Nesta aula, veremos a Carta X [1]. Screwtape recebeu ótimas notícias de Wormwood: o paciente dele arranjou novos amigos, e do “melhor” — amigos que podem representar uma sedução mundana para o mundo do pecado, da traição e da apostasia, mas sem espantar a caça. Como o próprio Screwtape diz noutras cartas, o melhor caminho para o inferno é gradual e imperceptível.
Pois bem, qual é o perfil dos novos “amigos”? Trata-se de um casal de meia idade que Screwtape descreve como gente rica e esperta, superficialmente intelectual e promissoramente cética em relação a tudo no mundo. Ou seja, gente metida a besta, preocupada em estar in, de ser parte da sociedade, mas sem qualquer compromisso com a verdade, nem com nada. É evidente que o casal tem valores incompatíveis com os do paciente. Por quê? Porque ele é recém convertido, e o que acontece normalmente depois de uma conversão?
As amizades de outrora começam a esfumar-se, pois é próprio dos amigos querer as mesmas coisas e odiar as mesmas coisas. Wormwood, no entanto, conseguiu que o nosso pacientes fizesse amizade com gente mundana, interessada apenas em “estar na moda”. Screwtape chega a dizer com clareza que...