Na aula passada, vimos a Carta VIII, na qual Screwtape ensina ao sobrinho, Wormwood, a Lei da Ondulação, isto é, os altos e baixos de que Deus se vale para santificar a alma. Na Carta IX [1], os conselhos são mais específicos. Na verdade, são três estratégias para explorar os períodos de baixa, de modo a converter em ocasião de queda o que Deus permite para nosso bem e santificação.
Primeira estratégia: as tentações sensuais. “Pode parecer admirável”, diz Screwtape, “mas esses períodos de baixa, de depressão sensual e sensorial, são muito interessantes para as tentações sexuais ou sensuais em geral”. Parece contraditório. Afinal, quando se esperaria que o demônio tentasse alguém a pecar contra a pureza? Nos momentos de maior energia e disposição. Não seria o normal? Em certo sentido, sim, mas há uma importante contraindicação: é também nesses momentos que o homem tem mais força para resistir à tentação. Por isso, o demônio prefere associar o prazer sensual aos períodos de baixa, como uma forma de escapatória ou compensação.
De fato, muitas pessoas acham que têm problemas de índole sexual porque buscam o prazer. Mas, no fundo, o vício sexual (como masturbação ou...