CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

Como tentar um deprimido?

O inimigo sabe explorar muito bem as fraquezas a que o homem está mais exposto durante os períodos de baixa e de aridez espiritual. Afinal de contas, que melhor ocasião do que a tristeza para incitar o apetite humano a buscar nos prazeres do mundo um remédio para o tédio da alma?

57

Na aula passada, vimos a Carta VIII, na qual Screwtape ensina ao sobrinho, Wormwood, a Lei da Ondulação, isto é, os altos e baixos de que Deus se vale para santificar a alma. Na Carta IX [1], os conselhos são mais específicos. Na verdade, são três estratégias para explorar os períodos de baixa, de modo a converter em ocasião de queda o que Deus permite para nosso bem e santificação.

Primeira estratégia: as tentações sensuais. “Pode parecer admirável”, diz Screwtape, “mas esses períodos de baixa, de depressão sensual e sensorial, são muito interessantes para as tentações sexuais ou sensuais em geral”. Parece contraditório. Afinal, quando se esperaria que o demônio tentasse alguém a pecar contra a pureza? Nos momentos de maior energia e disposição. Não seria o normal? Em certo sentido, sim, mas há uma importante contraindicação: é também nesses momentos que o homem tem mais força para resistir à tentação. Por isso, o demônio prefere associar o prazer sensual aos períodos de baixa, como uma forma de escapatória ou compensação.

De fato, muitas pessoas acham que têm problemas de índole sexual porque buscam o prazer. Mas, no fundo, o vício sexual (como masturbação ou...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos