CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

Celibato Sacerdotal

Mais do que qualquer outro, o sacerdote tem o grave dever de combater a mundanização da Igreja. Nesta batalha, o celibato é um auxílio poderoso, pois fala do sacrifício de um homem que se entregou completamente pela salvação das almas.

Para auxiliar os padres na luta pela castidade, Padre Paulo Ricardo apresenta nesta aula alguns meios eficazes, usados por todos os santos, como forma de garantir a pureza própria do ministério sacerdotal.

77

Os seminaristas precisam considerar as dificuldades da vida conjugal e enxergar, na própria vocação, a necessidade de uma fidelidade absoluta ao chamado de Deus. No fundo, somos todos chamados a ser família, seja por laços sanguíneos, seja por laços espirituais. Por isso, os padres devem estar conscientes das graves dificuldades por que passa a estrutura familiar no contexto atual, a fim de defender firmemente a verdade sobre o matrimônio e o sacerdócio cristão.

Desde a criação do sistema financeiro, a sociedade caiu numa febre por dinheiro. Os gráficos históricos da renda familiar mostram que, até o século XVII, o capital financeiro das famílias era praticamente o mesmo em todos os lugares. Não se tratava de nada excepcional, porque se buscava apenas o necessário para a sobrevivência. As famílias trabalhavam para viver. Isso mudou com a invenção dos bancos, que faziam empréstimo para lucrarem em cima dos juros. Aos poucos, os banqueiros foram introduzindo as pessoas nesse sistema, no mercado de trabalho, com a finalidade de aumentar o seu capital. E se, por um lado, isso provocou um aumento na renda das pessoas, por outro, afastou os familiares de seus compromissos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos