurava apaziguar a opinião pública, lembrando aos líderes europeus, inclusive o primeiro ministro inglês, sua própria atuação na I Guerra, sinal de que não poderia ser intenção dele começar outro conflito armado… O que Hitler fez, como já se vê, é o mesmo que faz o demônio: não declara guerra abertamente, chamando-se pacifista, para logo em seguida atacar pelas costas.

De fato, pouco tempo depois, Hitler...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos