Gostaríamos de sobrevoar a última parte do livro, já que a intenção dessas aulas é dar apenas algumas orientações sobre a leitura de uma obra de tal natureza. Na Carta XI [1], Lewis começa a tratar de um tema que será abordado de formas diferentes nas próximas cartas: como o diabo conduz a alma para a acídia. Trata-se de uma mistura de tristeza e de preguiça, ou seja, de certa inatividade da alma. É muito comum que o recém-convertido tenha um fervor inicial, mas logo em seguida experimente uma espécie de mornidão espiritual. A alma não está nem quente nem fria.
Para chegar a esse estado, precisa passar antes pela tibieza, um descontentamento geral com as coisas de Deus que a leva a evitar o que é espiritual para consolar-se com as coisas do mundo. A tibieza é mais do que a simples aridez. A aridez está associada à ausência de consolações espirituais, mas sem que a alma esteja apegada aos prazeres do mundo. Na tibieza, pelo contrário, há um contentamento malsão com as coisas do mundo e um descontentamento com as coisas de Deus. No entanto, o contentamento mundano próprio da tibieza ainda não é a estação final que o diabo quer obter.
O diabo quer alcançar o...