CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

As tentações de um recém-convertido

Como em tudo na vida, também os primeiros passos de um recém-convertido têm os seus perigos. E o diabo, que não deixa passar nenhuma oportunidade, fará de tudo para que estes passos sejam os últimos.

88

Continuando o curso sobre o livro Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, de C. S. Lewis, queremos agora falar da segunda carta [1], um momento decisivo no conjunto da obra porque o paciente, ou seja, a alma que Wormwood tem de levar para o inferno, tornou-se cristão.

Como dito na aula passada, a primeira carta descreve de modo geral como Lewis mesmo se converteu graças aos próprios ateus com quem discutia e convivia. Em seu livro Surpreendido pela Alegria, Lewis recorda que, depois de ter lido O Homem Eterno, de Chesterton, foi ter com um ateu seu conhecido, que a certa altura da conversa lhe confessou que, mesmo não crendo nela, a narrativa do Evangelho era realmente verossímil. Lewis foi cedendo aos poucos e, vendo a insegurança dos próprios colegas, começou ele mesmo a pôr em dúvida sua incredulidade.

Lewis logo se faria cristão, mas passou antes disso por um período de “teísta aconfessional”: admitia apenas a existência de Deus, sem se vincular a nenhuma religião em particular, embora frequentasse a igreja mais como forma de distinguir-se socialmente dos incrédulos. A experiência não durou muito. Ele não simpatizara com os hinos litúrgicos nem do órgão, muito...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos