CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

As três conversões e o “mundo” na Igreja

A Igreja sempre creu no chamado universal à santidade. Mas, em tempos recentes, esse chamado caiu em total descrédito, com muitos passando a acreditar que entre Igreja e mundo não haveria mais fronteira alguma.

Nesta penúltima pregação de nosso retiro, Padre Paulo Ricardo denuncia os estragos da teologia moderna sobre a missão dos cristãos e nos dá os fundamentos para uma autêntica vida de santidade, fazendo-nos voltar ao que sempre foi a doutrina da Igreja a esse respeito: o caminho das três conversões.

42

Façamos um breve resumo da pregação anterior antes de entrarmos nesta nova matéria. Vimos que precisamos dedicar-nos radicalmente à oração íntima para chegarmos até as Terceiras Moradas do castelo interior. As Primeiras Moradas correspondem à entrada no castelo, ou seja, ao estado de graça que se adquire com o Batismo ou com a absolvição na Confissão. As Segundas Moradas dizem respeito àquelas almas que se decidiram pela vida de oração, ainda que isso muito custe. Finalmente, nas Terceiras Moradas habitam as almas que começaram a ordenar suas paixões e afetos na direção das bem-aventuranças, buscando uma vida séria de oração, ascese e apostolado.

Nas Terceiras Moradas, a alma sofre uma espécie de estancamento e não consegue mais avançar para as fases posteriores. Essa alma já adquiriu um nível razoável de virtudes, mas continua a procurar as próprias vontades. Trata-se de um período deplorável de oscilações e contrariedades, que causam à pessoa uma verdadeira aflição de ânimo. “Dar-lhes conselho é inútil”, explica Santa Teresa, “pois há anos trilham o caminho da virtude” e “acham que podem ensinar aos outros e que têm razão de sobra para sentirem tanto seus males”...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos