CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

Exame de Consciência

Todo cristão precisa ter diante de si a mesma pergunta que São Bernardo fazia sobre a própria vocação: “Bernardo, para que vieste?”.

Nesta primeira pregação de nosso retiro espiritual, antes de apresentar os meios através dos quais haveremos de nos santificar, Padre Paulo nos convida a um sincero exame de consciência. Sem nos encontrarmos primeiro com nós mesmos, não é possível termos um verdadeiro encontro com o Senhor.

139

O seminário de uma diocese deveria ser motivo de grande alegria tanto para o clero quanto para os leigos, pois é nesse ambiente de oração e estudo que são formados os “homens de Deus”, aqueles que preferiram a vida interior à exterior, a austeridade e a perfeição em vez do conforto e da mediocridade [1]. No seminário, os jovens são convidados a tomar parte na suprema oblação de Cristo pela salvação das almas, de modo que o seminarista — não por sua pessoa, mas pela ação da graça de Deus na sua vida — converte-se num ícone de esperança para o futuro da Igreja.

Uma vocação como essa não pode exigir menos do que a santidade. Não se pode esperar outra coisa de um candidato ao sacerdócio senão uma profunda busca pela perfeição cristã. É por isso que os seminários deveriam ser, acima de tudo, escolas de santidade, que ensinassem os seus alunos a praticar as virtudes cristãs com zelo e dedicação. Afinal de contas, é a eles que o Concílio Vaticano II dirige, em primeiro lugar, estas palavras graves sobre a santificação: devem elevar-se a uma santidade mais alta, “alimentando e afervorando a sua ação com a abundância da contemplação, para alegria de toda a Igreja de Deus”...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos